01 fevereiro 2009

A energia musical



Acho que de tudo o que já escrevi até hoje aqui no blog, esse é com certeza um dos temas mais gostosos de escrever. Mesmo que a música não esteja entre as minhas maiores paixões e atividades, ela é sem sombra de dúvida uma presença constante na minha memória do coração. Digo isso após perceber a energia cada vez mais maravilhosa desse tipo arte. Cantar é uma atitude libertadora e emissora de boas energias, seja para os especialistas e profissionais da área (cantores, cantoras e bandas) ou para os desafinados como eu e tantos outros.
Obviamente não posso continuar escrevendo aqui sem antes revelar meus gostos musicais e a minha admiração nada secreta pela talentosa cantora que ilustra muito bem esse texto. Seu nome é Silvia Prata e, além de ser umas das minhas melhores amigas e também uma das responsáveis pelo apoio em continuar com esse blog, também é alguém que batalha pelo seu sonho assim como tantos e tantos outros que estão na estrada há muito tempo. Para quem quer construir uma carreira e lutar pelo sonho de estar nos palcos e cantar para o público, é preciso ter não só o talento como disciplina, humildade e perseverança para tornar isso realidade. Outro ponto interessante e fundamental para se curtir a voz e o som de alguém é como isso te toca pessoalmente. Certa vez tive a excelente oportunidade de ver um vídeo em que essa cantora dá a sua interpretação para a música ``Sem Ar`` e, com o perdão do trocadilho, fiquei sem palavras por causa da emoção
Sempre gostei de rock, mesmo quando curtia mais música pop. E a lista é variada em nomes como: Aerosmith, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Gun´s and Roses, Foo Fighters, Titãs, Ira, RPM, entre outros. Qualquer pessoa mais com mais conhecimento musical pode ler esse nomes e afirmar que se trata de um rock mais pop. Sendo assim, nem entro nesses termos mais específicos por não ser um profundo conhecedor do assunto. Amo música pela energia que o som passa, independente de estilo, e adoro mais ainda quando ouço sem cansar cds aos quais julgo inesquecíveis ou nada enjoativos. Entre esses estão bandas aos quais me apaixonei pelo seu som a primeira ``ouvida`` (se é que o termo existe) tais como: ``Rosas e Vinho Tinto``, ``Gigante``, ``Eu nunca disse Adeus`` e o ``Acústico MTV``, ambos do Capital Inicial, a minha banda favorita. Isso sem citar o ótimo show ao vivo da banda realizado em Brasília recentemente.
Posso dizer que sou eclético, daqueles que curtem ouvir de tudo um pouco. Quando criança fui um dos fãs do rei do pop Michael Jackson, principalmente os álbuns com seus maiores sucessos como ``Trilher``,``Bad`` e ``Dangerous``. Com o passar do tempo, mais alguns anos da pré-adolescência, vêm as boy-bands Bacstreet Boys e N´sync; cantoras como Chirstina Aguilera. Resumindo, música pop, aquele estilo musical que muitas vezes nos chama mais a atenção auditiva pelo ritmo muitas vezes fácil, principalmente graças a rimas e refrões decoráveis. Isso mostra uma faceta da música, a do entretenimento. Claro, nem tudo na musica pop é assim. Por isso, não se pode generalizar. Também não posso esquecer os cds ``All Right Reasons`` e Silver Side up``, ambos da banda Nickelback, o acústico da banda The Corrs e ``Songs About Jane``, do Marron5. 
Música é a arte do som, também apreciada pelo coração. Ativa a memória trazendo lembranças das mais variadas, boas ou ruins, nos traz alegria, dá vontade de pular e sacudir a poeira para dar a volta por cima. Como o próprio ditado diz, cantar espanta os males. Isso é fato. E também emite uma boa energia para quem canta. Uma sensação boa como sentir o gosto da chuva lhe abençoando ou o sol lhe dando bom dia.

17 comentários:

  1. Sem a musica nada existiria

    a musica é a essencia de todas as cores

    ResponderExcluir
  2. O QUE NOS SERIAMOS SEM A MUSICA?

