03 janeiro 2009

Um dia a mais





Mais um ano acabou e, mesmo sendo inevitável, devo fazer uso do velho clichê de ciclos que se encerram para inicio de outros. Com a chegada de um novo tempo vem a reflexão de tudo o que se passou nos doze meses do ano anterior, esse ainda tão vivo em nossas memórias. Mesmo parecendo inocente, eu, assim como tantas outras pessoas, me pego tendo as esperanças de sempre, todas relacionadas a algum tipo de mudança benéfica.

Já dizia o ditado: ``Hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas``. Um dia a mais diante dos nossos olhos ao abrir a janela do quarto para se deparar com um novo amanhecer explodindo em vida. É nesse começo de história que começamos a fazer para nós mesmos as promessas as quais tentaremos cumprir, sejam elas possíveis ou não. Prova disso são os muito pedidos e desejos feitos na frente do mar, pulando sete ondas, ou no brinde entre amigos e familiares durante os minutos que antecedem a virada de ano.

Não há mal algum em ter esperança no coração, desejar dias melhores para sempre e sonhar com outro mundo possível.  Sempre estamos em busca de alguma coisa para realizar, como casar, ter filhos, um emprego melhor, resolver problemas pessoais e/ou familiares ou ver pronto aquele tão sonhado projeto que há tanto tem sido adiado. Será uma questão de tempo ver se isso tudo vai se tornar realidade ou não, mas a necessidade de buscar a mudança é sempre saudável. Procuramos avaliar o passado recente fazendo uma retrospectiva pessoal em que se separa os momentos bons dos ruins. Mesmo para as pessoas cujo otimismo não tem andando nada bom é possível enxergar pontos positivos e até agradecer por eles. Digo isso, pois ser otimista é um sentimento, um estado de espírito necessário para não esmorecer diante dos obstáculos que vida irá impor no dia-a-dia. Cada vez mais observo pessoas negativas em relação a si mesmas e ao mundo, sempre tão violento e decepcionante.

Lidar com a negatividade nem sempre é fácil e rápido. A tarefa ganha mais níveis de dificuldade quando o foco e a mentalização em acontecimentos ou coisas ruins torna-se um vicio (involuntário em muitos casos) perigoso. Por isso, escolher como você vai encarar o começo de uma nova etapa em sua vida é fundamental para que toda a energia de comemoração e esperança, essa presente muitas vezes logo após a virada do ano, não se perca assim como um amanhecer do dia que começa de forma bonita com as luzes do sol brilhando o inicio de um dia a mais.   

4 comentários:

  1. É Marcus postagem mais ou menos parecida com a minha, positivismo sempre...

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcus...
    Concordo com a sua colocação sobre a negatividade, pois esse "estado de espírito" existe sim, não dá pra dizer que não. O importante, nesses momentos, é dar a essa fase o melhor direcionamento possível, buscando alternativas para nós mesmos. Merecemos ser felizes!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É muito objetivo seu ponto de vista com relação ao ano novo. Se não houvesse esperança não haveria significado algum estarmos aqui. Viver é uma arte, ter fé e esperança é :sublime. mami: Gilva

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!