26 janeiro 2009

A necessidade de escrever em um blog



Por mais incrível que pareça, eu só me dei conta hoje de que havia escrito três textos seguidos no meu blog. Para quem publica toda dia (o que com certeza não é meu caso) isso é normal, mas para quem tem o costume de fazer isso eventualmentante a história é outra. Não sei se me espanto, pois é parte da característica de um blog ter essa face de espaço para desabafo e liberdade. Além do mais, agora posso dizer que levo isso ao pé da letra. O motivo: necessidade.
Sempre tive uma relação forte com a escrita e isso nem sempre implicou em melhoria textual, infelizmente. Para quem quer escrever bem, é fundamental ler, estar atento às regras gramaticais e ter uma idéia pronta para ser desenvolvida. Antes, mas muito antes mesmo, cometia muitos erros desse tipo, de concordância principalmente. Isso faz parte, afinal é errando que se aprende. No entanto, tais obstáculos nunca me impediram de ser esse aventureiro das palavras que sou, alguém escrevendo sobre assuntos variados.
Nem todo relacionamento é estável. Com a escrita, obviamente não seria diferente. Prova disso é o fato deste autor ter pensando, mas nunca chegado a vias de fato, em desistir de tudo, inclusive de escrever, seja uma critica de cinema, uma tentativa de poesia ou uma crônica blogueira como essa. Felizmente, escrever faz parte de mim e é, de certo modo, uma atividade que me define como pessoa. O porque eu não sei e, sinceramente, nem procuro a resposta. É como costumo dizer por ai ``Escrever para mim é e sempre será o mesmo que respirar``.Também já foi uma forma de terapia através de desabafo, coisa que faço até hoje com mais intensidade.
Tenho uma teoria respeito de algo que não só acontece comigo, mas com muitas outras pessoas. Trata-se da relação que essas possuem com suas idéias, essas são pensamentos, reflexões, imagens todas misturadas dentro da mente. Prontas para sair, elas ficam martelando insistentemente até ganharem vida em forma de texto, esse um conjunto de fragmentos (palavras) feitos para expressar o olhar do autor.
A blogosfera, termo muito utilizado para se referir a esse mundo dos blogs, é o espaço ideal para muitos desabafarem e tornarem-se livres em seus espaços pessoais. Fico sempre muito feliz com o diálogo maravilhoso que esse meio proporciona de conhecer pessoas donas de olhares tão diversificados. Isso faz jus a minha idéia de Olhar Receptor, compartilhar com o outro que você recebe e como isso é processado pelos seus olhos. Todos assimilamos e fazemos leituras a partir dessa assimilação. Por isso, conhecer o olhar do outro é tão importante também. Enfim, é um dos vários motivos que justifica a minha necessidade de escrever em um blog.

15 comentários:

  1. legal
    e realmente escrever um blog ajuda muito na escrita e ler outros tbm

    ResponderExcluir
  2. caramba! agorinha pouco tava tentando descobrir porque gosto tanto de blogar e d divulgar minhas idéias. De onde será q isso vem?

    ResponderExcluir
  3. Sinto a necessidade de escrever, para melhor analisar e compreender meus pensamentos.

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog cara, sucesso para você!

    http://detudoumpoucoamais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho essa necessidade de escrever. Já tive dois blogs que, por desleixo ou necessidade de mudança, acabei deixando morrer. Agora estou no terceiro, com um título que me agrada, uma imagem que me agrada e uma frase-tema que me agrada. E lá eu também me aventuro na escrita, às vezes voando alto, outras caindo e logo em seguida recuperando o voo. Enfim: resta ver aonde isso vai nos levar.

    E, não sei se foi pelo blog, mas você escreve muito bem sim senhor.

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei de escrever e desenhar. Mas tinha vergonha de mostrar essa produção a outras pessoas.

    Curiosamente, a internet possibilita essa facilidade, digamos assim. Acho que os blogs são formidáveis para dar vazão ao lado escritor, desenhista de qualquer um. Critérios de qualidade à parte, o importante é que qualquer um pode se expressar da maneira que bem entender.

    Esta "necessidade de escrever", no meu caso, vem e volta. Há períodos em que a necessidade é menor, outros é maior, mas ela sempre permanece.

    Abs e parabéns pelo seu texto.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, comecei um blog há pouco tempo, mas confesso que ainda não sei exatamente o motivo. Só sei que senti uma sensível melhora na minha escrita e uma necessidade maior de me informar sobre as coisas.

    http://papoemelodia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post. Com certeza é uma maravilha a possibilidade que a internet trouxe de podermos transmitir nossas idéias e comentar as idéias de outros, bem como adquirir conhecimento através dos outros...
    Blog é uma das melhores coisas já inventadas, o meio perfeito pra se comunicar e se expressar sobre os mais diversos assuntos, classificando-se assim como uma forma magnífica de cultura.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. sabe.eu sempre gostei de escrever ,fazer traduçoes de musicas e ler muito ..entao decidi criar blogs..minha area é a das letras entao me envolvo muito nisso....os blog ajudam muito... esse meu blog atual http://psicodeliasdiversas.blogspot.com/ é um blog mais por lado pessoal onde ponho momentos e coisas q estou sentindo e passando..obrigado pelo comentario estarei adcinando-o no meu blog .forte abraço.. muito bom o seu blog....

    ResponderExcluir
  10. eu tbm tinha e ainda tenho alguns problemas com a gramática. sempre pequei na pontuação. mas, enfim estou melhorando.

    ahh sobre aquele texto q me mandaste eu ja vi na biblioteca da minha universidade. é bem legal. procura mais sobre isso. bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi anjinho !
    "O melhor amigo é aquele que mesmo distante jamais
    te esquece! Passei para dizer que :
    Desejo uma Linda quinta feira!Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Marcus,
    Senti algo estranho ao ler o post. Parece que eu mesma o escrevi!!!

    Faço das suas as minhas palavras.

    ResponderExcluir
  13. Oi , dei uma passada no teu blog e sinceramente gostei, mas sendo mais sincera nao li muito,mas voltarei e vou te acompanhar e certamente vou ler o que escreves. tenho um blog, comecei faz poucos dias, mas gostaria que visitasse o meu tb, abraços BelZinha

    ResponderExcluir
  14. mto legal o texto, realmente expressa bem a "necessidade de expresar o que vc e tdos nós pensamos". isso eh inerente a qlqr ser humano. gostei do blog, vou acompanhar!
    abraços

    ResponderExcluir
  15. O blog faz parte do meu trabalho: realizo networking, divulgo projetos e meus livros, etc. Esta é uma ótima ferramenta de comunicação e marketing! Existem diferentes tipos de blogs e inúmeros temas. Sucesso a todos blogueiros!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!