    COMO FICARIAM AS FESTAS?

    ResponderExcluir
  3. A gente não percebe mas a música esta sempre presente em vários momentos.É a essencia das coisas.

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Marcus..obrigada pelas palavras...
    Realmente a Fênix para mim é incrivel e um simbolo importante que mostra como renascemos em meio as cinzas...
    AAA e a musica..sim,amo a musica, a musica provoca sentimentos incriveis, nos alegra,nos bota pra cima...obrigada por visitar meu blog viu

    ResponderExcluir
  5. Meu OLHAR sobre esse post e todos os outros é sempre RECEPTOR, porque quando BATE o CORAÇÃO é tudo sincero, puro e verdadeiro!

    Música é minha vida. Não sei o que seria de mim sem ela, não sei o que mais eu poderia fazer, senão arte. Obrigada pelo carinho de colocar a minha foto, obrigada mesmo. O texto tá lindo.

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  6. não discutiremos sobre gostos musicais.
    gosto de seu posicionamento a favor da música e isso é o bastante para gostar do seu post, apesar das especificidades dos gostos, que não estão muito compatíveis. rs

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Adorei esse post, seus gostos musicais são iguais aos meus, e detalhe em toda sua faixa etária. Apenas não li menção a Metal melódico, que passei a curtir há uns 4 anos.Têm bandas magníficas e músicas lindas, parecem verdadeiras óperas.
    A música tem o poder de nos transportar e nos embalar qd tristes.
    Ótimo post e se vc tiver um link onde posso ouvir essa cantora citada no texto, por favor me mande. Faço questão de ouvir!
    Ah, se vc tiver um tempinho livre , visite o http://cgfilmes.blogspot.com/
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. a musica eh capaz de tocar ate o mais intocavel!! adoroo
    vc sempre me parando feito boba no pc..kkk
    beijO

    ResponderExcluir
  9. Oii, passa lá no nosso Blog para pegar seu selo, te indicamos como Blog maneiro!
    Vc merece!

    ResponderExcluir
  10. Oi amigo!
    Vou te confessar uma coisa: AMO MÚSICA E AMO CANTAR. Dizem que tenho talento e que minha voz é linda quando canto, entre outros incentivos que já recebi. Mas só Deus sabe o quanto é difícil cantar, para quem não é profissional, assim como eu - que não passo de uma excelente cantora de chuveiro!

    Brincadeiras à parte, admiro todos aqueles que seguem o caminho da música, seja apenas por hobbie ou até mesmo como profissão.

    "Na próxima encarnação, quero ser cantora!"

    Parabéns à sua amiga e diga a ela que já a admiro muito, só por ler o que vc mencionou sobre ela.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. A musica é a mais sincera das artes.
    Capaz de revolucionar, questionar e mudar o que há dentro de nós.

    www.o-despertador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. 'Música é a arte do som, também apreciada pelo coração'

    Concordo com você! Adorei o texto, e não consigo viver sem música :D

    ResponderExcluir
  13. Ah, todo mundo tem ou já teve ao menos uma banda preferida. É fato. A minha, já que venho ao assunto, é Pink Floyd. Mas, tal como você, sou bem eclético. Gosto de Queen, Guns, Maroon 5, Engenheiros, Zé Ramalho e Almir Sater. E muitos outros, aliás. Quando me perguntam o meu gênero preferido, sempre repito:

    "Me mostre a música e eu digo se gosto ou não."

    E é isso aí. Ouvir música, cantar e, mais importante, participar é uma das experiências humanas mais gratificantes. Seja para os profissionais ou para os desafinados como você, eu e tantos outros.

    ResponderExcluir
  14. oie!!tem selinho pra vc no meu blog!!

    ResponderExcluir
  15. Pop faz a gente extravasar!

    M. Jackson é de-mais!

    vai lá no blog, presentinho procê! ^^

    ResponderExcluir
  16. P.S. Vinícius...que a felicidade se acha ao longo do caminho...não no seu final...que a música limpa a alma do pó cotidiano, ouça-a pelo menos ao final do dia, assim poderás ter um doce sono...feliz dia!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!