05 dezembro 2010

Autor convidado: Wellington, do NeoWellBlog




Olá pessoal do blog Olhar Receptor, sou Wellington do NeoWellBlog e estou muito feliz por poder trocar de postagem com Marcus Vinícius, é uma experiência bem interessante e acho muito divertida.


Vou contar um pouco da minha experiência com o oriente. O oriente despertou meu interesse quando eu tinha 12 anos e no apartamento de uma tia eu assistia televisão próximo a Rede Manchete. Da janela do apartamento era possível ver o símbolo da emissora. Creio que desde pequeno a freqüência com que eu saia do interior de Minas Gerais e ia para o Rio de Janeiro me fez gostar de cidade grande. Quanto ao Rio eu queria conhecer a cidade, a história e a cultura, coisas que meu pai entendia muito bem e que minha mãe apoiava muito.

Os anos se passaram e eu comecei a gostar do Japão pois essa mesma tia tinha morado lá e meus amigos no terceiro colegial me faziam pensar no Japão. O curioso é que as pessoas diziam que eu tinha cara de ser inteligente e fã de Japão. Me mudando para Itajubá eu comecei a estudar com mais rigor o nihongo (idioma japonês) e me envolvi com muitos nisseis (netos de imigrantes japoneses) que são meus amigos até hoje. Contudo, quando vim para Itajubá conheci uma taiwanesa da família Cheng e quando eu a conheci pela primeira vez achei que era japonesa e levei meu caderno de nihongo para ela ver. Então descobri que ela era muito mais a China e além disso é professora de mandarin (idioma chinês). Conheci o marido dela, os filhos e quando dei por mim já estava em São José dos Campos – SP comendo a verdadeira comida taiwanesa, uma delícia e surpreendente em comparação com a comida brasileira que são bem distintas no preparo e no sabor.



Meus horizontes se abriram e desde então conheci pessoas da Coréia, da Índia, da China entre outros. Meu sonho é de estudar na Universidade de Tóquio e meus professores da Universidade Federal de Itajubá tem me apoiado e apontado suporte para isso.

Vamos então ao que nesses cinco anos de NeoWellBlog eu já cheguei a apresentar: Meu favorito é o Trem-Bala ou Shinkansen, pois eu o considero um sonho de consumo por poder andar em transporte público a mais de 400 km/h. MagLev é um trem que levita por magnetismo e também me fascina muito, eu preferiria andar no MagLev vermelho pois tem as cores do Japão. ...rsrsrs...

Tóquio e seus 23 bairros é algo que me chama muito a atenção e é onde eu possivelmente morarei.  Os bairros que acho mais interessantes são: Roppongi por causa das Roppongi Hills que são edifícils com muitos serviços aos quais podemos passar o dia e a noite entre compras, lanchonetes, cinemas, restaurantes, passeios e muitos outros entretenimentos inclusive karaokê; Ueno: devido aos belos parques que são ótimos para fazer pick-nick em baixo das belas árvores de cerejeiras; Harajuku: para tirar fotos com as meigas lolitas e com os impressionantes góticos; Akihabara: para fazer um upgrade nos aparelhos eletrônicos especialmente celulares e laptops além de tomar café com garçonetes servindo vestidas de bonecas.

A cultura do Japão é impressionante: a Cerimônia do Chá é algo que contei com detalhes. As quatro horas gastas com amigos para tomar chá é além da tradição um meio de manter-se jovem, equilibrado e com muito bom gosto. Os tipos de erva utilizada, os sinais para entrar e sair da sala de chá, a conversa no jardim próximo a fonte enquanto o anfitrião prepara os instrumentos da cerimônia são itens muito sofisticados e belos para confraternizar entre amigos mais próximos, e quiça mais ricos pois isso é para poucos. O ponto alto disso é o sorvete de chá verde ou matcha (抹茶) disponível a venda inclusive no Brasil chamado Green Ice Tea.



Vestimentas que me atraem muito são geta que é o tamanco ou “havaiana de pau” japonesa (...rsrsrs...) feito em madeira e a Yukata que é uma roupa parecida com Quimono só que mais casual, confortável, possível para dormir, usar após o banho como roupão ou até para sair com amigos e assistir a festivais como o de fogos de artifício (Hanabi).

Hoteís também são algo que eu gosto muito. Não procuraria os estabelecimentos ocidentais em Tóquio, mas sim os hotéis capsula e os hyokans que são mais tradicionais e muito belos. Tomaria banho na moda antiga japonesa nos onsen e sento que são banhos em águas quentes aquecidas pelos vulcões ativos do círculo de fogo do Oceano Pacífico, muito bons para saúde.

As músicas populares que eu ouço da Terra do Sol Nascente e que gosto muito são da rainha do pop nipônico Ayumi Hamasaki, da chamada pelos japoneses de erótica-chique Koda Kumi e da simpática e baladeira Utada Hikaru.

