23 janeiro 2011

Prioridades



Um consultor, especialista em "Gestão do Tempo", quis surpreender a platéia durante uma conferência. Tirou debaixo da mesa um frasco grande, de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho, e perguntou: "Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco?" Após algumas conjecturas dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras, até encher o frasco. Perguntou então: "Está cheio?" Todos olharam para o frasco e disseram que sim. Em seguida, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas debaixo da mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e o agitou. As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados entre as pedras grandes. O consultor sorriu, com ironia, e repetiu: "Está cheio?" Dessa vez os ouvintes duvidaram: "Talvez não..." "Muito bem!", exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco de areia, que começou a despejar no frasco. A areia filtrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras grandes e pelas pedrinhas. "Está cheio?", perguntou de novo. "Não!", exclamaram os ouvintes. Pegou então um jarro e começou a jogar água dentro do frasco, que absorvia a água, sem transbordar. Deu por encerrada a experiência e perguntou: "Bem, o que acabamos de demonstrar?" Um participante respondeu: "Que não importa o quão cheia está a nossa agenda, se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos". "Não!", concluiu o especialista, "o que esta lição nos ensina é que, se não colocamos as pedras grandes primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois. E quais são as pedras grandes na nossa vida? É Deus, nossa família, nossa igreja, os amigos, nossos sonhos, nossa saúde. O resto é resto e encontrará o seu lugar".
(Revista UniJovem Ano XIX Nº 79, pg 18)

11 comentários:

  1. É a pura verdade, e olha que Deus e a familia tem sempre quer vir primeiro. Já tinha lido essa crônica e acho ela
    muito legal!

    ResponderExcluir
  2. é minha vida é uma jarra dessas !

    que legal que voltou a blogosfera cara !

    aparece sempre que quiser no cronicas !

    http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A vida é assim mesmo, nos traz muita escolhas e dentre elas sempre tem aquelas que nos pedem para determinar as nossas prioridades, o que é mais importante e melhor para nós mesmos e nossa vida. Deus e a familia, por exemplo, em primeiríssimo lugar.

    Te amo, meu amor
    Parabéns pela escolha deste texto.

    ResponderExcluir
  4. A vida é feita de escolhas, tudo que fazemos são escolhas. Nem sempre escolhemos o certo, mas quando isso acontece, depois vemos que podemos fazer uma nova escolha para mudar.

    Obrigado pelo comentário no meu blog.

    Gostei do seu e tô seguindo.

    Me segue lá também.

    http://michelnosbastidores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. uma boa lição de vida, verdade!

    meu blog ta com post novo, se quiser, passe la http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. vim aqui pra te avisar que tem texto novo !


    aparece sua opinião aumenta minhas visualizaçoes !!!

    abraço

    http://universovonserran.blogspot.com/ o dia do cavaleiro
    Te espero lá no meu blog !!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu querido! Tem um selo pra você lá no blog. Um super e grande abraço viu!

    ResponderExcluir
  8. Nunca pensei que na vida como uma Jarra..Mas olha... eu achei o texto muito muito muito bom mesmo!
    10! 100% 10!

    E o Seu Blog ganhou OUTRO selo..
    ♫HOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO♫

    http://blogkawai2.blogspot.com/2011/02/selos-selos-que-venham-mais-selos-selo.html

    Vá pega-lo se quizer!

    ResponderExcluir
  9. Excelente parábola! Realmente as pessoas em sua maioria não sabem administrar seu tempo adequadamente. A grande verdade é que sempre existe tempo, e ainda mais quando há vontade de encontrar esse tempo... Basta que as pessoas se disponibilizem!
    Até!

    ResponderExcluir
  10. Cara, Já li isso 475 vezes e mesmo assim me surpreendo a cada vez que leio novamente. A vida moderna no força a escolher prioridades que nem sempre são as corretas, temos a mania de deixar Deus sempre para o final.
    Blog massa!!!!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!