01 maio 2011

Thor



Dirigido por Kenneth Branagh e com Chris Hemsworth no papel principal, o filme Thor (2011) estreou essa semana marcando mais um ponto da Marvel Studios no cinema. Assim como seus outros filmes baseados em personagens de sucesso dos quadrinhos da editora, essa produção teve o devido cuidado de respeitar o material original e torná-lo atrativo para o público atual. É sabido que o personagem, oriundo da mitologia nórdica, não tenha nos quadrinhos um poder icônico no mesmo nível que outros personagens tais como Batman, Superman e Homem-Aranha. Por isso, uma necessidade até maior de explicar mais sobre sua origem e todo seu universo mítico e fascinante nas telas.

Outro detalhe interessante a ser citado é o fato que basicamente todo filme baseado em quadrinhos tem uma certa regra comum e, de certo modo, lógica. Como se trata de uma trilogia, o primeiro é sempre uma grande apresentação dos personagens e do seu contexto. No caso de Thor, não seria nem um pouco diferente. Temos como exemplo a rivalidade mortal entre os reinos de Asgard, o reino de Odin (Anthony Hopkins), e Jotunheim, o lar dos gigantes de gelo liderados pelo rei Laufey (Colm Feore), muito bem caracterizado por sinal. E é graças a esses inimigos que somos também apresentados ao lado mais conhecido do herói asgardiano: o guerreiro. Creio que nesses momentos estão as melhores cenas do filme.


Sobre as atuações, é necessário dizer que o ator Anthony Hopkins realmente brilha no papel de Odin, conhecido como o ``Pai de Todos`` na história. O mesmo ocorre com Loki (Tom Hiddleston) e Thor (Chris Hemsworth), os seus respectivos filhos na trama. Na minha opinião, os dois se destacam, cada um ao seu modo, pela sutileza de suas ações. O irmão adotivo do herói se caracteriza como um vilão inteligente e malicioso próximo daqueles clássicos e inesquecíveis como Lex Luthor, porém único pela impressionante habilidade de manipular não só a todos como os eventos conforme sua vontade.



No caso de Thor, acredito que o até então desconhecido ator chamou a atenção por mostrar com leveza alguns lados bem diferentes do personagem, seja o de imaturo, galante, arrogante, nobre ou educado. Apesar das poucas, porém muito boas cenas de ação, ele comprovou ser a escolha mais acertada para o papel, o que é ótimo tendo em vista o projeto ambicioso do filme dos Vingadores, no qual teremos reunidos todos os grandes personagens apresentados pela Marvel Estudios como: Hulk, Homem de ferro, Capitão América, Thor, Gavião Arqueiro, Viúva negra e Nick Fury.

Em relação aos pontos negativos, confesso ter me incomodado muito com a utilização praticamente inútil do recurso do 3-D que até poderia ter sido melhor empregado. Particularmente, não acho que compensa comprar um ingresso mais caro para assistir esse filme no formato que ultimamente está virando moda. Outro detalhe que também me incomodou foi o excesso de humor no filme. Nada contra, mas acredito que uma produção dessa precisa ter uma dosagem melhor de elementos como esse misturado às cenas de ação. Um exemplo disso é a personagem Darcy (Kat Dennings), que mesmo funcionando como um bom alivio cômico às vezes força um pouco em algumas cenas. Falando ainda em personagens, achei uma pena a Lady Sif (Jaimie Alexander) ter tido tão pouco espaço em relação aos três guerreiros Hogun (Tadanobu Asano), Fandral (Josh Dallas) e Volstagg (Ray Stevenson), muito bem retratados no filme.

Enfim, encerro aqui a minha critica e reflexão sobre esse filme do qual esperei ansiosamente para assistir e que com certeza não me decepcionei nem um pouco. Valeu mesmo a pena realizar mais esse sonho nerd na semana da estréia. Recomendo a todos leitores do blog que conheçam um pouco mais desse herói guerreiro que agora martela de forma digna o seu espaço no panteão dos heróis do cinema.

