Eu sempre defendo a idéia de que as pessoas só amadurecem com o tempo. No entanto, isso não é exatamente uma regra a ser seguida ao pé da letra. Em alguns casos, um jovem pode ter a oportunidade de aprender uma grande e importante lição apenas por ter um olhar diferente. E com esse aprendizado ensinar aos mais velhos que as vezes temos que desconfiar de nossas certezas e perceber que sempre temos algo a aprender, independente de idade. Essa reflexão que compartilho com vocês vem da experiência divertida e interessante que foi conhecer a história de Soluço (voz de Jay Baruchel) e seu dragão no filme ``Como treinar o seu dragão`` (How to Train Your Dragon, 2010), dirigido e roteirizado por Dean DeBlois e Chris Sanders.
Não posso esquecer de dizer que uma das melhores formas para curtir essa produção feita pelo estúdio de animação da Pixar é utilizando óculos especiais para ver o filme em 3D, o tipo de efeito especial que dá a sensação de ver tudo o que se passa na telona como se tivesse na nossa cara. Sendo assim, somos espectadores cada vez mais próximos da história de um garoto que se torna amigo daquele que deveria ser seu inimigo mortal: um dragão. Com isso, torna-se um traidor entre os seus por fazer aquilo que considera ser o certo. O mais belo nisso é que mesmo ouvindo a voz do coração, o protagonista do filme fez justamente o impensável em sua comunidade: pensou antes de agir. E por isso, sua reação foi coerente com sua consciência.
Um dos melhores e, talvez, mais engraçados momentos do filme é quando Soluço e Dragão se conhecem formando assim uma bela amizade, pautada pela lealdade e respeito além do aprendizado mútuo. Este momento mostra que quando conhecemos alguém muito diferente temos que nos despir totalmente de quaisquer preconceitos e assim construir um novo olhar para aceitar e compreender o outro. Nesse sentido, observar cada detalhe vale muito a pena, tanto no filme como na vida, onde podemos descobrir aquele algo a mais que não foi bem interpretado ou sequer visto com a devida importância no momento. É desse modo que o personagem principal encontra um novo caminho para uma tradição de guerras entre vikings e dragões que existia há gerações. Enquanto muitos reagem apenas por instinto, ele buscou a oportunidade de fazer a diferença agindo de acordo com sua natureza pessoal.
Enfim, se você procura uma diversão com belo visual e bom conteúdo, além de uma ótima oportunidade para refletir sobre assuntos importantes, esse filme com certeza será uma ótima opção.
Foto:
http://www.adorocinema.com
Construir um novo olhar... Sinto que desligamos essa chave e a escondemos em um compartimento secreto de nosso corpo - a chave que permite-nos olhar de uma nova maneira. Nessa busca, nem mesmo o passar dos anos é garantia de encontrarmos tão necessário esconderijo. As vezes, como você descreveu, é preciso justamente o oposto: a inocência de olhar algo estabelecido e ousar perguntar: e se? Obrigada pela reflexão, a família irá correndo ao cinema no final de semana . Ah! em 3D! Um abraço, Deia
ResponderExcluirQue nome para um filme, hein... parece receita daquelas chiques que ensinam na TV e que ninguém faz em casa... rs... poxa, faz tempo que não assisto a uma boa animação... quem sabe não vou ver essa?... Valeu!
ResponderExcluirPARABENS NAO SO PELO POST E TB PELO BLOG..
ResponderExcluirTa difícl eu ver até esses filmes Avatar e Crepusculo que já acho muito infantil, esse aí então vai ser impossível, mas parabéns pelo empenho no texto .....
ResponderExcluirOi Marcus!
ResponderExcluirConfesso que ainda ñ vi o filme ainda, mas pela sua crítica parece ser um filme bem interessante. A mensagem, pelo menos, vale a pena.
Abraço
Oi Marcus!
ResponderExcluirParabéns pela crítica. Confesso que ainda não vi o filme, mas só pela mensagem que vc citou já acredito que vale a pena.
Abraço
nossa o filme parece ser muito bom e por ta em 3D deve ser ainda melhor
ResponderExcluirquero assitir logo^_^
tambem achei interessante esse filme
ResponderExcluirMeus parabens pelo blog .. vou acompanhar !
