30 outubro 2010

A química das relações



Desde que me conheço por gente eu sempre tentei entender como funciona a química das relações entre seres humanos. Isso talvez aconteça pelo fato de ser uma pessoa muito observadora. De qualquer modo, o que me leva a escrever este texto aqui é algo que ouvi recentemente de alguém que vejo diariamente. Segundo ela, eu melhorei muito no jeito de relacionar com as pessoas. Na hora, não pensei muito sobre isso, mas depois fui processando melhor esse ``elogio`` e cheguei a conclusão de que tenho uma visão diferente sobre esse assunto.

Eu gosto de me relacionar bem com todo mundo, mas também que sei que existem pessoas com as quais tenho uma afinidade maior ou menor. E isso é perfeitamente natural. Afinal de contas, ninguém é exatamente igual ao outro. Por isso, sei que ter algo em comum com essa ou aquela pessoa pode muito provavelmente contribuir para a construção de um relacionamento. Na verdade, o que realmente pesa mesmo nessa questão é o fato de se sentir mais à vontade. No entanto, é como se fosse uma reação química que, por sua vez, depende da interação de elementos diferentes.

Às vezes, ocorre de você conhecer uma pessoa super-legal logo de cara, com um ótimo senso de humor, sensível e que te trate muito bem. Mas com o passar do tempo essa mesma pessoa pode mudar e revelar facetas que não são tão agradáveis como antes. Com esse primeiro tipo, é fácil gostar e ter um bom relacionamento no primeiro momento mesmo que devido a fatores externos essa interação mude totalmente da água para o vinho. Agora imagine uma pessoa com a qual você tem muito pouco em comum, mas que possua uma abertura para interagir com tipos diferentes de pessoas. Ela pode até ser de um jeito chato e incomodo no primeiro momento, muito provavelmente também por fatores externos, mas algum belo dia vocês podem estar ali conversando e rindo como amigos de longa data. E esses exemplos são apenas alguns dentre vários que podem ser citados.

A química das relações é uma ciência do inesperado e complicado. Nem sempre pode se prever com exatidão quando e como tudo irá realmente mudar ou se vai mesmo mudar. Um fator externo muitas vezes é o que afasta pessoas para a possibilidade de novas amizades, mas, por outro lado, é algo que também pode aproximá-las. Assim como tudo na vida basta um primeiro passo como estender uma mão, oferecer um ou até dois ombros amigos e conseqüentemente ganhar a confiança do outro. É até comprovado por setores da ciência que desabafar e se abrir pode ajudar muito na recuperação de uma pessoa. É altamente benéfico para a saúde mental e ainda por cima prova o fato de que ninguém está realmente sozinho nessa vida.

Enfim, somos pessoas que vivem em sociedade e que interagem a todo instante através de vários meios de comunicação. Alguns nem mesmo precisam de contato pessoal. No entanto, o que importa é sabermos misturar os elementos certos para que toda química dê certo e tenha resultados positivos.

17 comentários:

  1. Isso é algo normal. Existem pessoas que nos damos melhor e outras não.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, convivência é filosofia, e conhecer as pessoas é algo é o prêmio que se ganha por conviver.
    Mas a teoria é certa, confesso já ter me decepcionado com pessoas a primeira vista interessantes. E confesso também que sou péssimo com com primeiras impressões.

    ResponderExcluir
  3. é complicado mesmo qualquer tipo de relacionamento, sendo uma relação amorosa a mais foda de todas
    as pessoas se comportam de uma forma básica a maioria das vezes mas todo mundo tem dias bons e ruins
    quanto mais tempo vc passa com uma pessoa melhor vc aprende a saber quando ela quer ou não ficar com vc

    ResponderExcluir
  4. Acho difícil mesmo dizer por que gostamos das pessoas, algumas são legais, bem humoradas, sensíveis, e não conseguimos gostar. Já outras, que parecem chatas nós gostamos. Química mesmo.

    ResponderExcluir
  5. situações complicadas...
    relacionamento sempre será assim, eu acho.

