08 fevereiro 2019

Retorno ao básico



Olá, caros leitores. Há quanto tempo, hein? Talvez este não seja o melhor jeito de retornar ao blog depois de quase seis anos de ausência, pelas minhas contas, mas de qualquer forma fica aqui este primeiro registro de uma nova fase para o Olhar Receptor. Ainda há muito para ser arrumado/modificado/repensado enquanto retomo as atividades com este blog. 

Por isso, decidi neste primeiro momento compartilhar algumas das coisas que fiz nesses últimos anos. 

Participar da criação do Leituraverso

Há muito tempo atrás, li em algum lugar que a evolução natural de um blog seria ter um domínio próprio. Não contesto esta afirmação pois aprendi que este passo é necessário para a credibilidade de um projeto como o Leituraverso que "nasceu" primeiro como blog. Para quem ainda não conhece aqui vai uma breve apresentação: 

Um site com resenhas de livros, críticas de filmes e principalmente podcasts sobre literatura e cultura pop. Atualmente, as nossas produção de podcasts estão concentradas na Iniciativa Novos Autores com programas que visam apresentar novos talentos da literatura nacional e compartilhar dicas importantes para quem ingressar no meio literário.



Apresentar um podcast 

Por incrível que pareça, consegui durante um bom tempo realizar esta façanha ao lado de pessoas amigas. Mais do que isso, realizei um sonho já que ouvia podcasts variados há anos e nunca imaginei que seria capaz de superar a própria timidez e me lançar nesta aventura em companhia do meu melhor amigo, Mozer Dias, do Blog VPC.

Campanha O Podcast É Delas e o protagonismo feminino na ficção


Algumas pessoas podem estranhar e até criticar este momento em particular que vou destacar aqui brevemente mas, apesar desta possibilidade, sinto que é necessário compartilhar meus sentimentos sobre a participação na campanha O Podcast É Delas. Começo dizendo que foi uma experiência maravilhosa pois graças a ela pude comentar sobre um tema que há muito tempo me despertou o interesse: personagens femininas fortes na ficção. Este inclusive foi o tema do Leituracast 20: Mulheres fora de série, o qual sempre terei orgulho por ter apresentado ao lado de convidadas especiais. Entre elas, a minha prima Ursula Steffany que também é integrante do Leituracast e já foi tema de um texto deste blog :-) 





Em relação a questão de estranhamento que citei antes, explico que isso deve ao fato de ser um homem que se interessa por essas questões que se relacionam a outras maiores como o feminismo. Pretendo falar e explorar mais esta temática em um futuro próximo, mas por enquanto fica a lembrança de um post antigo onde comento de forma leve a forma como o machismo enraizado em nossa sociedade determina como um homem deve ser para que seja considerado bom de verdade. 


Olhar Literário e Vira a Página


Esses são os nomes das minhas colunas sobre literatura e cultura pop. Além de serem a minha colaboração para sites parceiros do Leituraverso (respectivamente o TarjaNerd e o PontoJão) elas também são um dos meus grandes motivos de orgulho atual já que me permitem explorar outras formas de escrita e abordar temas que considero pertinentes. Caso vocês ainda não conheçam nenhuma das duas, faço questão de apresentá-las:



Olhar Literário  é uma coluna quinzenal com artigos sobre literatura e quadrinhos. A grande maioria dos textos está voltada para temáticas relacionada as histórias em quadrinhos, mas vez ou outra os livros ganham um certo destaque. Um detalhe que gosto de destacar é que sempre que possível procuro trabalhar questões que considero pertinentes como representatividade, politica, autores independentes e a evolução de personagens na cultura pop.



Vira a Página é a coluna onde compartilho noticias variados sobre livros, quadrinhos, filmes e séries. No inicio, o espaço era reservado apenas para informação clara e objetiva. Com o passar do tempo, isso foi evoluindo para algo que incluísse comentários a respeito das novidades  da semana.


Ser co-autor de um livro publicado

Este momento na minha vida foi inusitado e igualmente gratificante. Ao lado das amigas Jenny Rugeroni e Viviane Righi tive a oportunidade de participar do projeto que deu origem ao livro Fluindo o Olhar: Fragmentos e Memórias de um blog. Vale lembrar que a publicação é um conjunto de escritos nossos no blog Fluindo o Olhar, onde publicávamos nossas crônicas sobre temas variados.



Após a publicação, participamos de um episódio do podcast Novos Autores, da II Bienal do Livro de Contagem e tivemos uma boa recepção do nosso trabalho como pode ser visto nas duas resenhas a seguir:


Resenha do site Leituraverso - Por Mozer Dias
Resenha do blog Pauta Jornalística - Por Fernanda Silva

Spoilers do futuro 

Enfim, encerro esta breve viagem no tempo agradecendo a todos que fizeram parte de cada uma dessas atividades. Aproveito a oportunidade para dizer que este post é apenas o começo e que muitas do que dito servirá de base para o que virá em um futuro não tão distante. Por isso, peço desculpas por estes "spoilers" (só que não ehehe) e convido vocês a continuarem me acompanhando nesta nova fase do Olhar Receptor.

Links relacionados:



  







4 comentários:

  1. Como fico feliz em saber desse retorno! Foi aqui, nas páginas desse blog, que conheci meu grande amigo, que mais para frente veio a se tornar meu "afilhado", por assim dizer. Daí em diante, essa amizades só gerou frutos positivos dos quais tenho muito orgulho hoje. O Olhar Receptor já tem muita história para contar e, com certeza, muitas outras virão. Desejo sucesso, inspiração e muita reflexão. Vida longa ao OR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Significa muito para este que vos fala que o primeiro comentário seja o seu. Realmente, este blog tem muita história mesmo e por esse motivo não podia interrompê-la por muito tempo. Estava na hora de volta e também aproveitar tudo o que aprendi e desenvolvi durante esse tempo em que esses frutos foram gerados.

      Muito obrigado por tudo.
      Abração e Vida longa o Blog VPC também :-)

      Excluir
  2. Olá Marcus...
    Esta foi uma ótima postagem para marcar bastante o retorno do blog. E que ele tenha vida longa!!!
    Grande abraço, meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, muito obrigado pelo seu comentário. Significa muito pra mim pois você foi uma das várias especiais que tive a oportunidade de conhecer por causa do blog. Fico feliz.
      Grande abraço.

      Excluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!