19 janeiro 2009

E ai, vamos teclar?




Há tempos tenho uma baita vontade de escrever sobre o mundo virtual. Assunto com certeza não me faltará. Acho conveniente que a linguagem nesse post seja o mais coloquial possível, caso você preferira o termo, um texto bem livre. Para inicio de conversa, não posso esquecer daquela que talvez seja a primeira experiência de muitos na net: a abreviação de palavras. Não é todo mundo que se acostuma a esse modo ágil de escrita e, quando começa, nem percebe que está teclando frases como ``Vc tc da onde`` (a mais comum) ou ``Vc é H ou M?`` além de expressões como ``naum``, ``rsrsrs`` e por ai vai. A lista é grande.
Isso é muito comum em salas de bate-papo, o lugar mais preferido para abrir as portas do mundo virtual e sentir na pele a conexão com pessoas de vários pontos desse mundo. Na primeira vez, é algo super legal e fascinante, pois diminui as barreiras geográficas da distância e aproxima pessoas a um clique do mouse ou do teclado. Quando a curiosidade e o interesse aumentam, o usuário cada vez mais disposto a novas experiências se lança para o mundo das carinhas engraçadas e animadas dos emoticons, parecido com as salas de bate-papo só que mais reservado e pessoal, mas igualmente viciante. Isso sem esquecer, obviamente, dos sites de relacionamento que expandem esse conceito de interação de diversas formas.
Esse admirável mundo novo virtual nos leva a outras reflexões. Uma delas é a questão da identidade, por exemplo. Tendo em vista a possibilidade de exposição, muitas pessoas se jogam de corpo e alma para os holofotes da rede, grande parte de forma exagerada. É bom ressaltar isso, pois muitos também usam o recurso da internet com uma certa sabedoria não se expondo de maneira vulgar ou vazia, mas utilizando o meio como forma de expressão, entre outras muitas utilidades.
Isso vale mais outra observação. Já diriam os analistas de plantão que a internet dá a muitas pessoas timidas a oportunidade de se expressarem. Não sou totalmente a favor de tal pensamento, pois não quero reforçar a idéia do estereótipo, mas isso já é outro assunto. Voltando. O que quero dizer é sobre o quanto esse meio de comunicação possibilita a abertura com o outro em um diferente estágio de interação. É uma troca em que, mesmo não havendo o olho no olho diretamente, te dá à oportunidade de conhecer bem uma pessoa. No entanto, nada, absolutamente, NADA substitui a vida real e tudo o mais que estamos acostumados nela.
Mesmo assim, é excitante conhecer pessoas assim, seja amizades do coração (eu tenho muitas) como também algo mais. Por isso, recomendo fazer parte desse mundo tendo em vista os lados positivos dessa ferramenta tecnológica da globalização. Nunca esquecendo, em hipótese alguma a segurança seja no uso de e-mails ou até mesmo nos relacionamentos. Afinal de contas, cautela é sempre bem-vinda no real e no virtual na hora de teclar/conversar com alguém.

17 comentários:

  1. OI
    OBRIGADO POR ME ABANDONAR
    SEI LA VC SOME

    ResponderExcluir
  2. oie... vlw por comentar no meu blog! vim visitar o seu tbm rsrs legal o assunto, bem interessante!
    bjoO

    ResponderExcluir
  3. É mesmo fascinante o mundo virtual, e o pior é que vicia. Sem dúvidas encurta e nos aproxima do mundo inteiro com uma rapidez que só perde para o pensamento. Quanto ao coloquial, sem dúvidas tem que ser em forma abreviada e sintética., pois a conversa tem que fluir paralela. Achei ótima suas considerações no assunto: "E aí, vamos teclar?" beijos: Gilva

    ResponderExcluir
  4. Retribuindo a visita. :)
    Adorei o blog... atrativo e interessante!
    Continua passando por lá, será um prazer!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei, ainda não tinha lido nenhum que tratasse desse assunto, serinho, não mesmo. Pelo menos nos blogs que tenho entrado. Mas é viciante a net, mas nem só no bate papo. Há tb várias outras coisas que te "puxam" p/ cá. Beijinhos!!
    http://cgfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. ola amigo percebi pelo outros posts que voce e um fan de historias em quadrinhos, e apesar de nao ter nascido na epoca de ouro dos quadrinhos como eu, voce tbm curte essas historias que tinha mais no pensamento puro de ser um heroi...
    tbm concordo que a qualidade dos quadrinhos caiu muito, acho que muito do espirito de heroismo se perdeu,,,,,
    por muitos produtores de desenhos animados tentam resgatar isso em suas peliculas, ja viu a novas serias do homen haranha Batman e compania ?
    de alguma forma elas tentam resgatar aquilo...
    bom se tiver tempo passo no meu blog tbm..^^
    abraços..

