Recentemente, tive uma oportunidade de pensar sobre um assunto bem pertinente. O mais curioso foi o que propiciou o surgimento dessa reflexão: um filme de comédia chamado ´´Sim, Senhor``. Protagonizado pelo ator Jim Carrey, a trama conta à história de um homem que decide ir a um culto de auto-ajuda, que prega que se deve dizer sempre sim a tudo que aconteça em sua vida.
Nem pretendo me estender divulgando mais ainda o filme por não considerar isso necessário e, sim, vou abordar aqui o quanto é bom e importante dizer sim nos momentos certos e aproveitar as oportunidades que aparecem por causa de uma resposta positiva. E é exatamente isso que o filme procura mostrar quando o personagem de Carrey vive as mais variadas situações por dizer ``sim`` a tudo que aparece no seu dia-a-dia.
Você já pensou para pensar em quantas vezes se conteve por se sentir receoso se dissesse sim para uma determinada pessoa ou situação? Pergunto isso porque muitas vezes uma resposta negativa funciona como um freio de mão desnecessário. É claro que precisa-se respeitar o medo de cada um, afinal esse sentimento também é uma forma de alerta e, portanto, de auto-preservação. No entanto, não há como descobrir o mundo a sua volta se você não disser sim para si mesmo em algumas ocasiões.
adorei o texto,meu professor de ed.fisica odiava as palavras "eu não sei"'nao consigo "
ResponderExcluirantes de tentar
fiz um post em tua homenagem
olhe lá
Nem tudo nos permite dizer sim, pois nem tudo vai nos fazer bem. Mas, se for fazer bem, que mal tem?! Isso aí! "SIM" é a palavra favorita do ser humano!
ResponderExcluirpassa lá no blog, Marquito! tem selo pra vc! =*
q bom q vc gostou
ResponderExcluirbjos
É complicada essa questão do sim e do não. É claro que eu sempre gostaria de dizer sim, mas o não é tão necessário às vezes... ele pode ser bom para os outros e para nós mesmos.
ResponderExcluirMas apoio o sim para a vida, no sentido de dar-nos a chance de experimentar algo novo, de arriscar-se em busca de um ideal...
De um jeito ou de outro, é importante a busca pelo auto-conhecimento para discernirmos melhor as coisas.
Belo texto!