08 agosto 2010

HQ em Pauta




Caros leitores, venho aqui para um post rápido e até que impessoal para fazer apenas um registro do evento ``HQ em Pauta``  que tive oportunidade de participar semana passada. Obviamente sei que o atraso tira um pouco do ``sabor novidade`` que um post como esse teria normalmente. Mas tudo isso se explica devido a falta de tempo ideal para me dedicar mais e melhor ao blog tal qual gostaria além do fato de não poder compartilhar algum registro de imagens com vocês já que isso estava apenas a profissionais de imprensa, o que já não é o meu caso há muito tempo. Quem sabe um dia isso muda, não é mesmo?  :-)

Como se trata apenas de um breve registro atrasado de dois dias bem interessantes e importantes pra mim, prefiro compartilhar com vocês minhas impressões e alguns destaques das palestras, bate-papos e mesas redondas que tive a oportunidade de conferir. Entre elas, posso dizer que fiquei muito surpreso e feliz por poder assistir uma adaptação antiga das HQs de um personagem chamado Rocketeer cujo filme, de mesmo nome, é do mesmo diretor que atualmente está empenhado na direção de adaptar outro herói, esse muito mais conhecido, para as telonas: Capitão América.  Joe Jonston conseguiu com sucesso fazer um filme de aventura bem dinâmico em suas cenas e emocionante na medida certa. E, por isso, a ansiedade pelo seu próximo só aumenta.

Outros dois destaques desse dia foram a Mesa-redonda sobre a barreira editorial entre Brasil e Argentina e o debate sobre HQs nostálgicas e modernas. Sobre o primeiro, posso dizer que certamente sou um dos vários leitores e fãs de quadrinhos que pode ser considerar a partir daquele dia curioso para conhecer mais sobre a produção dos nossos hermanos argentinos que, infelizmente, são conhecidos por muitos menos do que metade do que tem a oferecer em termos de quadrinhos. Acreditem quando digo que as ``Mulheres Alteradas``, da Maitena e ``Mafalda``, de Quino, são apenas uma parte da boa produção argentina nas HQs. Para saber mais, é possivel encontrar mais sobre isso no livro ``Bienvenido - Um Passeio pelos Quadrinhos Argentino``, do autor Paulo Ramos, dono do Blog dos quadrinhos .  Em relação ao debate sobre nostalgia e modernidade, posso dizer que valeu bastante a pena ouvir sobre essa comparação e, principalmente, parar para semprer sobre as várias transformações ocorrido ao longo das décadas.

Já sobre o segundo dia, posso destacar unicamente a última parte do evento: um debate sobre scans. Para os que não sabem ou ainda não conhecem, esse é o nome dado a quadrinhos que são escaneados e que podem ser ``baixados`` em sites e/ou blogs que armazenam links próprios para isso. Posso dizer certamente que foi um debate sobre um tema que certamente ainda vai dar muito o que falar devido a sua natureza polêmica que envolve questões como direito autoral e possibilidades tecnologicas.

Enfim, eu pretendia ser breve mas, como podem perceber, fui tomado pela empolgação que sobrou desses dois dias. Tudo, sem sombra de dúvida, valeu a pena. Até mesmo o que não foi destacado aqui nesse post. Afinal de contas, o evento além de me propocionar oportunidades de conhecer muito mais coisas a respeito do meu meio de comunicação preferido também me serviu de inspiração para muitas, talvez várias futuras idéias, talvez não para esse blog mas quem sabe,algum dia, em outro espaço.....

Um comentário:

  1. Amor,quanto ao registro das imagens,não tenho dúvidas de que será o mais breve possível.Você tem alma de jornalista,é um excelente profissional.Te amo muito.Parabéns pelo texto amor.Lindo como sempre!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!