23 julho 2009

Uma terra de nerds




Nesse final de semana tive a oportunidade de ir pela primeira vez fantasiado à um evento que sempre me chamou a atenção: Anime Friends. Apesar do nome fazer referência direta aos desenhos animados japoneses que fazem tanto sucesso por aqui, o ambiente certamente não ficou restrito aos personagens nascidos na terra do sol nascente. Lá foi possível ver dos mais variados tipos de heróis e vilões da ficção de outras nacionalidades, sejam esses do cinema, da tv ou dos quadrinhos. Sim, isso mesmo, repito: os heróis e vilões estavam por lá. Esses seres fantásticos que habitam nossa imaginação e também nos ensinam tanto, mesmo que aparecessem na pele e figurino de muitos seres humanos dali ganharam vida naquele local, assim como costuma acontecer em muitos outros locais desse tipo.
Tudo isso é mágico, lúdico, especial, engraçado, legal e divertido. Acho que são até as melhores palavras para definir eventos desse tipo. Como eu não podia deixar passar essa oportunidade em branco, também entrei na ``dança`` com a minha tentativa, não tão bem sucedida por sinal, de me fantasiar de um personagem de histórias em quadrinhos. Em outras palavras, fiz o que as pessoas que fazem parte desse universo nerd chamam de ``cosplay``. Essa palavra é a abreviação de costume play, que pode ser traduzido do inglês por jogo de disfarces, refere-se à prática de se fantasiar de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, assim como bem explica a Wikipédia neste link aqui.

Rikku (Ursula) e Yuna (Dafne)


Para a escolha do meu primeiro cosplay, resolvi pela opção mais prática para produzir um personagem. Ao mesmo tempo, acabei homenageando uma das maiores criações dos quadrinhos. Trata-se do The Spirit, personagem criado pelo lendário Will Eisner. Foi muito legal, mesmo não sendo o meu super-herói preferido, o Homem-Aranha. Afinal, mesmo lançando mão de qualquer inibição e vergonha para usar máscara, chapéu, sobretudo e gravata (ambos escuros) eu ainda não estou psicologicamente preparado para me lançar em um colante vermelho e azul com um aranha no peito. Ainda não.

Kakashi e Gon (Viviane)


O mais legal de toda essa experiência é ter certeza que a idade não é um impedimento para participar da brincadeira, algo que para alguns certamente seria um bom motivo de desculpa para não entrar de cabeça nessa ``terra do nunca`` que é esse mundo cosplay cheio de seres como Homem-Aranha, Naruto, Goku, Coringa, entre tantos e variados outros. Não ter uma idade especifica para ter essa experiência única é importante, pois lhe dá a chance de realizar ao mesmo tempo um sonho de criança e de recuperar lembranças de uma época mais inocente.
Sendo assim, posso entender melhor o que é fazer um cosplay e o quanto vale a pena se despir daquela realidade séria e chata chamada vida adulta para curtir mais a vida com atividades que não só deixam a criança como o super-herói que existem dentro de mim morrerem no limbo do esquecimento. Para mim, essas são idéias que só foram reforçadas no meu coração e em minha mente nesse dia de cosplay.

27 comentários:

  1. o correto seria "Uma terra de otakus"
    que não deixam de ser nerds ,mas,nerd tem muitas classificações

    ResponderExcluir
  2. Concordo,o que nos caracteriza verdadeiramente é o termo japonês OTAKU que se não me engano significa fanatico, entre outros significados.Nem todos que fazem cosplay são "nerds".

    ResponderExcluir
  3. aehuhaeuhaeuaheu
    boa parte dos Otakus tbm se enquadram como nerds xD

    *.* caaaara! eu ia pirar num evento desses ! \o/ muito legal :3

    ResponderExcluir
  4. A resposta da sua pergunta já está no blog, dê uma passadinha lá pra ver.

    ResponderExcluir
  5. haha!! Mto bom o blog. Eu queria ter ido nesse evento!! =/

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. oksoakokaoskas muito bom XD

    eu ja fiz muito cosplay
    sinto até saudades :D
    aoskoaks

    muito legal :D

    ResponderExcluir
  7. Orra que massa, o kakashi ficou mto mbom!!!
    tbm queria ir fantasiado num evento um dia :(

    passa lá
    http://encantosemcontos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Hehehe boa parte dos Otakus tbm se enquadram como nerds xD [2]

    Acho fantastico a admiração deles! x)


    :***

    Beijoos

    http://wanessalins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parece que todo o pessoal entrou mesmo no clima, uma grande viagem a esse universo que já deixou de ser infantil e ganhou a admiração de todas as gerações. Gostei da produção!