    ResponderExcluir
  6. Num mundo onde os relacionamentos são tão difíceis e complexos,onde conflitos e atritos estão presentes em quase todos os momentos,tem que realmente de haver uma química.Quem nunca passou por uma experiência dessa né amor?!Essa química,também poderia ser a comunicação com o outro.
    Para que possamos entender o que há por trás do conturbado relacionamento humano,é inevitável a comunicação.
    Beijo lindo.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é até aqui a surpresa agradável desse sábado. Gostei do seu post. Relacionamentos tem tudo a ver com química. Já aconteceu sim de conhecer alguém que num primeiro instante se mostrou extremamente interessante e com o passar do tempo as coisas foram mudando. A pior experiência que tive nesse sentido foi amorosa, alguns meses depois eu me perguntava o que foi que aconteceu com aquela pessoa que era tão amável e atenciosa ... Como um dos leitores comentou anteriormente, a verdade é que as pessoas se revelam com o tempo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua postagem! Esse assunto é muito interessante! Como se relacionar não é mesmo? Acho uma aventura muito bacana conversar com as pessoas e com aquelas amizades mais íntimas ocorrer coisas inesperadas como por exemplo alguém que parece ser igual a você descordar de você do nada ou ter momentos com alguém que te faz se sentir super bem e rir muito.

    Tenho muitas boas lembranças e elas são com pessoas então como viver sozinho, né? =)

    Parabéns pela postagem! ^^

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/espirito-nwb/

    ResponderExcluir
  9. Aiiin, eu também acho isso tão interessante.
    Vivo quebrando a cabeça com essas coisas.
    Um dia cheguei a conclusão que eu não sei...
    Eu não sei o que faz uma pessoa gostar mais de uma do que de outra..
    Sei lá... As vezes as pessoas são tão parecidas e não daão certo... Mas as vezes não tem nada em comum e puf! Combinação perfeita...

    Um certo dia decidi que é melhor parar de quebrar a cabeça com isso :S

    Me deixa muito confusa!
    Adorei o post! Escrito de forma não cansativa e falando de um assunto interessante :)
    Também gostei da foto, chama atenção XD

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Essa questão de relacionamento é, de fato, complicado. De fato, química é fundamental... rs Mas, acima da química, tem de haver a confiança, pq a química pode também ser revertida! ;D

    Quando puder, visite-me: http://desquotidiano.blogspot.com/2010/10/promete-que-nao-me-esquecera.html

    ResponderExcluir
  11. Opa! Primeiramente quero dizer que estou seguindo seu blog! =D
    E daqui a pouco eu volto para comentar! ^^ Queria avisar antes que estou seguindo! ^^ ...rsrsrs...

    Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/espirito-nwb/

    ResponderExcluir
  12. Olá voltei! Em vez de ler um post, fui ler a história de seu blog, já que também estou dando foco a história do meu blog.

    Mandei pelo meu twitter o link da história de seu blog.

    Achei muito interessante você começar falando sobre cinema, sobre o seu interesse quanto a ave Fênix que é muito bacana mesmo. Acho que em Harry Potter fizeram essa ave em 3D muito bem! =)

    Vi que você desistiu de seu blog algumas vezes e que voltou com a namorada para mandar bem no blog e por muito mais tempo!!! Achei demais! =)

    Muito sucesso para vocês com seus blogs! =D

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. A quimica é algo complicado para interagirmos com as pessoas, pior é se relacionar quando não se tem afinidades ai não tem quimica que segure.

    ResponderExcluir
  14. Fala Marcus,
    relacionamento entre pessoas é complicado desde o início de tudo. E isso não irá terminar nunca.
    Tenho amigos hoje em dia que a primeira impressão foi péssima. Não devemos julgar ninguém pela aparência. O que importa é a personalidade.
    Mas uma coisa é certa, o ser humano é um bicho esquisito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. "Há vários motivos para não amar uma pessoa, e um só para amá-la; este prevalece." (Drummond)

    Vai entender essa química hahah
    Abração do amigo "Calcanhar".

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente odeio química asuhasuhs, mas isso não vem ao caso, concordo com você, desabafar é um bom remédio, e talvez o que falte no mundo seje esse primeiro passo, o estender a mão, acreditar que as coisas podem se tornar melhores, basta querermos... :D estou seguindo, até mais :D

    ResponderExcluir
  17. Marcus,

    Por isso existe o dito popular "o feio, bonito lhe parece". A pessoa desprovida, digamos assim, de beleza física as vezes se torna "linda" c/ o passar do tempo pois, existe no interior algo que se sobressai através de um brilho próprio.
    O mesmo acontece quando conhecemos alguém. Há uma leitura inicial que nos passa a "impressão do primeiro momento" mas, só a convivência e o tempo irá nos mostrar a essência verdadeira.
    Beijos,
    Fernanda http://pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!