23 outubro 2010

A época da faculdade



 
Existem várias fases em nossas vidas que se tornam tão marcantes podem ser consideradas como pontos de virada. De certo modo, é como se fosse possível dizer que a partir dali tudo mudou e uma nova faceta de nós mesmos foi descoberta. A pessoa que você era mudou como você nem imaginava. Adquiriu conhecimento, experiência, amadurecimento e qualificação profissional. É claro que para isso acontecer é preciso estar aberto para as mudanças proporcionadas por um ``admirável mundo novo``, assim como acontece com muitas pessoas quando ingressam no mundo acadêmico.

Pensei muito a respeito disso recentemente enquanto conversava por e-mail com um colega da época de faculdade. É engraçado dizer isso, mas mesmo tendo se passado quatro anos após a conclusão do curso de jornalismo sinto como se muitas coisas daquele tempo ainda estivessem vivas dentro de mim. Minha sensação foi como se eu fosse transportado para o passado com passagens infinitas de ida e volta.

Na minha opinião, isso é muito normal após passarmos por uma fase de transição que teve vários momentos marcantes e inesquecíveis. Escolher uma profissão e posteriormente um curso de graduação é a primeira de muitas escolhas que fazemos para alcançar nossos objetivos. Para muitos, é o momento de buscar recursos que possibilitem que os sonhos não fiquem só no papel mas ganhem vida além do campo das idéias e da imaginação. Também é a oportunidade para conhecer melhor o mundo e como ele funciona em suas várias nuances.  
 
Lembro que certa vez um professor de literatura, que foi um dos melhores que tive, disse que a faculdade é o local para não só fazermos perguntas como também buscar as respostas por conta própria. O conhecimento não vem de ``mão beijada``, ainda mais para quem se acomoda em apenas absorver as informações extraídas de uma lousa branca. É preciso ter interesse, força de vontade, determinação, persistência e muita curiosidade para que suas interrogações não sejam definitivas. No entanto, nem tudo é exato como uma operação matemática. Afinal, existem áreas que desafiam a lógica provocando uma reflexão constante sobre um mundo que nem sempre é tão simples de ser explicado ou compreendido.

A maior prova do quanto esse mundo a parte é fascinante está na diversidade de professores e estudantes que coexistem nesse mesmo espaço durante o período de graduação, que pode variar dependendo do curso escolhido. Conheci grandes educadores que me ensinaram muito e estavam sempre dispostos a contribuir para a minha formação. Se fosse citar exemplos, mesmo que rapidamente, falaria da professora Laura que sempre me incentivou muito. E é claro, não poderia esquecer daquele que foi fundamental para que eu transformasse um sonho em realidade: meu professor, amigo e orientador Rogério. Com sua forte presença, pude obter uma bolsa de iniciação cientifica para um projeto sobre a relação entre cinema e história em quadrinhos no Brasil. A alegria foi tamanha que dificilmente conseguia expressá-la em palavras. Também posso dizer que foi maravilhoso ter conhecido alguns malucos beleza nas disciplinas de Filosofia (Louis) e Teoria da Comunicação (Milton), por exemplo. Eram pessoas como eles que provocavam a imaginação, estimulavam reflexões e indicavam caminhos para a busca do conhecimento. Enfim, encerro aqui este meu relato nostálgico e particularmente emocionalmente de um capitulo da minha vida tendo a esperança para que muitos tenham boas memórias da sua época de universitário.



23 comentários:

  1. sempre quis fazer facu
    sonho fazer ed fisica
    mas agora num dá

    ResponderExcluir
  2. Quando acabar talvez eu pense "foi bom"... no momento, é uma bosta.

    ResponderExcluir
  3. Você escreve e se comunica muito bem. O post está muito bem fundamentado. Obg pelo seu comentário! Volte sempre. Abç

    ResponderExcluir
  4. Tenho vivido essa época ainda, espero lá na frente não sentir falta.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post.
    É uma pena que muitos brasileiros não terão uma oportunidade de fazer uma faculdade.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post, estou no meu segundo curso universitário. Tbm mudei muito, desde q tive acesso á novos conhecimentos.
    E bom disso tudo que na facul fiz grandes amigos.

    abraços

    Leandro,
    http://www.leandronarciso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gracinha!
    Sente falta da faculdade né amor.Se eu tivesse feito também sentiria.
    Devemos estar sempre em busca de aprendizado,não só intelectual mas também emocionalmente.
    Definitivamente amor,você tem o dom.
    E até nisso nos parecemos,gosto de ler e escrever,e assim você me conquistou,lindo!Te amo!
    Beijo e sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Estou prestes a ir para o Ensino Médio , mas creio que quando chagar na Faculdade , vou fazer Engenharia!!

    http://tecnojogosbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. A época da faculdade é cansativa, mas depois a gente se orgulha...
    Belo post. Aliás sempre que comento aqui vejo coisas boas!

    http://amansim.blogspot.com/
    atualizado.

