28 fevereiro 2010

Universos Paralelos





Há tempos venho refletindo sobre um tema que pode ser considerado abstrato, mas que se sustenta em teorias sobre o tempo e o espaço. Trata-se da existência de realidades paralelas a nossa e, antes que possa ser chamado de louco ou coisa parecida, quero deixar bem claro que enquanto não tenho conhecimentos mais aprofundados e uma base sólida em termos de teoria não pretendo defender as possibilidades acima apresentadas e, sim, utilizar isso como um interessante exercício de imaginação sobre a vida e o que fazemos dela. Entre as várias hipóteses que devem existir, uma delas certamente merece destaque. Conhecida como Déjà vu, essa sensação é normalmente descrita como aquela possível lembrança de ter visto ou vivido como alguma coisa já vivenciada anteriormente. Acredito que qualquer pessoa já tenha algum dia passado por isso sentindo uma certa estranheza e dúvida ao mesmo tempo.

Lembro de uma certa vez ter visto uma explicação curiosa em um seriado americano no qual um dos personagens teoriza a questão dessa sensação como sendo, na verdade, um reflexo do que foi visto rapidamente em uma realidade paralela, quase como uma espiada. Segundo ele, esse`outro lado`` se define por um outro caminho escolhido que, por sua vez, mudou o curso das ações de uma realidade onde tudo aconteceu de forma diferente, talvez contrária, a nossa. Como dito, existem outras hipóteses sobre realidades paralelas, muitas dessas podem ser conferidas através desse verbete da Wikipédia, por exemplo.

E você? Já se imaginou como seria isso também? Um mundo onde você decidiu ir pela esquerda ao invés da direta naquela rua onde aconteceu um acidente que poderia ter sido evitado e não foi? É claro que isso é um prato cheio para pessoas que adoram de vez em quando ter um nó na cabeça ao tentar imaginar as reais possibilidades de tudo isso. E para quem prefere apenas imaginar e refletir, deixando um pouco esse papo teórico de lado, torna-se interessante ver que isso nada mais é do que a clara representação da necessidade uma segunda chance. Afinal, não temos como prever quais serão as conseqüências de cada decisão tomada e muito menos voltar atrás e consertar o passado.

É preciso ter coragem e ousadia para sair do solo firme da certeza e caminhar pelo ``beco`` escuro do desconhecido que pode ser apenas a ``fachada`` para uma rua sem saída ou sem fim. E é esse caminho que muitos de nós nos pegamos refletindo como seria em suas formas. Afinal, de contas, como não se perguntar qual seria o rumo da própria vida se essa tivesse seguido um curso diferente. Dizem que uma pequena mudança pode causar um grande impacto e assim influenciar todo o restante de uma história.

Enfim, independente disso o tempo continua em seu ciclo normal tendo sua linha que nos separa do que é e do que poderia ter sido.

12 comentários:

  1. Oi Marcus...

    O assunto rende muitas horas de conversa e o cinema e tv etsão cheios de suposições sobre universos paralelos (Assista The Fringe na Warner), e viagens no tempo ( Leia Cavalo de TRóia).

    Mas acho que seria legal se você quiser se aprofundar é ler um livro chamado Memória e o tempo.

    Ele não fala especificamente de universos paralelos, mas fala sobre a linha que divide o tempo e explica até o que seria o dejá vu.

    Fica aqui a dica.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. EIIIIIIIIIIIIIIII!
    Vc sumiuuu Marcuuus, e terminamos não fazendo a parceria heein?
    Muitoo bom o textooo :D

    ResponderExcluir
  3. É aquela velha frase né amor...
    Escolhemos o que plantar.Mas,colheremos o que plantamos.O plantio é opcional. Mas a colheita é obrigatória.
    Existem dois caminhos.
    A escolha é nossa.
    As consequências são única e exclusivamente,por nossa decisão.
    Eu escolhi o amor!
    E veio você!
    Amor,essse tema é bem discutível mesmo.Estava aqui pensando...
    Tem uma teoria que não me recordo agora de quem.Ele dizia que, pode ter acontecido de algum antepassado nosso ter vivido tal situação,idêntica a que vivemos;por isso temos a sensação de algum dia ter passado tal situação,essa sensação de ter visto antes,de ter acontecido já antes...Mas fica uma dúvida,mas se essa teoria fosse verdadeira,algo que nossos antepassados comeram,será que sentiríamos o gosto?Do café que minha vó bebeu,do suco,entende amor?E isso, até onde sabemos não é humanamente possível.O que passou,passou...Mas é um tema lindo!
    Parabéns amor.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. Essas teorias me lembram a do Caos. Uma vida toda mudada por um detalhe.
    Mas independente se existe um universo paralelo ou não,se o Caos existe ou não.Esse lance de virar à esquerda quando você poderia virar à direita nada mais é que uma opção. Já fiquei tanto tempo parada pensando no que seria de mim e de todos se eu tivesse feito isso e não isso... Mas hoje acho que as coisas são como devem ser. E como elas são depende do que queremos que ela seja.Eu não preciso de um universo paralelo pra dar uma espiada no que o meu outro eu pode ser. É só eu me permitir errar. Pronto.
    Mas a teoria é legal :)

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo Marcus.
    Belo texto, tempo e, espaço, se misturam, em caminhos destintos, ou paralelos!
    Abraços do casal Mar e Mar.
    Seus seguidores.

    ResponderExcluir
  6. É um assunto interessante!
    Existindo coerencia ou não é algo que mexe com a mente do mais cético dos homens, mesmo que ele não admita. Exelente Post!

    ResponderExcluir
  7. Maior viagem isso... rs... adorei!... Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Esse tema realmente rende muita discussão e não deixa de ser relevante. Gostei do seu texto e da sua argumentação. Acredito que a existência ou não de um universo paralelo é uma questão que vai durar por muitas gerações, inflando nossa imaginação.

    Abraço:)

    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Haha também achei o texto maior viajem, mas é interessante a gente exercer nossa capacidade de teorizar respostas ao desconhecido. Quanto a mim, não acredito em vidas paralelas, mas acredito em caminhos. Estes sim existem aos montes e a tomada de um é a morte de outros caminhos e outras ralidades paralelas.

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é muito interessante!
    visite: http://renance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Interessante o texto, me perdi um pouco, dp vou ler com mais atenção. Está ótimo.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!