18 dezembro 2011

Só de passagem...




A vida está sempre em movimento. Tudo caminha para uma direção. Você pode até permanecer durante um certo período dentro de um contexto, mas até mesmo esse está se transformando continuamente em alguma coisa. O que pode ser é apenas uma questão que representa sua curiosidade, ou seja, uma vontade de imaginar uma infinidade de caminhos prováveis. Nesse meio tempo, o que dizer então sobre as pessoas que você conhece em cada fase da sua vida? Como elas te marcam e o que você aprende com elas?

O fato é que os bons momentos sempre deixam mais saudade. Alguns deles vêm à tona num dia chuvoso e ganham como resposta um simples sorriso ou até mesmo um riso. Pra compensar, você sente vontade de repetir, mas sabe que agora o tempo é outro. Nem tudo é mais como era antes. Mesmo assim, o passado sempre retorna de algum modo como se algum ciclo de sua vida, o qual você julgava ter encerrado, voltasse com algumas modificações. Talvez sejam apenas coincidências, uma obra do acaso ou uma nova chance de você aprender uma lição importante.

Todos temos histórias pra contar. A nossa vida é como um livro cheio delas. Algumas têm seus capítulos encerrados por motivo de força maior enquanto outras simplesmente fazem parte de um rito de passagem. As mudanças de escola, de emprego, de casa são exemplos de situações que transformam a rotina e nos forçam a encarar uma nova realidade. A adaptação nunca é fácil assim como tudo que se começa nessa vida. Você pode começar com todo otimismo e boa vontade de mundo, mas sempre terá ao seu lado a certeza de que passar por dificuldade será inevitável.

É fato: ninguém gosta de despedidas. Seria bem melhor se o tempo congelasse sempre na melhor parte de cada relação. Mas, como disse antes, há sempre algo em movimento e em transformação. É como uma força da natureza. É difícil aceitar ou até mesmo gostar dessa idéia em alguns sentidos. Veja o exemplo de uma amizade que, no inicio, era muito boa, mas que tem perdido um pouco do seu brilho num certo espaço de tempo. É possível simplesmente aceitar essa situação? Se a resposta for positiva, talvez seja bom ter em mente que ao lado dela ficará uma certa angústia como companhia. Uma espécie de dor por um fim inevitável.

No entanto, se a sua resposta for não, vale lembrar um detalhe muito importante sobre qualquer relação que construímos: os laços. Você pode ficar meses sem falar com aquela pessoa querida, mas sabe que pode contar com ela. Talvez a distância altere um pouco a relação, mas dificilmente abalará a amizade se o laço que une vocês for forte e seguro. É como se esse tipo de amigo fosse um irmão que seu coração escolheu, alguém que sempre terá um lugar cativo nas suas memórias.

Sei que pode parecer meio clichê, mas é como dizem por ai: existem pessoas que entram e saem de nossas vidas, mas não é por acaso que permanecem. 

10 comentários:

  1. A vida ruma para caminhos incertos!! Adorei o texto!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. A vida é uma surpresa para cada um de nós.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. interessante o assunto do seu texto, é bem isso mesmo... a vida e seu fluxo q não pode ser represado! E as pessoas que conhecemos querendo ou não de alguma forma contribuirão para edificar quem nós somos, ninguém é neutro à vida do próximo!

    ResponderExcluir
  4. Por mais que as pessoas digam que não mudam,elas mudam a todo momento, porque a todo momento há um acontecimento..

    ResponderExcluir
  5. Não importa quanto tempo vc está com uma pessoa, mas o que vc faz neste tempo...

    ResponderExcluir
  6. Entendi.Há momentos na vida em que uma nuvem densa de incerteza nos acerca.Mas tenhamos a plena convicção de que logo após a tempestade vem a bonança.E no final dá tudo certo.Com os verdadeiros amigos seguimos em frente.E a vitória é certa!Beijos lindo.Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Entendi.Há momentos na vida em que uma nuvem densa de incerteza nos acerca.Mas tenhamos a plena convicção de que logo após a tempestade vem a bonança.E no final dá tudo certo.Com os verdadeiros amigos seguimos em frente.E a vitória é certa!Beijos lindo.Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  8. Nada do que foi será de novo do jeito que ja foi um dia...faz todo sentido.


    Abraço Marcos e continue ativo na blogosfera !

    ResponderExcluir
  9. CAro amigo vim aqui para te desejar um feliz natal e que nossa amizade continue em 2012 :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcus, enfim é Natal, um momento único, mágico, fraterno, onde refletimos sobre nossas vidas e procuramos ser pessoas mais amáveis e solidárias.

    Que Deus te abençoe e que nesse Natal o aniversariante, Jesus Cristo, possa encontrar guarida em teu coração.

    Abração pra ti e família.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!