24 junho 2012

A importância de ser você mesmo





Em vários casos, a tarefa de revelar para as pessoas facetas suas até então desconhecidas parece uma tarefa (quase) impossível. A insegurança toma conta por causa do medo de ser alvo de preconceito, de não ser aceito e até de ser excluído. Acredito que isso ocorra porque nossa sociedade alimenta um jogo na qual as regras tem como objetivo criar medo e insegurança naqueles que não são considerados jogadores perfeitos. E infelizmente existe uma valorização exacerbada de imagens e conceitos prontos para determinar de forma pretensiosa significados de vencedor, perdedor, feio, belo, certo e errado.

Tudo isso torna as coisas bem mais complicadas. Por exemplo, para realizar certos sonhos, precisamos pensar em caminhos alternativos, sejam eles identidades secretas ou esconderijos. Em outras palavras, seria como realizar um sonho aos poucos até ter coragem de expandi-lo para que a realização do mesmo seja completa.

Um exemplo muito bom e positivo de caminho alternativo é o meio virtual. Uma rede social é uma ferramenta que, quando bem utilizada, possibilita você construir um espaço com várias possibilidades. Criar um perfil, falar o que pensa e gosta abre uma janela para conhecer pessoas com algo em comum com você. O mesmo ocorre com a blogosfera e de uma forma até mais interessante no meu ponto de vista, pois o blog é um espaço no qual o usuário produz o conteúdo na grande maioria das vezes, independente do formato escolhido. Também vale dizer que um blog não define o autor, muito menos sua descrição, mas não deixa de ser uma parte muito importante da pessoa por trás dele. E isso só dá certo quando é feito com muito amor, carinho, dedicação e acima de tudo verdade.

Bom, antes de encerrar este texto, sinto o dever de dizer que sei muito bem que o titulo dele soa um tanto quanto redundante, mas não é por acaso. É uma forma de chamar a atenção e ao mesmo tempo enfatizar que é importante para cada um de nós nesse mundo não ter medo de ser feliz sendo autêntico, pois somente desse modo a vida é completa.

3 comentários:

  1. É,o mundo hoje realmente está como você citou.
    Mas independente do que os outros vão pensar, devemos buscar primeiramente a nossa felicidade.
    Queria viver no mundo em que nossos sonhos fosse mais fáceis de se realizarem.Mas não desiste!Avante!

    ResponderExcluir
  2. Bom, meu amigo. Estou aqui pensando no que dizer sem me tornar repetitivo pra você. Pois você já sabe da minha trajetória até o presente momento e dos motivos que me levaram a revelar minha real identidade.
    Falando do ponto de vista daqueles que estão por trás da "máscara", posso dizer que até certo ponto é reconfortante, mas por outro é angustiante.
    Acredito que quem usa desse artifício quer que os outros o notem, mas a insegurança não permite que ele se revele. Isso acontece pelos motivos que você mencionou: preconceito, incompreensão, exclusão.
    Não dá pra prever o que vai acontecer depois de abrir o jogo. Muitos podem criticar, é verdade; ou não. Mas uma coisa certa é que sempre haverá amigos em que se apoiar. Na maioria serão aqueles que já gostavam de você antes mesmo de ver seu rosto; todas aquelas pessoas resgatadas por esse "herói".
    No fim das contas, posso dizer que vale a pena. Você se revela e é revelado a você quem realmente se importa contigo.

    Me senti dentro desse texto, amigo.
    Você expressou tudo. Só posso concordar e aplaudir.
    Fica com Deus e um abração.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que lendo isso que você escreveu me identifiquei bastante quando diz da revelação da nossa identidade. Esse blog que acabei de criar, por exemplo, será um desafio pois irá mostrar certas características minhas que poucos conhecem para as pessoas que me cercam e que por isso poderiam ficar pensando isso ou aquilo. Infelizmente, muitas vezes, não fazemos algo, não nos mostramos por medo de sermos julgados ou por vergonha. Gostei de ter achado seu blog e lido seu texto pois me motivou. Abraços.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!