Fonte das imagens: http://www.omelete.com.br/

18 comentários:

  1. Nunca li os quadrinhos; mas estou ansioso para ver o filme porque gosto de mitologia nórdica.

    De fato, as histórias da mitologia são repletas de humor, as vezes ridículo; reza a lenda que a culpa disso é das traduções das histórias, feitas em sua maioria por cristãos interessados em ridicularizar a mitologia dos povos dominados; o que pode infectar a estória do filme...

    bom texto.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esses filmes baseados em quadrinhos ou em super-heróis são legais, mas atualmente já estão sendo bastante chatos. Os diretores perderam a criatividade de criar boas histórias e apelam para estas que já foram criadas a bastante tempo e que todo mundo já sabe qual é o início e o fim.

    ResponderExcluir
  3. Muito Boa a sua crítica, eu não assisti esse filme, acredito que esse soube dosar ação e aventura.
    Em relação ao 3D, também acho inútil uma pessoa pagar caro pra ver um filme de qualidade duvidosa só pelo oferecimento desse efeito.
    Abraços.

    Visite meus blogs.
    http://gutorenosto.blogspot.com/
    http://tvsemtv.blogspot.com/
    Nesse último eu trabalho com críticas de TV.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, adorei!
    você escreve mt bem!

    beijos
    www.jmphotosnet.blogpost.tom

    ResponderExcluir
  5. Estou tão ansioso para ver esse filme! Eu adorava o desenho e os quadrinhos, mas agora virou uma super produção, e estou aguardando faz tempo! Adorei o texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. ouvi dizer q o filme comete grandes gafes ao tratar da historia da mitologia, e q a maioria dos personagens se destaca mais q o protagonista

    ResponderExcluir
  7. Deve ser um filme e tanto, vou assistir, não sou fã de quadrinhos, mas quando eles são adaptados para o cinema, gosto de assistir.

    Um ótimo domingo pra ti e abração.

    ResponderExcluir
  8. O 3D tá virando moda mesmo
    Daqui a pouco vamos ver filmes de drama em 3D ;D
    É só desculpa pro cinema ganhar mais dinheiro

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Demoraram para lançar esse personagem clássico. Assistirei com certeza. Gosto um pouco mais desse por fazer trazer referências mitológicas.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  10. Qualquer filme com o carismático Anthony Hopkins merece ser visto. Interessei-me, quero assistir.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto amor!!!
    Me deu até vontade de assistir!!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  12. Curto HQ e adoro essas adaptações. Tirando algumas que irritam por serem totalmente infieis e desvalorizarem a história. Mas não estou animada pro Thor, apesar do elenco ser nota 10 :s
    Espero mudar de ideia.

    http://papel40kg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Acabei de ler sua resenha. Diferente das demais que li, a sua apresenta mais pontos positivos do que negativos sobre o filme. Ainda não o vi, mas farei isso por esses dias.

    Cara, muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
  14. Embora eu sei que seja impossivel, mais até hoje eu não vi nenhum filme baseado nas histórias em quadrinho pelo menos conservar de forma detalhada as caracteristicas dos originais em quadrinhos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Hummm !!! Ainda não assistir o filme. Porém com o seu texto irei assisti-lo com outros olhares. Parabéns e já sou seu seguidor!!No Meu blog faço indicações de filmes para a educação.

    ResponderExcluir
  16. Cara, obrigado pelo comentário! é uma pena que, mesmo tranquilamente a Marvel jamais fazendo questão de transcrever a mitologia nórdica pros quadrinhos (e por que deveria?)
    Haja uma má vontade de pessoas que criticam o filme por isso. E faz de conta que entendem de mitologia nórdica. Não esperava nada de Thor e tive uma boa surpresa num filme muito doivertido. Abs!

    ResponderExcluir
  17. oi! nego....
    XD
    entaum concordo com vc plenamente, faltou açao, e nos fomos obrigados a ver em 3D pq num tinha sala normal, um puta falata de sacanagem isso..... logo, logo vamos ser obrigados a ver filme dublado..... TENSO.... muito TENSO....
    mas adorei thor se comparado com outros filmes da marvel (vc sabe de q estou falando) ficou sensacinal...... mas coparado com homem de ferro ainda fico com robert downey jr...... XD
    ancisa muito anciso pra ver se a DC vai fazer bonito dessa vez....
    orando horrores pro naum estragarem o HAL.
    bj

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!