25 agosto 2009

1º gaveta aberta: O que é autoconfiança?


Há muito tempo tenho refletido a respeito da origem de certos sentimentos. O que motiva a existência de cada um deles em especial e o que os faz serem tão preciosos a ponto de estarmos sempre buscando senti-los mais e mais? Infelizmente a resposta não é tão simples e, para ser sincero, não creio que exista uma. Penso isso pelo simples fato de que, para mim, os sentimentos se alojam naquele órgão humano chamado coração. Esse, por sua vez, bombeia imprevisivelmente dor, paixão, ódio, saudade, entre tantos outros. Agora, em especial, um que me chama a atenção é a o sentimento de autoconfiança.

Confiar em si mesmo é uma tarefa que envolve questões como fé, otimismo, pessimismo e principalmente força de vontade. Hoje em dia isso é um item fundamental para sobreviver na selva de concreto que é a cidade grande. Isso se aplica a diversas situações que incluem tanto vida profissional como pessoal. Pensando bem, há outro aspecto ao qual não mencionei anteriormente que é a motivação. Motivar-se é como acender uma chama dentro de si, que renova o espírito e acende o individuo para a vida. O que mais me intriga é saber qual é o fósforo, o isqueiro, enfim, o elemento responsável por esse fogo tão útil que recarrega a bateria humana deixando-a pronta para vencer e realizar sonhos.


Para mim, a resposta para essa pergunta pode estar na memória, nas lembranças de vitórias onde você sinceramente não esperava obter, mesmo dando tudo de si. Sabe, aqueles momentos, parecidos com finais de filme onde mesmo debilitado o herói vence e salva o mundo. Algo assim. Por outro lado, existem as pessoas que nos inspiram com suas qualidades admiráveis e apenas por serem assim, desse jeito, especiais nos instigam a tê-las como espelho de vitória.

Há outro exemplo também. E esse merece uma atenção um pouco maior do que os outros. Trata-se da força do pensamento positivo. Muitos céticos criticariam logo de cara essa idéia rotulando-a de fórmula da indústria do bem-estar, conhecida principalmente por literatura de auto-ajuda. Confesso vergonhosamente ter sido umas dessas pessoas há um tempo atrás, mas, assim como tudo na vida, mudei. E isso foi após sentir na minha própria energia o quanto é maravilhoso sentir essa boa energia que emana do pensamento positivo. É algo que tem inicio na concentração, no foco de pensamentos positivos que, incorporados por quem os têm, emitem sinais que atraem cada vez mais positividade. Assim como um imã.

Escrevo esse texto como relato de uma pessoa renovada após um bom momento, que me surpreendeu, de autoconfiança. E, na esperança de manter isso, gostaria muito que as pessoas que lerem esse texto também reflitam sobre o assunto, afinal, somos todos receptores da realidade em que vivemos e, por isso, temos como missão filtrar o bom do ruim para não só sermos capazes de realizar grandes feitos pessoais, como nossos sonhos, mas também algo mais para o mundo. Por mais simples que pareça e, mesmo correndo o risco de não ser a chave do mistério que envolve a origem do sentimento de autoconfiança, apenas acredite. Acreditar é um ótimo primeiro passo.

11 comentários:

  1. Muito legall!
    Faz a gente pensar sobre as coisas simples!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. É difícil definir o que é a Autoconfiança, ela não é somente a pessoa confiar em si mesma, mas, também resultado de uma história de vida, de como teve seu desenvolvimento emocional.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! AUto confiança, creio eu que não seja simplesmente voce confiar em voce mesmo, a partir do momento que voce confiar no mundo, nas pessoas, por mais fé nas coisas que vc mesmo faz, por mais fé nas pessoas que estao a sua volta, enfim... A partir do momento que voce CONFIA em algo, vc passa a confiar e receber a confiança, recebendo, vc tem confiança em vc!

    Muito bom o blog! gostei mesmo!

    Passa lá ?
    http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii!
    Autoconfiança é o que ta faltando em mim =/

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Cara, muito bom seu texto!
    Eu acho impossível que alguém desvende a origem dos sentimentos, inclusive da Autoconfiança.

    Acho que a autoconfiança é o sentimento básico para um ser humano, uma pessoa sem autoconfiança praticamente fica inexistente no nosso meio de vida.

    Pois se não tivermos um sentimento que nos deixe fortes e que nos faça segui sempre em frente, é impossível se ter algo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. A ONDA DO PENSAMENTO POSITIVO FUNCIONA MESMO!

    nÃO apenas do pensamento mas também na prática

    ResponderExcluir
  7. Muito bom texto,bem sentimentalista

    e mostra o controle sobre so sentimentos em que acredita


    http://superblogueiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Marcus paz seja seja contigo!!
    Esse texto é simplesmente, impactante, palavras encorajadoras ,, para nós mesmo que nos encontremos emuma boa faze esse ainda consegue a nos colocar em alta, em coisas simples de ser precebidas que as vezes esquecemos, que temos dentro de nós, como auto confiança, auto estima.. e tantos outros sentimento que muito bom sentir... que nos transporta de um extremo ao outro... Marcus parabéns meu amigo!!

    ResponderExcluir
  9. As vezes é dificil ter :/

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tudo certo, força, confiança , auto estima e fé, provoca um átomo que que conspira a favor do Universo, transmultando paras os seres vivos tudo aquilo que almejou. (Mamãe)

    ResponderExcluir
  11. Amor,eu confio em você!E,em mim também!
    Com toda confiança do mundo:Te amo!!!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!