    ResponderExcluir
  10. Pô, nunca fui, mas parece ser muito legal.
    E realmente pelas fotos, parece que não dá só gente fantasiada dealgum personagem de anime.
    Muito legal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcus, obrigada por comentar no meu blog! As flores são realmente os órgãos sexuais das plantas que produzem flores, e a reprodução é feita através da polinização, que pode ocorrer de várias maneiras, mas uma delas é atrair insetos, através do seu perfume e coloração, para que estes transportem o pólen.
    Muito legal o seu post, esta festa deve ser muito divertida mesmo. Eu adoro festas à fantasia, na faculdade tinha muitas. Mas nunca fui numa de Anime.
    Vi que você gosta de cantar, então dá uma olhadinha no meu novo post:
    http://moradadevenus.blogspot.com/2009/07/amor-egipcio-na-voz-de-pavarotti.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcus, obrigada novamente pela visita. Para quem não está acostumado com ópera ela realmente é difícil de se apreciar. Não é fácil aos ouvidos. Digamos que a ópera é tipo um musical da música clássica, ela é encenada, conta uma história. Se vc tem interesse recomendo ouvir primeiro as composições mais tradicionais na voz de cantores líricos mais populares, mais conhecidos (como o Pavarotti mesmo, ele tem várias coletâneas). Aí vc vai adaptando o seu ouvido, conhecendo os compositores e adquirindo alguma crítica. Ou pode ser que vc não goste de jeito nenhum, tem gente que odeia. Mas tudo é uma questão de ir conhecendo e treinando o ouvido, a música clássica não é facilmente " digerida".
    Abçs!
    Paty

    ResponderExcluir
  13. Que bacana, amigo!
    Certa vez, acho que no ano passado, assisti a uma matéria na TV exatamente sobre esse tipo de evento. Tem pessoas que se fantasiam EXATAMENTE IGUAL aos personagens... incrível isso, né?

    Você deve ter amado mesmo estar lá, ainda mais que curte tanto uma boa HQ... detalhe: ver você fantasiado de homem aranha seria impagável, rs....rs.... rs.....

    Abração da Vivi!

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcus, eu tenho msn mas quase não utilizo, vc tem orkut, aí eu te adiciono?

    ResponderExcluir
  15. Marcus!!

    Quanto tempo eu não postava né?
    Meus dias andaram corridos.

    Muito legal esse post, eu quase fui num evento assim quando teve em Porto Alegre esse ano...
    Deve ser divertido.

    É legal usar a imaginação e se fantasiar de vez enquando né?

    Beijo!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente amei ter ido ao AF de cosplay. É uma experiência incrível estar caraterizada do seu personagem, entrando no universo dele.

    Sou nerd, otaku, e assumo mesmo! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu sou nerd assumido, mas creio que esses aew seriam os otakus,não?

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Q máximooo...só agora entendi o pq de sua fantasia!
    Acho que você se desculpou demais em seu texto, afinal que mal há em prestigiar personagens que foram tão importantes para a nossa infância? Uma época tão gostosa da vida...
    Eu por exemplo, amo até hj Turma da Mônica. E não me julgo infantil por isso!
    Bjsss, Fernanda (pautajornalística)

    ResponderExcluir
  19. Desses personagens que que apareceram nas fotos, conheço o Kakashi, apenas. É que não sou tão ligado ao universo dos animes, não por não gostar, mas por não ter tentado, ainda.

    Agora, quanto aos heróis e vilões de todos os tempos, bem como a esses eventos onde os reencontramos, constituem uma experiência verdadeiramente interessante. Afinal, alguns filósofos nem diferenciam o que temos por realidade do mundo onírico.

    ResponderExcluir
  20. Esses eventos são ultra nerds e por isso ultra legais haahhaha
    Pra quem gosta de animes, é um prato cheio, quase um paraíso.

    ResponderExcluir
  21. Nossa muito legal esse seu espaço... :) Fiquei feliz com essa minha descoberta, vou tentar esta sempre por aqui. Sinta-se a vontade pra tb visitar o meu mundo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. haha. Eu não sei ainda como é essa terra de nerds, porque aidna não visitei. Mas tenho muiat vontade de ir. Sou fã de anime e quero também ser pelo menos um dia meu personagem favorito :D (Amane-Misa- Death Note)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. oi Marcos, obrigada pela visita! este filme é muito bom mesmo, se vc tiver oportunidade assita, é antigo mais é bom. Adoro também " amor além da vida", também é um dos meus filmes favoritos.:)

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcos, obrigado por passar no meu blog,Quanto ao seu achei o maximo, quanto aos neds, não entendo muito sou muito velha p isso, mas meu filho mais velho ia sempre em festas anime e adorava, agora q ele parou de ir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. meu sonho é ir no AF *-*.
    mas moro no ceará xD

    Eu sou nerd,não sou é retardado xD
    mas sou nerd,gosto de estudar.

    Otaku?ai não,só curto,mas não sou viciado.

    ResponderExcluir
  26. Euu queroo ir num evento desses *--*

    KAKASHI meu amoor *--* kkkk

    ameei \o

    :*

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!