21 março 2009

A idéia de amadurecer



 

Confesso: sempre tive muita dificuldade com essa questão de amadurecimento. Achava que se tratava de algo natural, humano e comum, mas é muito mais do que isso. Amadurecer é a conseqüência final de um processo, esse normalmente constituído por certos desafios que a própria vida parece querer nos propor a cada momento. O detalhe mais óbvio disso tudo é que, com certeza, não é algo fácil para ninguém. Às vezes é mais difícil para uns do que para outros.

No que diz respeito à dificuldade, muitos podem rotular você de ``aquele que sofre da síndrome de Peter Pan``, como se houvesse uma resistência até proposital para crescer e se tornar alguém que entende como funcionam as coisas e as pessoas. Para mim, tenho visto que a idéia de se tornar uma pessoa madura está envolvida com o fato de que a decepção é inevitável. Por esse motivo, aceitar isso é como amadurecer, compreender que errar é humano e perdoar, ou pelo menos tentar, a pessoa que te decepcionou.

Infelizmente, se conformar com certas coisas é feito quase impossível para muita gente, um grupo na qual me incluo também. Parece até parte da natureza humana querer fazer alguma mudança e ter o controle da situação ao invés de abandonar a luta e simplesmente aceitar as coisas como são. O mais curioso é quando você resolve pedir um conselho e o que recebe em troca é uma indicação do que fazer em forma de pistas, frases com letras miúdas prontas para serem lidas nas entrelinhas. A partir dai, após decifrar e entender ``o que`` fazer , você descobre ``o como`` fazer e quando para ser mais exato. Isso torna as coisas interessantes e ao mesmo tempo irritantes, pois muitas vezes quem aconselha não passa o enigma de forma correta e acaba optando por um jeito confuso.

Outro pensamento muito associado ao amadurecimento é o da solidão, esse representado por situações em que você deve aprender a gostar do que faz e enxergar os benefícios disso, além da famosa frase ``se vira`` dita como estimulo para que ache uma solução sozinho e se mostre auto-suficiente. Um outro detalhe que com certeza não pode ser esquecido de forma alguma é a noção de que cada sentimento tem seu lugar, principalmente no que diz respeito às relações humanas. Em outras palavras, isso significa aprender a separar as coisas, como por exemplo, o pessoal do profissional. Enquanto o primeiro é humano, sente dor, chora e tem sua sensibilidade o outro precisa ser muitas vezes duro, frio e até certo ponto necessariamente desumano. É claro, tudo com uma explicação lógica para o segundo lado, esse que, por sua vez, pode confundir medo com respeito, atitudes mais duras e estúpidas como motivação e assim por diante.

Aparentemente, torna-se uma pessoa madura não é algo divertido, legal ou prazeroso. Muito pelo contrário. Da mesma forma, também não há aprendizado sem dor ou conseqüências marcantes. Quem nunca se deparou com a situação de repetir erros do passado, mas que na hora H veio àquela voz interior e lhe alertou no momento exato?

Todos somos capazes de aprender com os próprios erros. Basta ter uma segunda chance para demonstrar isso e, assim, demonstrar amadurecimento, seja lá como for que esse se apresente ou qual for sua concepção.

 

17 comentários:

  1. Nem sempre ter uma segunda chance quer dizer que vamos aprender. Como é msmo aquele ditado: "persistir no erro é burrice"?
    As vezes não amadurecemos por que somos burros demais para isso!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tema! Porém, complexo.
    Cada um tem seu tempo e sua história. O caminho pode ser longo,
    mas todos teremos que enfrentar.

    ResponderExcluir
  3. "...além da famosa frase ``se vira`` dita como estimulo para que ache uma solução sozinho e se mostre auto-suficiente."
    Essa frase é clássica, hauhauahuahua

    Mas a verdade é que nunca se amadurece, apenas se ganha experiência - pelo menos penso assim.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog.
    Criativo e inteligente.
    Se puder,visite o meu.
    TE CUIDA!
    BOM DOMINGO PRA TI!

    ResponderExcluir
  5. Cara, uma vez, escrevi um texto no meu blog intitulado: "Você aprende...", e a conclusão foi parecida com a sua: aprendemos com os nossos erros.

    Mas não tinha ligado isso com o "amadurecimento"... achei genial!

    gostei p/ caramba... hehe

    tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo blog, comenta no meu, por favor!

    http://portallivreoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. bela postag,
    vc abordo o tema do texto d uma marera interessante
    ^^
    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  8. Alguns amadurecem mais facilmente, outros não. Além do mais, esse não é um processo que acontece de uma só vez. Às vezes somos amadurecidos profissionalmente, não nas questões afetivas, emocionais, de relacionamento. Ou vice-versa. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  9. Pois é, crescer é fácil,difícil é enfrentar o "agora é por minha conta e risco",o amadurecimento só vem com a passagem por situações. Qd criança queremos logo ser adultos...qd adultos sonhamos em ser crianças de novo, isso qd temos que enfrentar algo.
    Beijinhos de Rozangela Melo
    Visite nosso blog:
    http://www.cgfilmpictures.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amadurecer... isso faz parte principalmente das experiências de cada um e o que cada um fez com elas.

    Na verdade acredito que nunca paramos de amuderecer porque nossa vida é formada de um conjunto de amadurecimentos. Podemos ser amuderecidos pra certas coisas e pra outras não.

    E é isso que forma a personaldiade de cada um.
    Em suma, quem mais erra provavelmente é mais amuderecido do que aquele que nada faz por medo de errar e utopicamente só acerta.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Puxa, meu amigo está de volta!!

    que ótimo!!!

    como sempre, nos levando a pensar e, consequentemente, a amadurecer!

    continue, não desista! ^^

    bjão!

    ResponderExcluir
  12. Opa! legal mesmo. Percebo que você está acordando para vida com esse pensamento. Cada etapa que avançamos é uma conquista de amadorecimento. Fique sabendo que nunca foi fácil para ninguém. Está no caminho certo.bjs. mamãe..Gilva

    ResponderExcluir
  13. Cada um amadurece à sua maneira. Eu, por exemplo, acho que nunca vou parar de amadurecer. Não como um exercício contínuo. Como se sempre fosse hora de recomeçar a aprender a amadurecer.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcus!
    Como sempre, você escreveu um texto de muita qualidade e capaz de levar seus leitores a uma boa reflexão.

    O amadurecimento realmente é um pouquinho de cada coisa que você citou e mais alguma coisa... Reforço, apenas, que cada um tem o seu momento, a sua intensidade e suas necessidades em relação ao amadurecimento. E amadurecer não é nada fácil!

    Muitas vezes, a gente passa por tantas lutas nessa vida e nem se dá conta de que amadureceu com tais experiências. Não dá pra saber isso na hora...

    Mas o resultado vai aparecer bem lá na frente, de um jeito ou de outro.

    Seus textos me ajudam muito! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Concuerdo en que si admitimos nuestros errores y luego los corregimos, es uno de los primeros pasos en el camino a la maduración.

    ResponderExcluir
  16. bom gostei muito!!! sempre to em busca de novos conhecimentos epode ter certeza!! ke a sua orientação me ajudou a intender um poucoo!! pois estou em busca do melhor p mim e para ke convive comigo!! bjuss

    ResponderExcluir
  17. Amor.Você é muito maduro.
    O tempo nos mostra o que há de oculto.E um dia descobrimos que tudo,faz sentido.
    Um beijo da sua fâ número 1!
    Lindo!!!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!