14 novembro 2009

De volta para o futuro


Há um momento no terceiro filme da série ``De volta para o futuro`` em que o Dr. Brown (Christopher Lloyd) comenta com os personagens que o futuro deles agora é uma folha em branco e que este será o que eles quiserem que seja, tendo o devido cuidado para preencher com sabedoria o que será o dia de amanhã. Isso tudo se encaixa na formula que esses filmes usam a exaustão, que é a viagem no tempo. Qualquer alteração no passado, por menor e aparentemente insignificante que seja, pode alterar seu presente e, por conseqüência, o seu futuro. O que nos faz lembrar da teoria do caos também que diz, entre outras coisas, que o simples bater de asas de uma borboleta em um lado do mundo pode causar um tufão do outro lado.


Bom, teorias da ciência e temas da ficção de lado, venho por meio deste texto fazer uma reflexão sobre o tempo, em especifico o futuro. E não é a toa que faço a referência dos filmes que me marcaram, como os já citados. Lembro-me que, quando criança, e muito fã dessas histórias de viagens no tempo eu sonhava em viajar para o futuro e saber o que viria, como eu cresceria e o tipo de homem que eu viria a me tornar num mundo totalmente diferente daquele que já conhecia na minha vida. Coincidência ou não, também imaginava um mundo cheio de tecnologias para tudo quanto é lado, nossa vida ao lado de robôs, máquinas e até, pasmem, skates voadores. Acho engraçado ver que essa visão futurista que eu criei era de algo que se concretizaria a partir dos anos 2000.

Muitas vezes pensamos em destino, algo já escrito e determinado a acontecer com hora e lugar certos para isso. E quem nunca se deparou com a sensação de depois de ocorrido, se encontrar refletindo como tal coisa foi acontecer. Porquê? É como se ao mesmo tempo em que não tivéssemos o controle sobre o tempo e o que acontece na nossa história também não pudéssemos interferir ou evitar. Mas isso é só uma possibilidade, nem todos acreditam no destino como arquiteto de todas as obras. Há aqueles que pensam que o futuro é incerto e como uma folha em branco. Somos nós os autores de nossa própria e, portanto, aqueles que decidem, tal qual (ou quase) um editor o que será publicado ou não nas nossas páginas da vida.

Recentemente, tive uma surpresa maravilhosa e acredito que ela aconteceu no momento certo da minha vida. E agradeço a Deus todo segundo, minuto e hora por tal acontecimento. Se meu futuro já tivesse sido escrito por alguém antes e estava determinado a acontecer de uma forma, no momento em que ocorreu esse fato surpreendente, tudo mudou. Minha vida mudou. Por isso, sinto mais determinado e com esperança de fazer da minha história algo que sempre tenha um final feliz.

Enfim, respeito o que todos acreditam sobre as formas como o tempo age na nossa vida. Cada um com suas experiências e motivos para aceitar o destino e acreditar nele ou compreender que a vida é mutável tornado sua história cada vez mais emocionante, seja no seu inicio, meio ou fim.


Observação 1: Obrigado DEUS por ter me dado a oportunidade de conhecer o grande amor da minha. Adilean, Amor, juntos vamos construir nosso futuro.

Observação 2 : As vezes é difícil e as vezes é muito fácil encontrar imagens que ilustrem bem um post e mesmo que esse não seja exclusivamente sobre De volta para o futuro, eu não quis perder a oportunidade de homenagear esses filmes que marcaram a minha infância.

12 comentários:

  1. O filme marcou muito a vida de muitas pessoas com um jeito diferente, não preciou mostrar futuras desgraças nem nada do tipo, porém, com esse jeito, nos fez pensar de como seria um futuro...

    ResponderExcluir
  2. Viajar no tempo sempre foi uma fantasia do homem e sempre exaustivamente explorada pelos filmes de ficção. Fui muito fã dessa série nos anos 80 e é mesmo engraçado rever hoje os filmes e ver q muitas coisas continuam sendo fantasiosas ...

    ResponderExcluir
  3. Eita. Eita. Eu amei o seu blog!
    De fato o filme marcou a vida de todo mundo...

    ... e ainda hoje nos pegamos fantasiando, sonhando, voando, mas providos de uma racionalidade grande que nos eleva a conquistar o que queremos.

    ResponderExcluir
  4. Tbm tinha essas "visões" a respeito do q viria a partir dos anos 2000... rsrsrs... e aachava q a essa altura estaríamos indo passear na lua!
    E uma sociedade parecida assim com a dos Jestsons!!! rsrsrs...

    Mas isso de tempo, de futuro, de q nos espera... é uma intriga não é mesmo...
    Eu confesso não ter muita paciência ou de ter ansiedade demais com relaçao ao q virá! E isso não é bom! O bom é viver o presente bem, fazer as coisas certas, seguir um caminho com firmeza... o futuro é so uma colheita do que platamos hj!

    ResponderExcluir
  5. Eu aceito Marcus meu anjo!NEOQEAV...Para sempre lindo!!Adivinha o que eu estou fazendo agora??!!!rsrsrsrsrkkkkkkk Obrigada pelo apoio,pelo carinho e pelo seu amor,e,vamos juntos contruir nosso futuro, mais presente do que nunca!Obrigada por fazer parte do meu presente,meu maior presente de Deus!Te amo lindo!Amor este tema me lembrou uma frase de Victor Hugo: O futuro têm muitos nomes.Para os incapazes o inalcansável,para os medrosos o desconhecido.Para os valentes a oportunidade!Mil vezes te amo!!Carinhosamente:Adilean Coelho

    ResponderExcluir
  6. eu sempre fui da opinião d q quase tudo o q nos acontece nós mesmos causamos, coisas boas e ruins, nós somos os escritores das nossas histórias d vida

    ResponderExcluir
  7. ainn q delícia... e que amor de PS!... o dia em que um homem fizer um PS desses pra mim... vou ter a certeza de que valeu a pena saber esperar.
    Beijocas e valeu pela visita :)

    ResponderExcluir
  8. Esse filme foi um formador de opinião, de personalidade e um dos primeiros indícios de que eu era Nerd hehe

    Uacht!

    Lacobos
    http://dadonanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oa tudo bom? caramba tbm 1 mes haaa entao o meu é mas um mes sao 6 meses ao lado dele ! cara muito legal mesmo seguindo aqui ok? beju grande

    ResponderExcluir
  10. Olá meu grande amigo,

    Essa coisa de futuro é uma incógnita mesmo! As vezes também tenho a impressão que a vida é uma página em branco, e que nós somos os escritores principais ou seja, vamos escrevendo capítulo por capítulo. Em outras...penso que o destino está traçado e que nada poderemos fazer para alterá-lo.
    Difícil entender a vida. É mais fácil vivê-la...(risos)...
    Beijosss, Fê pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto, muito bom mesmo. Nele pudemos encontrar vários trechos capazes de nos fazer refletir sobre diversas situações que acontecem com a gente. Essa é a magia da leitura!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Esse filme é muito bom. A trilogia completa. Claro, que científicamente é forçado, mas esse filme tem licença poética !

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!