Outros lugares que levaria a galera para dar alguns passeios pelo Japão são: Okinawa pela semelhança com o Brasil, mas pela beleza natural única do lugar com belas praias, águas cristalinas e um clima maravilhoso. Osaka que é tomada por um povo alegre e muito receptivo lembrando a hospitalidade do povo brasileiro com os estrangeiros além de ser a capital antiga do Japão. E Hiroshima para o pessoal conhecer como é a cidade hoje depois da guerra, conhecer o monumento onde caiu a bomba nuclear que guarda um belo pássaro sagrado japonês chamado tsuru.

Se fossemos terminar nosso passeio, terminaríamos na Tokyo Tower para ver a cidade que não dorme anoitecer deixando no coração um sentimento de querer mais, de querer conhecer o Japão inteiro com a certeza de que seremos sempre bem recebidos por um feliz e amável irashaimasse!

Doomo arigatou a todos vocês e ao Marcus pela oportunidade!
Ja mata atode. じゃまたあとで。 Até breve!

15 comentários:

  1. Olha eu ai! X) Que legal! ^^ Muito obrigado pela oportunidade Marcus. Como você disse: "Dei o meu melhor"! Depois passa lá e dá uma olhada! Espero que goste!!! =)
    Grande abraço!!!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa interatividade entre os blogueiros é uma coisa muito bacana.
    É o fruto de um trabalho feito com sinceridade, competência e credibilidade.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Se seu sonho é ir para o país do sol nascente, te dou o maior apoio.

    Tenho uma amiga que é de Itajubá! Então estamos pertinho, pois eu também sou de Minas!

    ResponderExcluir
  4. LEGAL ESSA SUA PAIXÃO PELA NAÇÃO JAPONESA. TU JÁ SABE FALAR JAPONÊS OU ESTÁ APRENDENDO?

    TENTA FAZER UMA MATÉRIA SOBRE O SERIADO DEATH NOTE CONTANDO OS DETALHES, QUEM PRODUZIU, QUANDO VAI SAIR A PRÓXIMA TEMPORADA ETC.

    ResponderExcluir
  5. Que beleza de texto!
    Aqui em Belo Horizonte,no Jardim Zoológico,tem um parque Japonês.Muito interessante a cultura deles.Acho linda as roupinhas das janonezinhas.
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  6. Bem legal ter interesses além do Brasil com visões tão peculiares. Se for de fato seu sonho e lutar por ele, pode estar certo que um dia você vai estar no Japão.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, pela crônica Wellington! Também sou admirador da cultura oriental. Considero fantástico o fato da tradição permanecer em meio à modernidade (principalmente tecnológica) na cultura japonesa.
    Abraço e "boa viagem" para a terra do sol nascente, pois "viajei" agora. rs
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Opa,
    agradeço o convite para troca de banners.
    claro que aceito. Vamos nessa.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ah, ia me esquecendo.....fruto da minha comemoração de ontem....eheh
    o banner que você quer colocar lá no meu blog, é do Olhar Receptor?
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá sou Well do blog oriental NWB. Pelo carinho e respeito que tenho por vocês parceiros de meu blog, para organizar melhor o selo de seus blogs, criei banners padrões e enumerados contendo nome do blog, seu nome e link url além de poderem clicar para fazer acesso. Espero que gostem!

    Desejo muito sucesso e grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/super-blogs/parcerias/

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou Well do NeoWellBlog! Seu blog foi indicado ao selo Beautiful Blogger! Acesse o link abaixo para pegar seu selo!

    http://neowellblog.wordpress.com/super-blogs/selos/

    Parabéns e sucesso! =)

    ResponderExcluir
  12. Esse comcerteza é um passeio que eu gostaria de fazer.. tambem tenho meus desejos de conhecer esses paises, japão india e a china... mas o japão é o meu queridinho... Passear por Tokio, visiar templos... nossa.. *v* um estudio de animação....*v* a "jump"...

    ResponderExcluir
  13. Nossa estou devendo um texto para voce!
    Mas prometo entregar logoo!
    Adoreii as coisas que o Wellington falouu quero conhecer lugarres e pessoas diferentes tbm!

    Beijaoo

    ResponderExcluir
  14. Passei por aqui sem saber disso e adorei! Afinal, além de ser uma ótima iniciativa, adoro o blog do Wellington e curti demais essa postagem, da pra perceber que o cara realmente é um grande admirador e conhecer da cultura oriental, e tem vontade sempre de conhecer melhor. E ta certo, conhecimento nunca é demais, ainda mais quando vem atrelado a um interesse desse.
    Parabéns, rapaz!
    E parabéns a você Marcus por essa iniciativa que une mais os blogs, os blogueiros e a blogosfera. Apresenta novos blogs aos seus leitores e outro conteudo tb!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei do post, essa troca entre blogs sempre é muito bem vinda mostra o quanto podemos aprender com o outro, excelente de verdade.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!