28 agosto 2009

2º Gaveta aberta: A energia da motivação


Caros leitores, vamos nos propor um exercício de reflexão e descobrir exatamente quais são as peças que mexem para valer com a nossa motivação. Para isso, é necessário tentar entender o que significa esse sentimento tão curioso que mobiliza ações humanas a darem o melhor de si em prol de um objetivo. No entanto, essa é uma questão muito subjetiva e vasta se tentarmos enxergar as possibilidades de elementos que podem motivar uma pessoa a fazer algo.

Tendo como exemplo o trabalho de um vendedor que só ganha por comissão, podemos ver que é simples entender o que o motiva. Esse profissional irá por sua vez trabalhar como se seu emprego dependesse de cada venda. E não poderia ser diferente, certo? O que ele tem a perder? Nada. Irá com a cara (de pau) e a coragem para fazer de cada venda a melhor, afinal sua renda e seu sustento dependem disso.

Pode parecer simples, mas não é. Todo caminho tem suas pedras, independente da meta que temos que alcançar todos os dias. Isso pode ser enxergado como um ponto de motivação, pois todos sabemos que a adversidade será uma certeza no trabalho. Sendo assim, porque não nos desafiamos a transformar o não em sim?



Nesse sentido, trava-se uma batalha contra o desânimo e o cansaço limitando os pensamentos à única e fácil desistência. No entanto, não podemos esquecer que dentro de cada um de nós há uma energia forte e acesa como o poder do fogo que não se extingue nem mesmo com a mais forte das tempestades. Está viva dentro de nós a certeza de que somos capazes de obter a vitória mesmo que para chegar até essa tenhamos que caminhar pelo fogo de pés descalços e olhos abertos. É como ter fé em Deus sabendo que esse existe, mas não é visto a olhos nus e científicos cobertos pela razão e embasados pela lógica.

Infelizmente, encontrar a motivação certa com a dose que precisamos nem sempre é tarefa fácil, pois, como foi dito antes, é algo muito pessoal e por isso cada pessoa tem algo que a motive em especifico. Dessa forma não se pode esperar que qualquer outra pessoa seja capaz de encontrar essa energia tão vibrante e quente como o fogo que é a motivação. Uso o exemplo do elemento da natureza porque a sensação ao meu ver é algo tão verdadeiro como o calor humano. Aquece corações e almas para despertar a inspiração que ilumina seus potenciais.

23 comentários:

  1. excelente blog. Texto ótimo, muito bem redigido. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Em administração existia uma tópico que quase tomou toda uma disciplina, que foi a motivação. De fato a motivação é a base de tudo, desde o momento de levar da cama até realizar nossas atividades, infelizmente não simples mexer com ela, já que é só o meio "só" pela força da expressão...

    Boa escrita, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. De fato, motivação está em tudo. Tudo que a gente faz tem uma razão, um propósito. Desde o propósito mais tosco até o mais nobre.

    Gostei do seu texto. Faz bem pra alma ler coisas sem erros grosseiros de português.

    Gabriel.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso conseguir uma motivação mais palpável. Minha motivação mora a 1200km de mim.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcus!

    Acredito que a maior motivação do homem é a concretização dos seus sonhos. Lutar para que isso aconteça - nunca esquecendo de si mesmo e cultivando o apoio dos outros por meio da amizade e humildade, talvez seja a nossa mola maior.

    Parabéns pelo texto!


    Abraço,


    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Antes do sucesso existem muitos nãos é preciso saber lidar com isso e transformar o não em sim, mesmo que isso demore um pouco para acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Acho que além da motivação para podermos atingir metas e objetivos temos que ter a coragem!
    Vou usar o seu exemplo, um vendedor tem uma meta de R$200,00 por dia, ele tem a motivação necessária para atingi-lá, mas falta a coragem para tentar vender mais, achando que esta sendo chato com o cliente e etc.
    Outro exemplo, um op. de telemarketing, ele tem a meta de levar para a empresa 4 pessoas por dia para visita, ele tem motivação e até mesmo capacidade para isso, mas não tem coragem, pois o medo de tentar tornar o NÃO como um SIM fala mais alto.
    Motivação para algo todos nós temos, mesmo nos momentos de dor e cansaço, sempre tem aquela "válvula" que reserva mais motivação e nos faz seguir em frente.
    O que falta mesmo é a união de motivação com coragem, uma pessoa que consiga mesclar os dois, com certeza terá sucesso no que faz.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. É importante acreditar, se convencer daquilo que estamos "vendendo", pois somos todos vendedores. Primeiro de nós mesmos, pois nosso primeiro produto é a credibilidade que somos capazes de deixar transparecer. Depois vendemos "algo" que, para que seja vendido deve ser bom e útil. Assim, para que possamos vender, temos que ter um bom motivo para isto. E o motivo deve ser intrínseco. Isto, no meu modo de entender seria a motivação.

    ResponderExcluir
  10. lindo seu podt,realmente para fazermos alduma coisatem que haver motivaçao,eh verdade.Blog muito bom,amei!

    ResponderExcluir
  11. "não se pode esperar que qualquer outra pessoa seja capaz de encontrar essa energia tão vibrante e quente como o fogo que é a motivação".

