20 dezembro 2010

Influências: Qual é a sua? - parte 2


Bom, dando continuidade ao post que publiquei no sábado resolvi falar agora sobre as minhas influências na escrita. Antes de decidir sobre a abordagem neste texto eu ainda não tinha pensado claramente sobre o que realmente me influencia na hora de escrever. Na verdade, é uma pergunta sem uma resposta 100 % exata. E isso acontece por que sou uma pessoa que pensa e reflete muito sobre diversos assuntos. Alguns simplesmente aparecem e ficam ali rondando a minha mente enquanto outros surgem a partir de  uma idéia que depois é desenvolvida e finalizada quando for a hora certa. Claro que nada disso seria possível se não houvesse alguma base para a minha escrita.

Por exemplo, antes de entrar na faculdade, eu já tinha um pequeno hábito de escrever por conta própria mesmo sem ter exatamente um espaço certo para publicar como um blog. No entanto, o meu jeito de escrever ganhou contornos justamente na vida universitária. Era óbvio então que precisava aprender formas para ter um estilo objetivo, claro e conciso tendo em vista o curso escolhido (jornalismo) e, portanto, a natureza da profissão.

Lembro até hoje que um ponto determinante foi quando aprendi a técnica do lead. Para quem não sabe, esse termo é comum na profissão e se refere sobre a forma o primeiro parágrafo jornalístico se estrutura respondendo seis perguntas básicas: o que, quem, quando, como, onde e por quê. Hoje em dia, essa regra não é algo seguido tão a risca quanto se imagina até porque muita coisa mudou desde quando essa técnica foi utilizada pela primeira vez. Mesmo assim, ela sempre foi muito útil pra mim na hora de estruturar meu texto, pois ajuda a quebrar a maior dificuldade que é começar o texto.

Tudo isso é como andar de bicicleta. Primeiro, você tem algum auxilio nas primeiras pedaladas, mas depois comece a andar sozinha e, porque não, fazer algumas manobras ousadas. E foi bem assim que me senti quando comecei a escrever em um blog. Ao meu ver, existe um abismo de diferenças entre o conteúdo que se produz para um blog e o de um texto jornalístico. Enquanto o primeiro é mais livre, leve e solto e nem sempre tem um compromisso com a informação, pois tem um leque bem maior de possibilidades, o segundo tem um foco bem diferente e impessoal. É importante ressaltar que apesar das diferenças esses dois ``mundos`` estão ligados de diversas formas e, por isso, acabam se relacionando e servindo de inspiração e interação um com o outro.

Enfim, encerro aqui mais uma reflexão sobre as minhas influências deixando o espaço para posteriormente aprofundar ainda mais essa questão em outros posts.  

11 comentários:

  1. Bem interessante!
    Confesso que nem sempre paro para analisar estas influências... sei que estão intrísecas.. mas esqueço de pensar nelas!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. eU ACHO QUE não tenho influência na escrita faço sem regra, como eu penso, pois comodizia Merleau-Ponty "A palavra é a armadura do pensamento"

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei muito de escrever, assim como ler. Por mais que pareça abstrato demais, acredito que minha influência venha do cotidiano; além de eu ser influenciada por meus sentimentos também. Entretanto, tudo depende unicamente da inspiração. Em relação às influências literárias que sempre são postuladas, não sei... Li de tudo um pouco, talvez haja misturas, mas nunca parei pra pensar nisso.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MARCUS, ESTOU DANDO UMA GERAL NO MEU BLOG E MUDANDO O LAYOUT. NOTEI QUE NO TEU BLOG, ABAIXO DE CADA MATÉRIA TEM UMA FERRAMENTA CHAMADA: VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR... QUE TRAZ OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS PARA AS PESSOAS ACESSAREM. COMO FAÇO ISSO NO MEU BLOG?

    TAMBÉM GOSTARIA DE COLOCAR UM MENU EM CIMA DO BLOG ONDE VOCÊ COLOCOU AUTORES, JÁ QUE MEU BLOG AGORA TEM ALGUNS COLABORADORES ASSÍDUOS. ME DÁ ESSA FORÇA MARCUS. ESTOU PENSANDO EM ESTREIAR O MEU BLOG NO DIA 25, SEXTA. POR ENQUANTO ESTOU TESTANDO UMAS COISAS E GOSTANDO DE ALGUMAS. DÁ UMA ENTRADA LÁ E ME DIZ O QUE VC ESTÁ ACHANDO, OK?

    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. EU APRENDI ISSO TAMBÉM, RAPAZ... EM "TÉCNICAS DE REDAÇÃO JORNALISTICA"!!! =P

    NUNCA MAIS ESQUECI O LEAD.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    vi seu blog na comu "Eu tnho um blog" e achei mt interessante.


    Qnd tivr um tempinho, passe no meu?

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    bjooos

    ResponderExcluir
  7. Que talento meu Deus.
    Escrever é como respirar,não é mesmo amor?Eu penso igual.
    Um beijo!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcus!

    Muito instrutivo seu texto! Adoro encontrar colegas de profissão aqui na blogosfera!

    Testou o pão? Gostou?

    Um abraço!

    Estou te seguindo

    ResponderExcluir
  9. Na vida universitária é onde aprendemos de fato organizar a escrita, minha influência dos meu textos vêm justamente de escrever argumentações cinematográficas ou como tbm é conhecido storyline: três parágrafos breves e diretos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ahh eu lembro quando aprendi o Lead.
    Facilitou bastante hehe mas ainda prefiro escrever sem regras.
    Acho que quando sigo os meus padrões meus textos ganham um pouco da minha personalidade.
    Um tiquinho da Catarina hehe
    Beijaooooo

    ResponderExcluir
  11. Passando para desejar um Feliz Natal


    estou seguindo seu blog.


    Beijos


    Danny


    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!