26 dezembro 2008

A estratégia aracnídea




Busque em sua memória algum momento em que alguém tenha te dado o conselho para relaxar e levar a vida menos a sério. E o que você fez? Já sei, questionou a sugestão considerando-a nada útil para resolver aquela pedra no seu caminho de imediato? Se sim, eu não te culpo por isso. Para ser sincero, acho que agiria da mesma forma. No entanto, sinto-me forçado a parar e refletir um pouco como bom fã do amigão da vizinhança, o super-herói  Homem Aranha.

Não é por acaso o motivo por trás da escolha de um dos personagens mais famosos e populares das histórias em quadrinhos para ilustrar a minha reflexão nesse texto. O Homem Aranha é um personagem que, mesmo com seus incríveis poderes como escalar paredes e ter a força e agilidade proporcionais as de uma aranha, ele é capaz de sentir medo diante da diversidade de perigos que enfrenta ao combater mal. E a estratégia utilizada para lidar com isso é através de um poder tão humano quanto ele: o senso de humor.

Dependendo do ponto de vista, pode até parecer que fazer uma piada ou rir da situação é uma forma de mascarar o que realmente sente ou varrer a sujeira para debaixo do tapete. No entanto isso também é um caminho diferente para lidar com a dificuldade e também se fortalecer com a experiência. É cientificamente comprovado: rir faz bem a saúde. Por isso, ter senso de humor é ótimo, na verdade, maravilhoso para nos deixar mais leves e calmos. Corrijam-me se eu estiver errado, mas de cabeça quente não se resolve nada.

Entendo que se propor a trabalhar mais a própria capacidade de brincar com os próprios erros, zoar um pouco e rir das coisas pareçam besteira. Talvez o autor desse texto esteja com titica de galinha na cabeça, mas isso não vem ao caso. O fato é que essa estratégia aracnídea envolve um efeito dominó. Lidando com a situação por meio do senso de humor possibilita ter a oportunidade de sentir momentos de felicidade. Por mais rápidos que sejam, eles podem atrair cada vez mais a sensação de paz. Cá entre nós, ser positivo é fundamental para viver bem e saudável provavelmente por um bom tempo.

Enfim, não pretendo vender conselhos a ninguém, pois, como diz o ditado: ``Se conselho fosse bom, você vendia``. Também não posso ser culpado por tentar encontrar caminhos para superar a dificuldade e sair fortalecido dela, independente da estratégia a ser utilizada mesmo que essa, sendo aracnídea, possa me fazer escalar prédios infinitamente altos sem medo.

7 comentários:

  1. É, eu consigo rir da minha própria desgraça. As coisas ficam mais engraçadas.


    http://quartodealuguel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Voce tem titica de galinha na cabeça.

    Mas gostei do pensamento. Don´t worry, be spider-man.

    Muito bom, nao tinha percebido, mas agora vi q ele eh meu super heroi favorito por causa de seu humor.

    Belo texto, adoro quem escreve sem travas, a leitura flui

    ResponderExcluir
  3. Olá está sumido... aparece lá no Visão atualizei o blog hoje. Bom acredito que essa coisa de "dar" conselhos e inerente do ser humano para com as pessoas em que amamos e que sentimos algum tipo de afeto... Uma boa abordagem do assunto bacana. e Homem aranha é 10 hehe

    http://visaocontraria.blogspot.com/

    Um Feliz Ano Novo para você e toda a sua família!

    ResponderExcluir
  4. bem legal cara gostei muito vlw
    http://evandrob2k.wordpress.com/
    comenta lah se puder!

    ResponderExcluir
  5. ser aracnideo é o negoço!
    aeauheauheuahuhaeuhaeuh
    mto bom!

    --
    www.moolegal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ser uma pessoa mais positiva realmente é a alma do negócio.

    Sendo otimistas e pessoas mais "lights", conseguimos raciocinar melhor, planejar melhor a nossa vida, pois podemos enxergar com mais clareza as situações às quais estamos envolvidos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. achei legal seu blog "motivador" XD

    entra la no meu dp

    http://friendiepie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!