25 dezembro 2008

Homens também choram



Já fazia tempo que eu queria falar sobre isso. E como. Talvez por não ser como a maioria, vejo que esses pensamentos machistas, sociais e historicamente construídos são absurdamente ridículos. O pior de tudo isso é que a força dessa idéia atravessou gerações e permitiu que muitos homens se tornassem pessoas com sentimentos reprimidos, pois, se educados dessa forma ``Homem que é homem não chora``, tendem a naturalmente engolir o choro. E, assim como técnica repetida tantas e tantas vezes, torna-se comum, natural e automático.

Claro, não vamos generalizar. Nem todos somos assim, há graças a Deus as exceções que a natureza se encarregou de criar e não excluir tal como uma seleção natural dos naturalmente adaptados a um sistema de identidades fabricadas. Também podem existir em alguns casos aqueles que, por alguma dificuldade que não seja de ordem psicológica ou emocional, simplesmente não conseguem chorar mesmo que queiram muito. Mas nesse texto vamos nos concentrar na existência de lágrimas derramadas por olhos masculinos, pois, como se sabe, elas existem.

É fato que a tristeza é um mal comum que pode vitimar qualquer ser vivo, independente do sexo. Por mais duro que seja, chorar é a forma que temos de ``lavar a alma`` e descarregar emocionalmente o que sentimentos no momento. Talvez não resolva a situação e nem é seu intuito, mas o choro é necessário para lidar com a dor ou problema de uma pessoa. Pode ser considerado um primeiro passo para admitir que algo incomoda. Sendo assim, a sensibilidade é uma característica fundamental para nos sentirmos humanos.

Acredito que possa haver uma pequena mudança, já em andamento, no que diz respeito ao comportamento masculino e isso se refletirá cada vez mais na nossa sociedade. Infelizmente, não é possível dizer quando isso será cada vez mais visível ou se vai demorar muito. O mais importante disso tudo é que o conceito de ser homem não seja mais tão único, fechado e restrito e que frases como ``Seja homem, não chore`` deixem simplesmente de existir ou que voltem para o lugar de onde vieram: o passado conservador e ultrapassado.

6 comentários:

  1. os homens sempre choram...mas nao demostram..tanto quanto as mulheres...somos iguais...chorar é uma forma de crescer. saudaçoes

    ResponderExcluir
  2. om, não sei bem o que pensar disso. Não acho que seria certo dizer que os homens tem que CHORAR, acho que o importante é demonstrar/dizer o que sente. Como vc diz, tem gente que não chora porque não vê nisso a melhor forma de se expressar. Enfim, o que não pode é reprimir neh! XD


    Caso alguém queira exprimir algumas risadas: www.tresbananas.blogspot.com

    XD

    ResponderExcluir
  3. Na verdade "Homem que é homem sempre chora"...justamente para provar que isso é uma babaquice. Todos precisam demonstrar seus sentimentos...quando minha filha nasceu eu desabei..rs.

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  4. O machismo é uma coisa tão terrível,o sexo masculino tem todo o direito de expressar seus sentimentos. Aliás , deve!
    Chorar não é sinal de fraqueza, chorar é sensibilidade - a humanidade tá precisando muito disso!

    p.s.: Acho muito fofo um homem chorar de emoção!
    =P

    ResponderExcluir
  5. é algo natural, tanto de homens qto de mulheres. Ótima postagem e um texto enxuto, que vai direto ao ponto

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!