    ResponderExcluir
  10. ainda não fiz uma faculdade, mas espero não mudar muito haha, belo post :)

    ResponderExcluir
  11. Eu estou passando pela fase universitária agora e sinto exatamente isso que você falou, principalmente a parte de procurar pelas respostas por si mesmo. Belo trabalho!

    http://sonhadordesperto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Bom, ainda não terminei uma.. apesar de ter tentado algumas vezes e tento novamente agora.. mas é o que você disse... é uma fase impotante.. de descobertas...

    ResponderExcluir
  13. Meu sonho de sempre: Fazer o curso de Jornalismo, mesmo sabendo que agora não é mais obrigatório...rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  14. Não fiz faculdade porque optei em seguir no meu trabalho profissional, aliado à música também. Não havia tempo nem de respirar. Trampo, Música, Casório. A vida era uma loucura. Mas o que você abordou no seu texto é uma visão clara do que se encontra numa faculdade.
    Infelizmente, o que se encontra hoje em dia, é uma falta de vergonha inaceitável, por falta total de estrutura. Seja familiar, seja de educação ou lá o que fôr.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  15. Amor.Eu ganhei meu primeiro selinho da Rozinha Azul.
    Passa no Anjos e pega o seu amor!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. ainda não fiz uma faculdade, mas espero não mudar muito haha ²

    ResponderExcluir
  17. a universidade é um lugar onde tem de tudo, é assim q eu vejo quando chego na minha, tem de tudo do lado de fora e do lado de dentro...rsrsrs mas são os melhores momentos q podemos ter na vida escolar, pq seremos realmente alguém, um profissional, ampliaremos nossa mente n só pelo q é ensinado mas pelos valores q absorvemos no dia-a-dia da faculdade em contato com tantas pessoas diferentes do q somos e tão semelhantes em diversos aspectos.

    ResponderExcluir
  18. Uau o tempo voa! Eu passei uns dois anos querendo entrar na universidade. Ganhei bolsa em uma particular e agora estou na federal. Faço primeiro ano de Administração pela segunda vez. Meus professores me acham maluco. Mas, não é que fazer duas vezes a mesma matéria é algo como fazer matérias novas? Cada professor explica de um jeito, a particular é diferente da federal e os colegas também. Porém em ambos a experiência com colegas é muito agradável. Há aulas que dão até saudade quando acabam pois os professores quando dão aula inspirados nos deixam cheios de sonhos, reflexões e mais loucos pelo curso. Na federal tive a oportunidade de falar de Japão em todos trabalhos que fiz, eles sabem que adoro o oriente e vão me levar para estudar em Tóquio. A universidade quando vamos com amor e respeito estudar é uma plataforma perfeita para incubar nossos sonhos, não é mesmo?
    Adorei sua postagem, espero um dia poder escrever como você sobre uma passagem concluída com sucesso no meio acadêmico. Aqui estou eu estudando e lendo blogs nos intervalos. Tudo de bom para você e muito sucesso! =)

    http://neowellblog.wordpress.com/nwb-magazine/

    ResponderExcluir
  19. Gostei Muitíssimo do post.
    Interessante, e faz parte de uma realidade que pretendo viver durante os próximos 4 anos, e fazendo JORNALISMO, tbm! rsrs...

    Pois é futuro colega, tudo de bom... ótimo texto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcus... estou terminando a faculdade neste semestre e me sinto esgotada, mas sei que depois sentirei falta de tudo isso! E existem professores que marcam mesmo, que nos instigam a pensar e ver o mundo de uma forma diferente.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  21. Acho que vou passar pelo mesmo que você, daqui a alguns anos, afinal, minha (tão sonhada formatura) é ano que vem...

    Parabéns pelo blog!

    http://malnutrido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Acredito que a época da faculdade nos muda tanto porque é quando saímos daquela coisa do decoreba da escola e temos que correr mesmo atrás do conhecimento. Aprender a aprender e isso levamos a vida inteira! Seu texto me fez lembrar de alguns excelentes professores e sentir saudade.

    ResponderExcluir
  23. Beleza Marcus, já estou agradecendo a visita e o comentário que tu fez no meu blog. À respeito desse post sobre a facul, realmente é um tempo maravilhoso que levamos para o resto de nossas vidas, assim como as amizades. Eu estou no penúltimo período da de RH e já está batendo um sentimento de reminiscência.

    Mas nesse caso, sempre podemos cursar uma nova facul e reviver esses sentimentos.

    Já estou interessado na parceria. Vou copiar o teu banner e colar no meu já. Agora vai lá no meu e faz o mesmo, ok?

    Abração e fica na paz.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!