02 dezembro 2012

Manipuladores e suas marionetes






Na minha opinião, colocar pessoas diferentes em um mesmo ambiente para conviver durante um determinado tempo não é uma exclusividade dos reality shows. Se a gente for parar pra pensar, esse mesmo ``jogo`` também ocorre fora das telas mas de modo diferente. Em ambos os casos, existe interação entre as pessoas. E é justamente esse fato que possibilita algumas transformações no comportamento humano. 

Isso é normal. No entanto, não se pode ignorar que existe uma probabilidade muito grande de que essas mudanças sejam frutos de influências, sejam elas positivas ou negativas na vida de alguém. Se for uma influência negativa, chega a ser mais correto chamar isso de manipulação, principalmente se a intenção for conduzir uma pessoa para um determinado caminho que não seja o que ela escolheria normalmente. 

É triste e ao mesmo tempo decepcionante ver uma pessoa se transformar por causa disso e pensar nessa questão me faz lembrar de alguns exemplos da ficção. Personagens que foram envolvidos por todo jogo mental criado por um inimigo sorrateiro e sutil que tem como único objetivo destruir sua vida. São vilões inteligentes e donos de uma boa retórica que assumem papel de conselheiro para assim fazer sua ``magia`` acontecer na vida da vitima escolhida. Um exemplo bem curioso seria o do personagem Iago, da peça Otelo, o Mouro de Veneza. Escrita por William Shakespeare, ela conta a história de um rei que vive uma história trágica de amor por causa de um plano de vingança criado por Iago, de um de seus soldados. Iago cria um semente de dúvida e raiva no rei que, envolvido por esses sentimentos, tira a vida da mulher que ama com as próprias mãos. 

Esse breve resumo no parágrafo anterior é apenas algo para ajudar a ilustrar este  texto visto que a trama shakespeariana é muito mais complexa do que resumido nas minhas palavras. Outro ponto que vale ressaltar é que nem todo manipulador, seja na vida real ou na ficção, tem como objetivo manipular alguém para concretizar uma vingança. Em alguns casos, pessoas manipuladoras tem como objetivo criar seguidores de seus ideais. E essa façanha serve pra eles de diversos modos, principalmente se eles tiveram como pretensão vencer dentro de uma disputa. 

Acredito que minhas palavras podem ser interpretadas como algo que evidencie uma visão de mundo superficial que separa apenas o bem e o mal. No entanto, sei muito bem que não é assim que as coisas funcionam, que vivemos em um mundo com muitos tons de cinza no qual nem sempre dá pra diferenciar o bom do ruim. Existem pessoas que fazem o mal sem saber, ou seja, criando caos com a própria natureza confusa delas. E de mesmo modo, existem pessoas que não se envergonham de criar marionetes apenas para venderem a imagem de vencedoras no mundo capitalista. Para esse tipo de gente, a única justificava seria a da frase de Nicolau Maquiavel: ``Os fins justificam os meios``. E eu pergunto, será mesmo? Porque se um dia as coisas piorarem e chegarem num caminho sem volta o mundo estará perdido.

3 comentários:

  1. Se os fins justificarem os meios, então voltaremos à lei do mais forte. Mas nesse caso, não se trata apenas de força física. Trata-se da força das palavras, do jogo de intelectos.
    Uma pessoa fragilizada ou suscetível a sugestões pode se deixar levar facilmente por pessoas mal intencionadas. Pode fazer coisas que não fariam no dia a dia ou destratar pessoas que antes eram como amigas.
    É uma vítima também, que caiu nessa teia.
    Há varias razões para que uma pessoa deseje manipular as outras. Pode ser por vaidade, ganância, pura maldade. Ou simplesmente pode ser um sujeito que tem essa capacidade controladora e a desconhece. Mas apenas no princípio. Pois quem possui esse "dom" logo o percebe. E vai de acordo com o caráter da pessoa a forma como ela vai usar essa capacidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Marcus, penso que todos nós somos manipuladores em maior ou menor grau... por exemplo, na maioria das vezes eu escrevo com o propósito de influenciar outras pessoas ou provocar determinados sentimentos nelas. Mas o que faz a diferença é o resultado que buscamos, para o bem ou para o mal!
    Quando vc falou em Iago, me lembrei de um livro da Agatha Christie chamado "Cai o pano", que tem um personagem... bom, não vou entrar em detalhes para não estragar a história! bjs...

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o seu post e penso nisso sempre porque o mundo e as pessoas em geral sao de temperamentos diferentes e é dificil de conviver e se vc for uma pessoa influenciavel pode cair em muitas ciladas da vida.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!