    ResponderExcluir
  7. Olá! Obrigada pelo comentário no teu blog, teu blog é muito interessante, virei visitá-lo sempre!
    O mundo virtual realmente tem um papel muito importante hoje em dia. Ele já me ajudou muitas vezes a estreitar laços com pessoas que conversei um pouco; acabei encontrado elas em sites de relacionamento e acabamos nos relacionando de verdade!
    Mas como citastes, hoje em dia toda cautela é pouco, porque como na vida real, tem sempre um lado ruim, e os hakers estão por aí.

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Interessante, uma coisa que você disse é certa: Os tímidos dão as caras na internet, ninguém os ver mesmo.

    ;)

    ResponderExcluir
  9. O mundo virtual é algo que nos permite criar uma segunda identidade... as vezes é bom, as vezes, nem tanto.

    http://www.alacarte-domeujeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ola. Obrigado por participar na primeira enquete do Blog ProudBrasil.

    Gostaria de te informar que ja saiu o resultado. para conferir, acesse: http://proudbrasil.blogspot.com/2009/01/resultado-da-enquete.html

    bjos, abrss e volte sempre =]

    ResponderExcluir
  12. Marcoss !!

    Muitoo Obrigadaa pela visita em meu blog!
    Fiquei muito lisonjeadaa..

    Sobree sua postagem:
    Concordoo plenamente com a Gilvanete ali em cima.
    A internet é viciante...

    Voltarei mais vezes aki..
    Adoreii seu blog.

    Beijoos.

    www.maisq1historia.blosgpot.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, amigo, eu concordo com o seu texto. Deixo para você algumas considerações minhas:

    1) não consigo entender como alguém digita "naum" no lugar de "não", entre outras palavras que os teclados andam engolindo por aí... acho feio demais, além de muito chato!

    2) a internet realmente pode viciar, se a pessoa não for cautelosa e passar a colocá-la à frente de tudo. Penso que tudo o que é demais, exagerado, não é legal...

    3) a internet pode ser muito, muito, muito perigosa, principalmente se vidas de pessoas são expostas sem o menor limite. Como te contei antes, são pouquíssimas as pessoas que eu não conheço pessoalmente que eu dou uma abertura maior, no meio virtual.

    4) Realmente NADA substitui a nossa vida REAL... Mas cá entre nós: a internet às vezes é uma boa válvula de escape, não é?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. OIE ENTRA NO MEU BLO E LÊ O POST
    QUERO FALA COM VOCEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  15. Engraçado como seu texto é escrito, muito bom, direto e fácil de ler.
    Agora qt ao que escreveu, realmente é fácil se seduzir na NET, mas veja só, já notou que só existem pessoas "graduadas " e de alto nível? Se vc precisar de um mecânico, pedreiro, jardineiro, uma faxineira e de uma babá, não vai achar com facilidade. Aqui a maioria ( não digo todos, pq alguém pode ter teclado, eu NUNCA conheci, porém...)são : médicos, advogados, jornalistas e uma infinidades de profissionais com curso superior e graduações.Teclei uma vez c/ um que se dizia médico . Nossa! Escrevia tão mal,c/ erros assim "podres", que pensei : "Putz! Deve ser médico mesmo, escreve tão mal que pensa que está prescrevendo uma receita.". De tão incompreensível. Bobagem o que escrevi, mas achei que vc entenderia o que penso ( ou não, né?)
    Vou ler o resto dos seus posts.Gostei do que li aqui nesse , fiquei curiosa qt ao resto.
    Beijinhos!!
    http://cgfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. É amor,como o mundo dá voltas ein....Meu grande amor no orkut...hehehheheh
    Eu te amo Marcus!!!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!