03 janeiro 2009

Observações sobre comunicação



É no mínimo curioso o fato de eu ter decidido escrever este texto que você está lendo, caro leitor, pois segundo o histórico da minha vida blogueira isso faz parte dos motivos que me incentivaram a entrar nela. Explico: desde a época da faculdade de jornalismo, talvez até antes dela, o autor deste blog possuía uma singular admiração e curiosidade a respeito do processo comunicacional: emissor-mensagem - receptor. É claro que, para ser mais exato e especifico, não posso esquecer do item ``processamento`` dentro desse processo. Adoro refletir e entender como se resolve à questão da recepção de uma mensagem, não é toa isso ter sido dos motivos principais para a minha decisão de criar de um blog. O resto é história.

Como bom observador de comunicação (gosto de me definir assim) é possível perceber casos muito interessantes como, por exemplo, os de ruído de comunicação. Uma mesma mensagem, independente do seu conteúdo, pode ser facilmente assimilada por um outro, mas nem tanto pelo outro. O processamento da mesma varia de pessoa para a pessoa, entre outros fatores específicos de cada caso. Ainda há o fato de que nem sempre a recepção é a mesma. O que é límpido e claro como água para você pode não ser tão cristalino para mim. Em casos como esses, sempre observei que no processo complexo da comunicação, é necessário que o emissor adapte sua linguagem de acordo com seu receptor. É uma possibilidade como tantas outras para resolver esse ruído.

Outro tipo de caso que já me peguei observando é sobre a reação de cada receptor para uma mensagem. Usando como exemplo certas piadinhas e/ou brincadeiras, feitas com o intuito de descontrair o ambiente, dá para perceber que nem sempre todo mundo leva isso numa boa. Para o (a) comediante, o conteúdo da sua fala não é, aparentemente, feito com o intuito de ofender, humilhar e magoar. Mas como saber qual é a sensibilidade de cada um e qual é limite certo é o mesmo que aprender a andar em uma trilha de ovos. Nenhum emissor é perfeito, nem mesmo o receptor. Isso todos sabemos. Faz parte de um aprendizado na relação com o outro.

Isso me faz pensar naqueles tipos de pessoas que adoram bater no peito e dizer com todas as letras que não tem ``favas na língua``, ou seja, dizem o que pensam simplesmente. E muitas vezes o fazem sem pensar com a desculpa de ``Eu sou assim`` e ponto final. Admiro mesmo que tem a ousadia e coragem de ser assim na sua atitude para com o mundo. É uma forma de abertura saudável e ao mesmo tempo perigosa, caso a pessoa não tenha defesas quando se encontrar em situações em que não dá para simplesmente retirar o que disse ou varrer a sujeira para debaixo do tapete. Outro tipo que se encaixa nesse sentido é de receptores que processam e concluem rápido demais, algo irritante e, infelizmente inevitável nos dias de hoje. Por causa disso, existem tantos e tantos ruídos de comunicação mais conhecidos como desentendimentos.

Tudo tem seu lado positivo e negativo nessa vida. Palavras podem machucar muito receptor e emissor, provavelmente em intensidades diferentes. Vale lembrar que os papéis não sempre os mesmos e que, portanto, somos todos emissores e receptores. Afinal, comunicação é uma troca constante de mensagens sejam elas quais forem. Aprender como usá-las é, ao meu ver, tão importante quanto o uso delas. Não custa nada e nem tira pedaço parar e pensar um pouco no que dizer assim como não é nenhum grande sacrifício para alguém ter a iniciativa de se colocar no lugar de quem recebe a mensagem. Posso estar sendo exagerado ou analítico demais dizendo isso, o que não me faz mudar de idéia nem um pouco, mas evitar que certos erros comunicacionais ocorram é importante nessa troca chamada comunicação.
  

5 comentários:

  1. Excelente post, vou linkar e acompanhar seu blog, gostei muito. Sempre tive um enorme interesse por comunicação, e erros da mesma, já geraram grandes gerras. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. oie!!
    passei meio atrazada,só pra desejar um feliz ano novo!!
    abraçu

    ResponderExcluir
  3. gostei do txt...
    foi uma otima visão
    e eu sempre curto saber o q a galera pensa...

    ResponderExcluir
  4. Realmente essa é uma singularidade da comunicação: a emissão e a recepção. Muitas vezes a transferência de informações não é entendida como deveria. Por isso existe o bom senso de ouvir com atenção e falar corretamente para que seu receptor entenda!!

    Viu, prestigie também:
    http://indicoesse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. SENSACIONAL ABORDAGEM DO TEMA... A COMUNICAÇÃO É PARTE INTEGRANTE DAS RELAÇÕES HUMANAS... E TAIS RELAÇÕES SE MOLDAM DE ACORDO COM A FORMA QUE AS PALAVRAS SÃO ESTRUTURADAS EM SUAS ORAÇÕES... E AS FRASES E ORAÇÕES MUITO DIZEM DO SER QUE CADA UM GUARDA DENTRO DE NÓS....

    NORMALMENTE PUXO A SARDINHA PARA AS RELAÇÕES HUMANAS, POR ESSA FATO ADOREI SUA ABORDAGEM E CREIO QUE ELA TEM MUITO DO COMPORTAMENTO HUMANO SE LEVADA MAIS AFUNDO NESTE CONTEXTO...

    ABRAÇOS,

    JULIO CESAR

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!