    Principalmente aquelas que trabalham em profissões onde a síndrome de Burnout (pra falar em fogo...rss) ataca com maior frequência, mesmo aqueles profissionais que era motivados, aliás, super motivados e de repente veem-se perdidos e começam a questionar se seus esforços valeram a pena como trabalho relevante.

    Professores costumam desenvolver esta síndrome, embora sejam os mais apaixonados e dos mais que se motivam para o seu trabalho.

    abs!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda procuro a minha quando acho que ela está nas minhas mãos eu perco de novo...Mas acho que é assim mesmo faz parte da vida...
    Gostei do texto e da forma sutil que foi escrito deu personalidade pra ele...Parabéns :)

    ResponderExcluir
  13. Encontrar motivações é um dos maiores desafios da vida - e não só no campo profissional.

    Muito bom o seu texto.

    ResponderExcluir
  14. A motivação deve ser a principal ferramenta para alcançarmos nossos objetivos, talvez até mesmo a longo prazo...

    Então, o desafio maior não é conseguir a motivação, mas mantê-la viva dentro de si (pelo menos na minha opinião...).

    Para isso, precisamos estar sempre atentos para não deixar a peteca cair. Com certeza, precisamos buscar todos os dias um "algo mais" para nos motivar e assim "alimentar" a motivação do dia a dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    A motivação depende muito de fatores externos e internos, e cada um tem os seus...

    A Vivi disse uma coisa interessante, que o principal problema não é ter motivação e sim mantê-la.

    Concordo, pq existem n fatores que atuam em nossa vida colocando obstáculos.

    O Randy Pausch disse em uma de suas palestras na Universidade de Carnegie Mellon que obstáculos são muros, e eles existem por uma única razão :

    - Mostrar o quanto queremos as coisas do outro lado.

    Esse é o tipo de motivação que todos devemos ter,a de saber que existe as dificuldades e que elas só estão ali para que nós mesmos saibamos o grau de interesse que temos sobre os desejos ou metas cobiçadas.

    Muito bom seu blog,já o conhecia pela Vivi que me indicou-o algumas vezes.Vou linkar seu blog no meu para que possamos compartilhar nossas idéias.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcus, tudo bem?
    Vi um comentário seu no blog de uma amiga, a Erica, e resolvi te visitar. Muito legal isso que você escreveu! Me senti até mais motivada (não pro trabalho, que por enquanto não tenho, mas pra faculdade mesmo! E até pra própria vida).

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. adoreii o blog, e obg por visitar o meu :)

    a motivação realmente é algo que move agente, que nos alimentaa, cadaa um tem uma fonte de motivação diferente, mas temos que saber usá-la de forma positiva, pois há motivações q nem sempre são boas :S

    boaas pelavras!

    :**

    http://pequenab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Sei bem que a função de cada um, é resultado de seu potencial, não importa se é árduo, tempos que encarar como se fosse a melhor coisa do mundo, fazendo das pedras um degrau, só assim venceremos. Se todos penderem para os ramos "NATA", o que seriamos-mos sem coletores de lixo, pedreiros, carvoeiros, coveiros etc. Isso vem mostrar, que o quinhão que nos cabe, tem que ser abraçado como meta e que desse labor é nossa sobrevivencia, fazendo como se fosse o melhor serviço do mundo. (mamãe)

    ResponderExcluir
  19. Marcos, é um tema bastante rico e complexo. A motivação vem de veias tão subjetivas que é difícil precisar seus motivos, sus incosntâncias, seus períodos de queda. No meu caso, sou alguém que precisa ser constantemente motivado, acho que tenho alguns insights de autosabotagem, preciso sempre de bons motivos para seguir com afinco.

    Obrigado pelo comentário em "Descontrução" no meu blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Obviamente tem coisas que nos trazem uma motivação especial...porém, creio que o principal desafio do ser humano é se automotivar...
    Problemas, dificuldades, limitações...isso faz parte da vida e infelizmente temos que nos adaptar a tudo isso.
    Feliz daquele que consegue encontrar a felicidade...mesmo diante do desafio constante que é viver. Sim pois, apesar de maravilhosoooo...não é fácil!
    Bjsss, Fê

    ResponderExcluir
  21. Amor,você é minha maior motivação.
    Me faz querer sempre ser uma pessoa melhor.Te amo!!!

    ResponderExcluir
  22. A comparação da energia motivacional com o fogo é perfeita, na minha opinião. Precisamos de calor para sobreviver e nós mesmos transmitimos nosso calor às outras pessoas.
    Com esse pensamento, digo que a motivação pode surgir também vinda de outros indivíduos.
    Seja por alguém que amamos ou que nos ame.
    Não é simplesmente agir para agradar ou buscar aprovação de alguém. Mas sim encontrar nossa própria realização e felicidade na alegria de outrem.
    De fato, encontrar algo que nos motive é difícil. Mas como fomos feitos para nos relacionarmos com outras pessoas, tentar encontrar alento em quem lhe faz bem pode ser um bom começo.

    Excelente reflexão, meu amigo!
    Tenha uma semana maravilhosa pela frente.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!