06 março 2010

Um olhar sobre a mitologia grega



Não me recordo exatamente quando teve inicio o meu interesse por mitologia grega, mas posso destacar aqui certas lembranças de quando tive alguma curiosidade a respeito desse universo povoado de deuses, semideuses e outros personagens. Houve uma situação quando estava na 7º série em que fui à biblioteca da escola determinado a pegar qualquer livro sobre o tema. Não tinha um foco de interesse especifico, queria um ponto de partida parar abrir as portas do conhecimento. Infelizmente, na ocasião em si, não pude ter acesso ao tal livro, pois, segundo a bibliotecária, que me respondeu com sarcasmo, não havia nada a respeito disso.

O tempo foi passando e a curiosidade permaneceu, sendo saciada com algumas informações em sala de aula, filmes que por acaso descobria nas ``sessões da tarde da vida`` (risos) ou até mesmo seriados de televisão. Acredito, senão me falhe a memória, que foi nessa mesma época que tinha ouvido falar sobre Hércules, semi-deus conhecido pela sua extraordinária força, e também sobre o mito da Fênix, a ave que renasce das próprias cinzas. Os dois, vale registrar, conheci através de seriados e desenhos, respectivamente.

E, assim como tudo nessa vida acaba se conectando de algum modo, descobri que grande parte dos super-heróis dos quadrinhos, para não dizer todos, tinham uma certa semelhança ou referência para com os personagens e histórias da mitologia. Há casos como os personagens Flash (DC Comics) e Mercúrio (Marvel Comics) que fazem clara referência ao deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter, assim como informa esse link.  Bom, se fossemos ficar apenas nos personagens de quadrinhos que foram claramente inspirados nesses mitos, podemos citar nomes como o próprio Hercules, citado antes, Hera, Athena, Fênix, Ares, entre muitos outros. Inclusive, existe um personagem muito interessante nesse sentido chamado Capitão Marvel nos quadrinhos da Dc Comics (editora norte-americana que também publica as histórias de Batman, Superman, Mulher-Maravilha, entre outros) que por muitos anos foi considerado uma espécie de cópia do Super-homem, mas que com o passar do tempo foi ganhando identidade própria e seu espaço entre os fãs de quadrinhos. Em suas histórias, o jovem Billy Batson grita a palavra mágica SHAZAM e se transforma no super-herói Capitão Marvel, que extrai seus poderes de personagens da mitologia como: Salomão, (sabedoria); de Hércules, (força); de Atlas, (vigor); de Zeus, (poder); de Aquiles, (coragem); e de Mercúrio, (velocidade).  Ainda isso, recordo de ter lido em um artigo sobre o fato de que o mito moderno do super-herói, de certo modo, é uma evolução dos conceitos da mitologia grega.

Particularmente, percebo nessas histórias um espaço bem interessante para refletirmos sobre aspectos da vida humana. Um deles, em especial, tem sido o meu favorito nesses últimos anos, trata-se da Fênix. Afinal, a idéia de um ser que renascia trazia pra mim a idéia de que os mesmos podem ocorrer com os sonhos que construímos para a nossa vida. Muitas vezes, deixamos esses morrerem quando as barreiras são grandes e fortes demais para serem vencidas. No entanto, é sempre importante estabelecer para si mesmo a idéia de que nada é realmente impossível quando se é sincero e convicto para com seus objetivos. Há inclusive um livro interessantíssimo sobre histórias de pessoas que não desistiram de seus objetivos e seguirem adiante superando todo tipo de adversidades. Para os que se interessarem, o nome do livro é ``Fênix: Renascendo das Cinzas``, de Daniel C. Luz.



Enfim, falar sobre mitologia grega nada mais é do que se lançar para um mundo cheio de histórias fantásticas, interessantes, curiosas das quais foram e são abordados por todo tipo de meio de comunicação. Para quem tiver mais curiosidade, vale a pena conferir os personagens e obras citadas bem como também assistir o filme ``Percy Jackson e o Ladrão de raios``, adaptação do livro ``Percy Jackson e os Olimpianos``, do autor Rick Riordan, que trata sobre o tema com muita criatividade.

11 comentários:

  1. Bem legal o tema mitologia grega...
    qnd era mais novo achanva mto chato e nao via como uma cultura a ser estudada por mim...
    mas hoje, depois dessa história da crise grega etc, eu passei a dar um outro olhar pra eles...=)

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava aquele desenho animado do Hércules, sempre via na TV globinho =P.
    Mitologia grega é realmente fascinante! Ainda estou pra ler O Ladrão de Raios e os seguintes, falta-me tempo, mas eu ainda vou ler ^^

    ResponderExcluir
  3. Sempre adorei mitologia!
    O Filme Percy e o ladrão de raios é ótimo. A série de livros nem se fala

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros e filmes de mitologia.
    É fascinante e aprendemos muito!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de mitologia e o seu post ficou muito bom! ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a abordagem e as relações que vc citou para formar a idéia central de seu texto.
    Infelizmente nesse país, esse tipo de curiosidade não é aguçada na gurizada como deveria. O conhecimento fica restrito a quem tem condições de estudar numa boa escola e claro, no aluno de tal boa escola que realmente se interessa em desenvolver sua psique.
    Qto aos da escola pública... bem, interesante qdo o professor vai ou qdo não tem greve... ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Amor,quando você escreve me inspira. Não havia parado para pensar em quantos heróis,deuses,heroínas,e em tantas outras criaturas mitológicas.Afinal,quem nunca ouviu uma historinha de Zeus(senhor do céu),Apolo(filho de Zeus),e Afrodite(deusa do amor)...
    E também,sobre as influências que recebemos deles na arte(decorações com desenhos geométricos,na poesia(lírica).
    Li uma vez que a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega:física,geografia,filosofia,
    biologia,zoologia,história,etc...
    Também vem do grego meu amor,palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade,é o caso de palavras como:ética,política e democracia.
    Enfim,amor,quero parabenizar pelo lindo tema.
    Beijos de sua frodite!

    ResponderExcluir
  8. Vim a seu convite conhecer seu blog(você deixou um comentário em meu spaceblog com seu endereço)na verdade eu também tenho um no Blogspot e se desejar conhecer será bem vindo...
    http://bilizeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. a mitologia é fascinante, tanta cultura, tantos detalhes!!! agradeço o comentário lá no blog! boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Definitivamente, Marcus Alencar também é cultura!!!

    Nunca na vida parei para refletir especificamente sobre esse assunto. Mas lendo essas linhas, lembrei-me de como é gostoso desbravar novos horizontes através da leitura e de outras fontes de conhecimento. Renovamos a mente, com certeza!

    Abraços e até breve...

    ResponderExcluir
  11. eu adoro histórias de amor..........
    eu gostava do desenho ki passava na tv globinho o homem aranha,,,,

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!