20 julho 2009

Espantando os males


Certa vez tive a oportunidade de escrever sobre a energia musical e como essa é um importante emissor e transmissor de positividade. Lembro que naquela ocasião eu me divertia bastante com algo que adoro fazer até hoje: cantar. Mas era só para mim mesmo tanto na frente do computador como em outros ambientes mais ``solitários``, o que com certeza não mudava em nada a sensação de prazer inevitável que eu sentia toda vez que cantava as minhas músicas preferidas. No entanto, tive a oportunidade de descobrir essa noite mesmo o quanto vale a pena se arriscar levando sua vontade de cantar para outros palcos. No caso em questão, o de um karaokê.
A vergonha e o medo de pagar um mico geral, quem sabe um King Kong, sai pela boca em forma de letras cantadas com alegria e descontração para quem, como diz o ditado, quer espantar os males de sua vida. Mesmo quando a voz não é bonita, o que com certeza é o meu caso, o importante é se divertir sem se importar com vaias e erros de sincronia.
Cantar é muito mais do que aparenta. É uma viagem pela imaginação transformando cantores ou cantoras definidos pelo amadorismo em profissionais prontos para brilhar com um microfone na mão. Para quem se envolve com a letra de uma música, cantar é também uma autoconexão. Em outras palavras, é uma poesia do som.
A música, essa forma de diálogo única, tem como objetivo passar mensagens criadas muitas vezes com o intuito de fazer com que o receptor/ouvinte tenha a oportunidade de refletir sobre palavras que expressam e compartilham experiências de quem as dá vida. Dependendo da ocasião, isso pode te tocar o coração deixando bem claro que esse orgão do corpo humano tem uma sensibilidade diferenciada.
Há várias músicas que adoro cantar, uma delas inclusive ajuda a ilustrar um pouco a idéia que busquei passar neste texto. Segue um trecho dela: ``Então deixa a música controlar sua mente. Apenas relaxe e você descobrirá. Você vai voar para longe. Fico feliz que você esteja no meu caminho. Adoro enquanto estamos viajando juntos. A música é tocada para o amor. Viajar é feito para o amor. Adoro quando estamos viajando juntos.`` (Cruisin de Huey Lewis & Gwyneth Paltrow no filme ``Duets``)

3 comentários:

  1. ✿ola...passei so pra desejar uma otima semana...passa la no meu ta atualizado..bjuu✿

    ResponderExcluir
  2. Marquito,

    Vc tocou na minha ferida...
    Além de escrever, EU AMO CANTAR!

    Só de ler o seu texto já me senti mais feliz ao imaginar o clima de descontração que você sentiu ao cantar em um karaokê. Eu também já fiz isso e o sentimento é delicioso! Dá para jogar fora todos os nossos fantasmas...

    E como diz o ditado: "quem canta, os males espanta", não é verdade?

    Bjos! Adorei, como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Juro q vou copiar sua idéia e escrever algo sobre música em meu blog. Adorei sua iniciativa!
    Eu canto qdo estou triste (e aproveito e choro ouvindo algo q aprecio), canto quando estou alegre (aproveito e danço adoidado), canto para lembrar (de pessoas que foram importantes na minha vida e de momentos e lugares q sinto saudades), canto para ter inspiração), ou seja, música p/ mim é sinônimo de vida!
    Como diria uma música interpretada por Paula Toller "não precisa de dinheiro pra se ouvir meu canto. Eu sou canário do reino e canto em qualquer lugar".
    Parabénssss! Amei seu tema!
    Bjss, Fernanda (pautajornalística)

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!