12 abril 2009

Respeitando o tempo



Certa vez, quando estava conversando com uma amiga, compartilhei com ela uma reflexão a respeito do tempo. Lembro de ter dito que essa entidade representa por elementos como passado, presente, futuro, antes, depois, agora, para sempre, entre tantos outros, tinha sua própria natureza de ser e de agir, muita vezes pouco compreendida por nós, seres humanos submetidos a ela. Não serei eu, é claro, que fará uma leitura exata do tempo. Não. O que pretendo nesse texto é justamente mostrar como compreendo a ação do tempo na minha vida.

Ontem ao rever essa mesma amiga, tive a oportunidade de relembrar fatos da minha vida nesses anos em que ela não esteve fisicamente ao meu lado. Um dado mais do que importante é a nossa amizade que, mesmo com a separação física ocorrida pelo retorno dela ao estado onde nasceu, se mantém como sempre foi, mas com características acrescidas pela maturidade de toda a relação forte e verdadeira como a nossa.

Ao contar sobre a minha vida e as mudanças ocorridas nela pude perceber com ar de surpresa a transformação por qual passei. Por mais clichê que pareça, é bem provável que eu faria tudo da mesma forma se pudesse reviver cada segundo. O melhor de tudo foi sentir orgulho da pessoa que me tornei após tudo que passei. Obviamente, o processo não acabou. Ainda bem. Afinal, eu sou como todo ser humano: uma metamorfose ambulante. E é por causa dessa capacidade mutante que a vida se torna cada dia uma caixa de infinitas surpresas.

Não posso dizer o quanto é extremamente impossível segurar a vontade de sentir saudade de certas épocas que nos marcaram. Algumas consideradas como ritos de passagem, como é o caso de uma faculdade. Ah, aqueles quatro anos de estudos e descobertas pessoais e profissionais com certeza são inesquecíveis e até merecem um espaço para eles em um futuro texto. Também não dá para esquecer, infelizmente, de todos os momentos de dificuldade ocorridos tanto na época citada como nos posteriores a ela. O mesmo pode se dizer de quando e como foi possível superar cada uma dessas barreiras, além do quanto tudo isso foi necessário para me fortalecer me tornar uma pessoa madura o suficiente para sobreviver nesse mundo difícil como adulto.

Enfim, o tempo é assim: histórias com inicio, meio e fim. Páginas e páginas escritas pela vida e sempre lidas com doses de emoções variadas. Por isso é que devemos lembrar o passado com saudade e viver o presente com toda a intensidade. Sendo assim, o futuro estará em constante transformação e será o que fizermos dele. 

8 comentários:

  1. Belissimo texto, seu relato me fez recordar de um passado em que eu era uma pessoas e hoje vejo meu presente, sou m cara totalmente diferente, assim como vc relatou no seu texto.

    "O tempo nao para"

    http://eitavidameu.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Íncrivel texto !
    belza mesmo..
    é, mudamos muito..
    como você disse na citação de Raul Seixas se não me engano !
    :)
    bom, relembrar os fatos do passado eu faço muitas vezes, é sempre bom, pensar e refletir no que mudamos, se mudamos para melhor ou parar pior.

    Ps: isso que ocorreu contigo, aconteceu comigo ontem:)
    abrá.
    :*

    ResponderExcluir
  3. Bom..Bom.. Como diz o velho ditado:Recordar é viver...Vivo porque recordo. Bem sei que tudo que dissestes faz parte de uma vida rica, e é só vivendo que adquirimos tais conhecimentos.Nunca é tarde para despertar e aceitar a vida como ela foi desenhada. As dificuldades e barreiras são requisitos importantes para crescemos e vivenciarmos que nem tudo está perdido quando resta esperança. esperança. É isso aí bicho...vá em frente...suas estrada é longa. Beijos mamãe..Gilva

    ResponderExcluir
  4. O tempo voa, e ele não pode nos prender tic tac's, como diria SR. Magorium 37 segundos bem vividos equivalem a uma vida.
    Temos muito tempod entro de 1 hora, temos 60 segundos, é tempo par caramba, e tem muita coisa ai pra fazer.

    Seu texto me fez lembrar tb e de muitas coisas, parabéns!!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Tempo, mano velho...
    Falta um tanto ainda, eu sei!

    O tempo nós temos
    O tempo é escasso
    O tempo passou
    O tempo não pára
    Cada coisa no seu tempo
    Bons tempos aqueles
    Ahh o tempo...

    Salve o tempo, e aproveite-o de todos os lados.
    De tras pra frente, de cima pra baixo...

    Tempo, nos dê mais tempo!

    Uma semana de paz,

    ResponderExcluir
  6. o tempo passa e não podemos ser escravo dele;;;temos que saber usa lo a nosso favor...

    http://verdadesentrementiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Realmente, qd contamos a alguém sobre o que passamos, aí notamos qts coisas foram vividas, parece que somos levados nas costas. Essa impressão temos, mas sabemos que qd estamos vivendo o momento, ele parece eterno.
    E claro, como bem escrito por vc,devemos viver o presente com intensidade sim! Mas veja algo, o passado tb foi vivido com intensidade...né??? rsss. É a vida!
    Beijinhos de Rozangela melo
    Se quiser retribuir a visita,fique à vontade
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog
    www.cgfilmpictures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Precisamos mesmo respeitar o tempo, pois além de tudo, ele cura muitos males.

    Olhando para esse lado da moeda, quando temos uma grande questão a ser resolvida a médio ou longo prazo, nada melhor do que dar tempo ao tempo. Assim, é possível pensar com mais clareza, analisar sem tanta ansiedade uma possível solução para o que está em pauta no momento. Existem problemas e dificuldades que dificilmente podem ser resolvidos a toque de caixa: é nessa hora que podemos sempre contar com um grande aliado: o tempo, que acalma e resolve tudo.

    Bjos!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!