ResponderExcluirsucesso !
veja tambem http://sentaaquibaby.blogspot.com/
com a radio fusion!
no ar
Sua dica veio meuito a calhar, estou procurando um filme pra assistir hoje e já tinha ouvido falar bem deste, assim vc só confirmou =D
ResponderExcluirAh, parabéns pelo blog *-* Muuito bom :) . Deeu vontade de assistir.. ahusah'
ResponderExcluirSe puder dá uma viisitada no meu blog tbm http://aperteopiii.blogspot.com/
Assistirei a este filme. De preferência em 3d. Esse lance do olhar diferente em face da experiência, acho muito válido. Temos de aprender, também, com os mais jovens.
ResponderExcluirisso aí
abç
Pobre Esponja
Não curto muito desenho, mas esse filme deve ter seus encantos.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Amor,você sabe que amei ver o filme né!!!Afinal,eu estava muito bem acompanhada!
ResponderExcluirÉ como diz Augusto Cury:Pensar antes de agir...
Essa sensação de estar dentro do filme,é "mó legal!".
Que pena,que a batatinha não conseguimos ver em 3D...hehehehehe!
Te amo meu lindo!
Este filme deve ser d+, amo historias com Drago~es... em falar nisso... Seu blog é bem interessante. Perdoe-me invadi-lo, mas gostaria muito q aceitasse meu convite para conhecer meu blog d fic, espero q goste como gostei do seu.
ResponderExcluirMeus parabéns e muito sucesso p vc.
Abraços!
http://kimuratorredevidro.blogspot.com/
Que linda mensagem você deixou para nós... Sem ver o filme, já deu pra sentir que poderemos aprender bastante com ele.
ResponderExcluirAqui em casa nós amamos essas animações, as meninas então nem se fala!
Pode deixar que vamos seguir direitinho a sua indicação. Adorei!
Ah... outra coisa:
ResponderExcluirVc escreveu assim: "as vezes temos que desconfiar de nossas certezas e perceber que sempre temos algo a aprender, independente de idade."
A cada dia que passa tenho mais certeza disso. É uma realidade!
Abraços...
Marcus, quanto tempo! Voltei a postar =D
ResponderExcluirBah esse teu post me deu vontade de ver o filme. Obrigada pela dica!
Beijo!
Olá amigo das letras, sou escritora e estou organizando a antologia de contos infanto-juvenis," Deixa eu te contar?", se quiser o regulamento te mando por email, meu email escritora@izabellevalladares.com.br, este também é meu msn, sou ativista cultural e trabalho para o Intercâmbio Internacional Pontes culturais, um projeto que auxilia escritores á publicarem no exterior, lança concursos junto com editoras e envia trabalhos.
ResponderExcluirEste projeto está lançando um livro para a feira de Frankfurt, que custará apenas R$25,00 por texto selecionado, serão 100 textos, e todos podem participar, mesmo não tendo publicado antes, pegue informações de como se inscrever no intercâmbio, vale muito á pena, meu livro A cúpula das vaidades, foi publicado no Chile através deste projeto.
Saudações literárias!
Eita, moço sumido! NUnca mais postou nada! Passando aqui para desejar a vocês um ótimo domingo! Um beijo, Deia
ResponderExcluirPassando para dizer que mesmo sem aparecer por um periodo as vezes saiba que na minha memória tão congestionada e no meu coração de amigo você ocupa um dos lugares mais bonitos,ok?
ResponderExcluirBjkas e felicidades!!
O que torna a nossa vida interessante é agirmos movidos pelo coração. Sentirmos mais, darmos chances de conhecer além do obvio, mesmo quando todos que seguem sempre igual, sem ousar, sem experimentar o novo, persistindo em seguir sempre um ponto de vista e achando que está totalmente certo. Nesse momento puxamos nosso breque de mão e desperdiçamos oportunidades. Esse filme é muito interessante, com certeza, e o 3D dá um superefeito. Clara Maria
ResponderExcluirEsse filme deve nos mostrar que vale a pena ir além do óbvio. Experimentar o novo, sentir mais, afinal é o que dá colorido a vida
ResponderExcluirMarcus !!!!!!
ResponderExcluirÉ sempre um enorme prazer em ler seu blog, e nem sempre dá tempo de comentar, mas hoje eu arrumei uns minutinhos.
A resenha por si só já vale como uma lição, a animação provavelmente é outra.
Precisamos realmente abaixarmos nossas defesas e pensar com o coração, e concordo com a Vivi.
Grande abraço.