07 junho 2009

Os efeitos do amor


Embalado pelo feriado iminente do dia dos namorados, esse escritor-blogueiro e solteiro que vos fala resolveu abordar o assunto nesse texto. E é inevitável a sensação de deja vú que tenho no momento, pois o tema paixão/amor foi minha motivação inicial para voltar a escrever regularmente neste blog em um passado não muito distante. O que há de novo, então, para se falar sobre esses sentimentos tão bonitos, confusos e modificadores do comportamento humano? Talvez algo, talvez nada, nunca se sabe.

É praticamente comprovado que qualquer ser vivo quando se apaixona torna-se um bobo sensível e alegre. Os olhos parecem ser trocados por óculos especiais, parecidos com aqueles para se assistir cinema em mais de uma dimensão e, talvez por isso, é que dizem que o amor é cego. Mas não são apenas os olhos os únicos e, muitas vezes, nem sempre os primeiros a serem afetados. Os outros sentidos, obviamente, ficam bagunçados e até certo ponto distorcidos.

Os efeitos não param por ai. Apenas começam. Afinal, não é a toa que estar amando seja uma fonte inesgotável de inspiração para belas produções artísticas e poéticas. Caso eu pudesse descrever mais claramente, mesmo isso sendo quase impossível, diria que é como se um admirável mundo novo de possibilidades criativas se abrisse na mente e em corações apaixonados.

Acredito que a paixão é o fogo inicial, a semente que brota em corações ávidos por serem preenchidos por quem lhes corresponda possivelmente na mesma intensidade. Apaixonar-se pode ser complicado, quando isso fica apenas no ``platonismo``. Fica mais próximo da dor e do sofrimento também. No entanto, tudo na vida é um eterno aprendizado. Por incrível, só mesmo a dor para nos fortalecer e nos fazer aprender com os erros. É muito comum perder lentamente o amor próprio nessas horas. E esse é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes sentimentos que devemos cultivar. Você recebe aquilo que envia. Se você se ama, o amor retornará para você de diversas formas, sejam elas na forma da alegria em viver aceitando a si próprio ou atraindo alguém que reconhece em ti uma pessoa que não esquece do seu próprio valor.

Há um trecho de uma música do Rentato Russo que diz que o sol nasce para todos. Acho que isso serve de uma forma geral até mesmo para aqueles que não encontraram sua cara-metade ou tiveram a oportunidade de se apaixonar perdidamente por uma pessoa que lhe tire os pés do chão. Não há lógica nenhuma que explique isso. No fundo, quando o assunto é amor, queremos um final feliz, um beijo da pessoa encantada dizendo que estará ao nosso lado principalmente quando os nossos sonhos se realizarem.

7 comentários:

  1. O amor está no ar... e que mal há nisso?

    É bom estarmos apaixonados, pois a paixão nos proporciona, de certa forma, respirarmos novos ares,olhar tudo com nova perspectiva... não deixa de ser um desafio, mas, na vida, precisamos nos surpreender sempre para não cairmos na mesmice. Pense nisso!

    Todos merecem um final feliz. De um jeito ou de outro, agora ou depois, o importante é saber que ele virá.

    Bjos! Se cuida...

    ResponderExcluir
  2. É isso, mesmo.

    As pessoas confundem demais amor com paixão, por isso sofrem tanto.

    Mas, no fim, o amor é uma coisa tão linda!

    E o final feliz é melhor ainda!

    ResponderExcluir
  3. Olha, cara... ainda hoje, comentava em outro blog sobre isso... Mais um dia 12 e eu chupando dedo. Agora, pior pra mim, é não estar sozinho... É não estar apaixonado! Quer coisa melhor do que aquela sensação de que em algum lugar do mundo, aquela pessoa está levantando, tomando banho, almoçando...? Claro, quando o sentimento é correspondido... Maravilha!

    Fazer o que, né? Quem sabe, até o dia 12 a gente se arruma???

    Moças interessadas:

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    Aproveita e me dá a honra de sua visita...

    Rsrsrsrs!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. udo na vida é um eterno aprendizado..adorei o texto como sempre!!
    beijO chuchu

    ResponderExcluir
  5. oie desaparecido obrigada por sumir e nem passar no meu blog de vez em kuando

    ResponderExcluir
  6. Se apaixonar é tão bom e tão assustador.
    Porque estar apaixonado é estar no zoom, no hiperfoco.
    No momentp estou na entre-safra. Os óculos estão perdidos em alguma gaveta, meio empoeirados.
    Mas sempre podemos cultivar a paixão por algo, pela vida.

    Beijos
    Espero uma visita sua no meu blog

    ResponderExcluir
  7. O último ano solteiro hein amor?!rsrsrs
    Fico te imaginando escrevendo este texto.A sua carinha...
    O nosso dia dos namorados é dia 30 de Outubro!
    Amei esta parte: É praticamente comprovado que qualquer ser vivo quando se apaixona torna-se um bobo sensível e alegre. Os olhos parecem ser trocados por óculos especiais, parecidos com aqueles para se assistir cinema em mais de uma dimensão e, talvez por isso, é que dizem que o amor é cego. Mas não são apenas os olhos os únicos e, muitas vezes, nem sempre os primeiros a serem afetados. Os outros sentidos, obviamente, ficam bagunçados e até certo ponto distorcidos.E o cinema não escapou né amor?!
    E a melhor parte é esta: e você se ama, o amor retornará para você de diversas formas, sejam elas na forma da alegria em viver aceitando a si próprio ou atraindo alguém que reconhece em ti uma pessoa que não esquece do seu próprio valor.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!