13 setembro 2009

Sementes da vida



Nessa vida aprendi uma lição valiosa a respeito da natureza dos relacionamentos com cada pessoa e, por isso, considero ser de extrema importância refletir sobre ela e seus significados mesmo que essa reflexão seja um desafio profundo cuja abordagem seja vasta. Sendo assim, nada melhor do que usar uma semente como a metáfora perfeita para falar sobre como (e o quanto) aprendemos com o outro no passar do tempo.
É fato que cada pessoa que passa por nossa vida nos ensina algo e assim deixa a sua marca em nosso caminho. Nem sempre as sementes que são plantadas dão bons frutos, mas, mesmo assim, isso não as torna descartáveis. Muito pelo contrário, às vezes na nossa relação com cada pessoa podemos plantar algo que, cedo ou tarde, servirá como incentivo para que esse ser encontre em si algo para desenvolver e germinar em sua natureza pessoal.
Acredito que através desse plantio podemos descobrir qualidades que não sabíamos ter dentro da gente. É incrível quando isso acontece. Na verdade, é maravilhoso, pois mesmo não tendo a imensa pretensão de mudar o outro damos a ele subsídios para que se encontre e seja uma melhor pessoa no futuro. Contudo, não é da noite para o dia que uma árvore se torne madura, forte e resistente. É preciso que passe por situações adversas como as estações do ano que, por sua essência, provocam mudanças significativas, porém imprescindivelmente necessárias.
Toda essa reflexão me lembra um certo momento durante uma aula de filosofia na faculdade em que, durante um debate do qual não me recordo o tema, foi dito que o ser humano só existe na relação com o outro. Hoje em dia, percebo que a amizade é um dos maiores exemplos disso, talvez até o melhor, já que afinal de contas os amigos são grandes professores.


Prova disso é que se trata de uma relação especial. Nada é perdido, tudo se transforma e às vezes regamos o nosso relacionamento logo no inicio com atitudes que podem conquistar se entendidas da forma correta. Claro que não é um assunto do campo da razão, mas também da emoção, do sentimento e principalmente do sentido. Uma pedra por menor que seja se jogada no oceano certamente provocará um efeito na água que, por sua vez, terá no futuro um impacto maior. O mesmo ocorre com o sentimento da amizade, até mesmo no inicio quando vamos descobrindo o quanto podemos confiar à alguém o nosso coração, esse órgão tão importante e essencial.
Sendo assim, colha bons frutos de todas as amizades e relacionamentos que tiver durante seu caminho, pois todos nós temos o poder de fazer com que simples e pequenas sementes cresçam frutíferas, saudáveis e com boas energias para o mundo como um todo.

11 comentários:

  1. Marcus...

    Conseguimos tirar sempre um aprendizado no convívio, seja com "pessoas" ou "situações".
    Até mesmo aqueles indivíduos que julgamos não ter as qualidades que apreciamos, por incrível q pareça, nos ensina algo (por exemplo: não serei egoísta como fulano, nem ambiciosa como ciclano...e por aí vai). Tudo é válido e serve como exemplo.
    Bjssss, Fê

    ResponderExcluir
  2. Achei esse texto parecido com o do blog que tu escreve com a Vanessa.

    essa relação de receber os frutos das sementes plantadas.

    sempre vale a pena cultivar o amor, e só podemos evoluir, aprender e crescer dentro disto.

    Adorei o texto!

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo avassalador...
    Há um psi chamado Carl Rogers que fala bem dos encontros e de como saimos com algo e deixamos algo sempre que encontramos alguem na vida... Baseando-se nas teorias de Bubber outro filosofo conhecido como filosofo dos encontros...bem, fatos da vida demonstram que mesmo que a distancia, o tempo as coisas da vida nos afaste de amigos, sempre temos algo introjetado desse amor que se foi...e logico, tb deixamos significados com este amigo...
    Tenho amigos do jardim da infancia até hoje, já outros perdi contato mas tenho apreço por todos...
    Seu olhar receptor captou bem as palavras da aula de filosofia.

    ResponderExcluir
  4. Legal seu texto.. realmente faz sentido..
    Gostei do seu blog!

    ResponderExcluir
  5. é verdade. sejam boas ou ruins as sementes, elas ficam plantadas e crescem com o tempo, influenciando na sua forma de agir, de viver.

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A vida é uma eterna aprendizagem.
    A cada dia aprendemos algo de novo.

    http://saudeecompanhia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito, muito bom esse texto; cada pessoa que passa por nossas vidas deixa um aprendizado para nós, e com isso vamos amadurecendo cada dia mais... temos que ter cuidado ao entregar nosso coração... o ser humano é um enigma, as vezes nem tudo que parece é! por isso devemos amar sim, mas com cautela para não aumentarmos cada dia mais as cicatrizes deixadas em nosso coração, afinal de contas ele é nosso orgão vital!

    ameeeei :)


    atualizei meu blog, dê uma passadinha depois :)

    http://pequenab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amigo,

    Você disse TUDO.
    Sinceramente, não tenho o que acrescentar aqui. Mas saiba de uma coisa: sua mensagem tocou fundo.

    Bjos pra vc!!!

    ResponderExcluir
  9. Marcuus, adorei seu comentário... tô passando p deixar meu msn, pode add :

    bibia_shaman@msn.com

    beijãaao! :D

    http://pequenab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. sim, sim, a eterna realidade: a plantação é livre, mas a colheita é obrigatória. Não adianta tentar fugir!
    adorei o post! Você escreve mto bem, é gostoso de ler.

    beijão

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!