04 janeiro 2009

Papo de nerd saudosista





Essa pode até ser uma reflexão voltada para os fãs de história em quadrinhos, principalmente para os mais antigos. A minha motivação para escrever sobre isso nasceu de uma surpresa que tive esses dias ao chegar em casa e dar de cara com vários quadrinhos antigos (não curto o termo gibi) emprestados por um vizinho. Antigões mesmos, se me permitem o neologismo, visto que todos (ou quase) datam dos nos de 1970 e lá vai bolinha quando nem mesmo este autor era em nascido. Estou lendo aos poucos para curtir e apreciar esses pedaços valiosos do passado da nona arte.

Mesmo não tendo a oportunidade de ler cada uma dessas edições na época em que foram lançadas, é impossível para mim não me transportar para aquela época quando as histórias eram tão mais simples, divertidas e os heróis não precisam de nenhuma reviravolta cósmica caça-níquel para deixar tudo mais interessante e assim vender mais. Falo isso como critica as grandes editoras Marvel e DC comics, ambas cada vez mais especializadas em mega-eventos que ``revolucionam`` o universo do seus personagens, isso, é claro, pelo menos até o próximo mega-evento, que normalmente acontece num curto espaço de tempo.

Tudo bem, entendo que os tempos são outros e que até mesmo os personagens precisam passar por uma evolução. Mesmo assim, é tão interessante ver, por exemplo, o Quarteto fantástico fazendo de tudo para impedir o fim do mundo pelas mãos de Galactus, o devorador de mundos, ao lado do seu fiel arauto, o Surfista Prateado. Ou então, ver Peter Parker se esforçando para resolver seus problemas pessoais (de todos os tipos) e financeiros e ainda assim salvar pessoas que pouco reconhecem seu valor como herói. E o que dizer das aventuras do demônio destemido na cozinhado inferno? Não sabem quem é? É o Demolidor. Ah, mas não dá para esquecer de citar mais dois heróis clássicos (entre tantos) nesse parágrafo como o sentinela da liberdade Capitão América e o seu parceiro Bucky lutando contra o Caveira Vermelha e o monstro verde que ficava cada vez mais forte quando se enfurecia, sabe, aquele atingido por raios gama, o incrível Hulk.

Se você, leitor, conhece quadrinhos já deve ter percebido que todos os exemplos citados são de super-heróis apenas da Marvel Comics. Pois é, ainda não tive a oportunidade de ler as aventuras mais antigas de Superman, Batman, Mulher-Maravilha e cia. No entanto, a oportunidade de ler apenas histórias da editora que já desde aquela época ficou conhecida como a Casa das Idéias é maravilhosa. Não é toa que esse tipo de material mais clássico seja sempre lido e relido, mesmo não sendo tão antigo, por todo tipo de leitor indepentende de idade. Hoje em dia a qualidade caiu muito, assim como os preços subiram diminuindo cada vez mais o acesso dos leitores. Fora isso, tem as grandes sagas (como já citei antes) que prometem tudo até segunda ordem, afinal, certas mudanças drásticas podem ser feitas num passe de mágica como se todo o resto não tivesse acontecido. Exemplos recentes como a mudança radical feita nas histórias do Homem Aranha ilustram perfeitamente isso.

Com esse post, eu não pretendo dar uma de saudosista pessimista. Leio há muito tempo e continuarei lendo, pois não dá para generalizar e dizer que todas as histórias são ruins e nada tem salvação. Mas é tão legal ler o passado nessas histórias antigas e ver como era boa aquela época em que não precisa de nenhuma guerra secreta, civil ou invasão alienígena para tornar tudo mais interessante. Tudo era legal do jeito que era, sem tirar nem por. Infelizmente, o supervilão conhecido como sistema capitalista, já existente naquela época, veio e aos poucos contribuiu para aumentar a ganância de editores malucos.


7 comentários:

  1. Nossa.............fiquei arrepiada ao ler sua avaliação sobre essas revistas antigas, também me transportei aos longínquos anos 70 Eram mesmo mais ingênuas, mas diziam e preenchiam tudo aquilo que nós jovens e adolescentes daquela época procurávamos. De coração filho, fico emocionada em saber que um projeto tão distânte te facina tanto e te motiva a escrever tantas coisas lindas a respeito dessa arte. Espero que siga em frente com este talento que Deus te deu . mami:Gilva

    ResponderExcluir
  2. posso pegar como exemplo (e nem preciso me transportar para os anos 70), os quadrinhos do SPAWN, que começaram arrebatadores, com historias nervosas e hj em dia nao passa de outro titulo nas prateleiras...

    desde 98 mais ou menos, leio praticamente td sobre mangás, acredito ser uma forma de quadrinhos mais diversificada e com temas tremendamente amplos...

    deixo essa dica pra vc (caso nao conheça os mangás... o q axo dificil!)

    otima postagem

    ResponderExcluir
  3. Indiquei seu blog com o selo "6 coisas, 6 links, 6 regras", vê lá no meu blog e segue as regras direitinho pra entender!

    http://seriespps.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OIIIIIIIIIII
    TO T DANDO UM SELO
    PASSA LA NO MEU BLOG

    ResponderExcluir
  5. Muito legal sua postagem...
    cara eu pra ser sincero não li muitos,porém acho muito legal e fasciante esse universo todo.
    Espero que nunca se acabe!
    Meu blog é sobre anos 80 falarei futuramente sobre coisas desse tipo na época tb.

    http://oitentando.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. OU CARINHA SE TA SUMIDO O Q TA ACONTECENDO???????????

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!