11 janeiro 2009

O que me faz sorrir



Imagine uma situação em que alguém lhe pede para fazer uma lista das coisas que mais gosta nessa vida. Agora, pense primeiro em quais delas você poderia dizer assim logo de cara sem ao menos processar as palavras. Exercício interessante esse, não é, caro leitor? Proponho uma reflexão sobre isso nesse texto, pois recentemente me deparei com essa questão e até o momento encontro dificuldades para respondê-las de forma apropriada. Por enquanto, a única certeza é o primeiro item dessa lista: escrever. Está no topo dela, inclusive. Ultimamente percebi que isso me dá uma enorme prazer, não é só isso, também me faz sentir vivo e livre com uma sensação única de ter encontrado algo verdadeiro dentro de mim. Simplesmente não posso desistir ou esquecer, faz parte da minha natureza pessoal, antes mesmo de ser capaz de perceber tal fato.

E o resto da lista? Falta muito para terminá-la, eu sei. Independente da sua quantidade de itens tais como ``os dez mais`` ou coisa assim, torna-se necessário continuar essa busca de uma forma mais abrangente como, por exemplo, pensar em coisas não necessariamente ligadas a produção mas sim à atividades diferentes. Sendo assim, quem me conhece sabe que não posso em nenhum momento esquecer de mencionar o quanto amo ler histórias em quadrinhos, um universo de ficção ao qual sou apaixonado desde criança. Confesso manter essa paixão ainda agora nos meus vinte e tantos anos crente do preconceito de alguns infelizes contra esse meio de comunicação. Por mais que pareça ingênuo, não é maravilhoso ter um super-herói que admira e sempre acompanhar suas histórias. Eu escalo prédios, me balanço pela cidade e disparo teias acompanhado de uma sensação sem igual de adrenalina, isso contar na vontade sem fim de gritar: ``Uhuuuuuuuuuuuuuuu``. Assim como o Homem-Aranha.

Minhas paixões não se limitam a isso. Ainda há o cinema, essa caixa magia dotada do poder de projetar mundos, realidades onde vivem extraterrestres, caubóis, viajantes do tempo, além de uma infinidade de personagens românticos, dramáticos e hilários. É um mundo parecido com o das HQs, igualmente apaixonante como elas e com o poder de nos fazer sonhar com cada cena que estiver diante do nossos olhos. Seria injusto da  minha parte não citar alguns filmes marcantes, sabe, daqueles que vez ou outra dá vontade de rever sem medo de parecer idiota, como já me disseram certa vez. Sou fã da trilogia ``De volta para o futuro``, gosto muito de filmes como ``Efeito Borboleta``, ``A máscara da ilusão``, ``O segredo de Neverwas``, entre tantos outros que se eu fosse citar aumentaria por demais esse parágrafo. A ficção tem lugar especial no meu coração, tanto no que diz respeito ao cinema e as histórias em quadrinhos. Também não me esqueço do prazer e da emoção de ter conhecido a poesia de Manuel Bandeira ou ler livros como  ``Othelo`` de William Shakeaspeare, ``Memórias póstumas de Brás Cubas`` e o ``Alienista`` de Machado de Assis, ``As aventuras de Tom Sawyer`` `de Mark Twain e ``Ensaio sobre
a Cegueira`` de José Saramago. 

Pois é, a lista criou sub-listas das coisas que gosto e gostei de ter feito nessa vida e olha que mal comecei a falar de música, ainda mais eu, um cara que até onde sei nunca enjoou de ouvir os cds do Capital Inicial, depois de conhecer o Acústico MTV, e da banda Nickelback. Falando em acústico e bandas americanas, não dá para esquecer de uma que curto muito: The Corrs. Todo mundo tem aqueles momentos em que precisa curtir um som para se distrair e se divertir cantando. No meu caso, são exatamente essas bandas que escolho ouvir, algumas mais outras menos, isso não vem ao caso.

Acho que essa lista tem a minha cara já e, mesmo faltando muita coisa, é fundamental falar de mais um item que também faz meu coração bater mais forte e alegre. Trata-se da profissão-paixão chamada jornalismo, essa escolhida anos atrás. Sem dúvida, esse é um caminho do qual eu mais me orgulho de ter trilhado. Mesmo com tantos obstáculos para tornar os meus sonhos de repórter realidade, eu luto com as forças que tenho para torná-los realidade algum dia. Acredito ter tido a dosa certa de vivência nessa área para ter a certeza do quanto amo essa aventura que é buscar informação, interpretar a realidade e através da escrita compartilhá-la com o público podendo ser lido por uma quantidade de pessoas desconhecidas ou não. Aprendi por conta própria ao conhecer minha natureza pessoal que escrever para mim é igual a respirar, sabe, uma necessidade e um vontade que não podem ser paradas mesmo que eu queira ou tente. E olhe que já tentei. Sendo jornalista, aplica-se o mesmo conceito, ainda não sei se com a mesma intensidade e isso é algo que preciso viver para ter certeza.

Enfim, não pretendo tornar esse texto tão pessoal, no entanto a reflexão que me levou a começar uma lista assim é imprevisível e não levou em conta regras sobre como o que eu deveria falar primeiro ou não. A ordem do fator não altera o produto quando se trata das coisas que fazem o coração sorrir e bater forte pulsando a sua verdade. Isso é a minha cara, assim como uma infinidade de coisas cuja citação seria algo pequeno demais para caber numa lista.  




