18 julho 2009

Divagações sobre o olhar



Creio que em muitas situações da nossa vida temos a oportunidade de refletir sobre como realmente percebemos o mundo a nossa volta ou, mais especificamente falando, sobre a forma como entendemos o outro no ato de sua comunicação. Sei que parece um pouco vago esse inicio de texto, mas trata-se de uma divagação noturna feita apenas com o intuito de ser uma espécie de desabafo. Por isso, não se importem com a minha falta de rumo desta vez.
O que mais me motiva a pensar sobre esse assunto e refletir sobre isso é que a comunicação é nada mais nada menos do que um espelho do que e quem realmente somos por dentro. Muitas vezes é por ela que revelamos nossas faces ocultas que, por sua vez, podem confundir a idéia de identidade própria. Mesmo que analisemos a comunicação pensando em emissão - processamento - mensagem - recepção sempre há de se levar em conta que não se trata apenas de uma questão puramente racional como essa ``formula`` aparenta mostrar pela sua estrutura.
Quem nunca se questionou pelo menos uma vez sobre o fato de ter sido entendido errado ou não? Eu já fiz isso e acredito ser necessário esse autoquestionamento, pois nem sempre temos como ter certeza de como o nosso receptor processa nossa mensagem, ainda mais quando há questões emocionais envolvidas. É ai que entra, na minha opinião, o peso da palavra, o seu impacto claro e, talvez, perceptível a olhos nus seja através de reações adversas como tristeza e raiva.
O grande problema é que nem sempre quem comete o erro de atacar o outro com palavras tem a intenção de fazê-lo com o intuito de machucar. O que não o torna isento (a) de culpa, pois até mesmo na comunicação simples e verbal há como palavras se transformarem em punhais e terem provavelmente a mesma eficiência quando o assunto é ferir por dentro.
Por isso, penso que a cautela na comunicação é uma boa estratégia para se relacionar com as pessoas. Comunicar-se sabiamente é ter um poder que implica muita responsabilidade, pois a mensagem certa dita da forma correta é capaz de provocar mudanças que não ficam apenas no campo da fala mais influenciam decisivamente na hora da ação. Sendo assim, é sempre bom lembrar que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

3 comentários:

  1. É...

    Existem formas e formas de dizer o que pensamos, e aquela parte em que vc diz que as palavras podem se converter em verdadeiro punhais capazes de ferir as pessoas é a mais pura realidade.

    É preciso, muitas das vezes, aprender a ouvir, muito mais, do que falar desenfreadamente.

    Comunicar-se bem, afinal, é uma arte!

    ResponderExcluir
  2. Adooorei o texto, o que mais me chamou a atenção foi a fotografia... Amo demais isso! :)

    ResponderExcluir
  3. Éo segundo texto que leio mais ou menos nesse estilo de reflexão, é muito bom refletir.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!