11 comentários:

  1. Um texto um tanto pessoal. Eu gosto de listas. As vezes eu faço algumas. Me deixa feliz. Cada um se sente feliz diferente. Cada um ri de um modo como só ele sabe. O que me faz sorrir? São tantas coisas que me faz sorrir. No mundo existe muitas coisas para fazer qualquer um rir. O mundo ri, uns menos, outros mais, mas o que faz cada um rir, ai é realmente pessoal. A ordem realmente não altera o fator.

    ResponderExcluir
  2. Bem, falar de coisas que me faz sorrir é muito fácil. É até impossível enumerá-las. Por natureza sou um pessoa de sorriso fácil e largo. Por ex: dou risadas com coisas do cotidiano, fico feliz em ver os outros felizes, até de um tombo de mal jeito , dou gargalhas., vendo televisão, ouvindo rádio, vendo a inocência de uma criança, lendo um livro, fazendo palavras cruzadas, dos políticos, enfim acho que o fato de estar viva já é uma comédia e um bom motivo para deixar que o sorriso corra solto em minha vida. Achei ótimo seu texto, e muito sugestivo, vê-se que nem tudo está perdido e ainda temos bons motivos para gargalhar..É isso vá em frente, não reprima seu sorriso, afinal ele mexe com a musculatura e nos deixa mais jovem, sendo um dos maiores motivo para querermos rir. beijos, sua admirado e mãe...Gilva

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo avassalador...
    Se voce me fizer essa mesma pegunta... vou esgotar o espaço!
    Quase tudo me faz rir...
    inclusive algumas coisas que voce escolheu.
    venha nos visitar e votar no TOP 30
    http://avassaladorasrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom, poucas coisas me fazem rir...
    Escrever é uma das coisas que me dá prazer.
    Um prato da boa mesa, Música...
    Amigos, uma cerveja gelada, e acho que só...
    Não sou muito dado a risos...

    ResponderExcluir
  5. Bem, o meu Fábio ganha lugar de honra nessa lista. :-) Nossa, como eu gostaria de falar da minha profissão com a mesma paixão, o mesmo carinho. Quisera eu. Mas sou uma professora nem um pouco feliz. Quem sabe um dia eu possa falar de (outro) trabalho com o mesmo entusiasmo que você tem pelo seu... Beijos e sucesso! Muitos sorrisos também! :-)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O mais interessante de ser fazer a lista hoje e daqui a 5 anos fazer outra e ver se suas prioridades mudaram.

    Acredito que os desejos são ambulantes! Tudo se transforma acredito que a essência permanece mas tudo é metamórfo!

    O conhecimento e as experiências vividas mudam o que realmente queremos!

    Outro fator é que o ser humano nunca está satisfeito!
    Ele nunca tinge a plenitude, a felicidade máxima!

    Atingiu uma meta , já é dominado em realizar outra. Isso é a ambição da vida!

    ResponderExcluir
  8. muito lindo seu texto! vou acompanhar seui blog

    e valew pelos elogios aos meus origamis!

    ResponderExcluir
  9. nossa meu...vim parar aqui não sei por onde...mais antes de ler o post, sua imagem é d++

    é realmente muito boa,

    ainda mais do jeito que ela combina com o nome do blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi! É um prazer divulgar o seu blog, claro que mereces!

    E simplesmente adorei esse texto.
    Me identifiquei contigo em algumas partes. Sou fã incondicional de Capital Inicial. O Acústico MTV é pra mim o melhor álbum deles. Também amei o Multishow ao vivo em Brasília em abril do ano passado... eles mostraram a música Passos Falsos que entrou pra minha lista de preferidas deles que são praticamente todas; a melhor banda de rock do Brasil! hehe me empolguei.

    Adoro cinema também, tenho uma lista enorme de prediletos, mas os mais marcantes são sempre aqueles que mostram detalhes da vida, que despertam sentimentos em nós como "Sob o sol da Toscana", "Náufrago" e "Crash - no limite"- esse último único filme que assisti que ganhou Oscar, dificilmente gosto dos premiados.

    E quanto a escrever, acho que também não sei viver sem isso, nem sem essa carreira que comecei a trilhar ano passado que é a Publicidade e Propaganda. Espero que se torne cada vez melhor.

    Enfim, esse teu texto me fez refletir muito, e tudo que tenho a dizer é que a coisa que eu mais gosto, e que ta no topo da lista, é estar viva pra curtir todos os outros itens dela.

    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Marcus, seu texto foi um convite à reflexão sobre a minha própria vida, sobre as minhas lembranças e experiências...

    Também amo: escrever, o Capital, o The Corrs... AMO MÚSICA BOA!!! Mas são coisas demais para colocar em uma lista, assim de cara.

    Mas uma das principais coisas que me marcaram na vida foi, sem dúvida alguma, a vivência da maternidade. A gente muda demais com a presença de filhos, principalmente porque cada um é um ser diferente, com características muito pessoais. Não existe nenhum filho igual ao outro, e a experiência de poder conviver e acompanhar o desenvolvimento das minhas duas filhas é algo que realmente me faz sorrir e aprender mais a cada dia.

    Mas é melhor eu parar por aqui, senão vou acabar escrevendo um "sub-post"...as idéias estão fluindo demais!!!

    Abração!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!