12 dezembro 2010

A edição de amanhã




O que você faria se recebesse a edição de amanhã do jornal de sua cidade? Como seria a sua vida se tivesse a oportunidade de mudar os fatos antes deles acontecerem? Acredito que essas perguntas tenham respostas variadas, pois cada um pode ter uma idéia diferente do que faria se tivesse uma informação vinda do futuro todos os dias. É basicamente essa a idéia que resume o seriado Early Edition cujo personagem principal é o bom samaritano Gary Hobson, interpretado pelo ator Kyle Chandler. Ele é o dono do bar McGinty's e recebe todas os dias a edição do dia seguinte, acompanhada de um gato, de um dos principais jornais da cidade Chicago. Com as informações que recebe, ele procura evitar desastres, resolver problemas e salvar a vida das pessoas evitando assim que o pior aconteça.

Certamente também gostaria de poder fazer o bem as pessoas e assim fazer do mundo um lugar melhor. É claro que, assim como acontecia com alguns personagens da série, eu talvez ficaria com vontade de tirar proveito de alguma informação em beneficio próprio, mas assim perderia a oportunidade de conseguir algo por mérito próprio além do fato de que muitas vezes o que mais importa não é o resultado e sim a busca por ele. Se tem algo que aprendi nessa vida é que quando partimos em busca de um objetivo aprendemos com o processo dessa jornada. Caímos, nos machucamos, somos levados a desistir até antes de terminar. No entanto, o que seria da vitória senão fossem as dificuldades enfrentadas para se chegar a ela, não é mesmo?



Lembro que na época eu amava esse seriado por vários motivos. Era uma idéia tão simples, sem efeitos especiais ou coisas do tipo, que buscava mostrar como a vida de pessoas comuns, como eu e você, podia mudar se apenas algum evento fosse alterado. Desse modo, por exemplo, você tem a oportunidade de uma segunda chance, de viver a vida intensamente ou então de fazer algo significativo pela vida de alguém.

Elementos como viagens no tempo, realidades paralelas, efeito borboleta, entre outros, são temas recorrentes da ficção cientifica e muitos deles já foram e ainda são explorados em outros seriados e filmes tais como Fringe e a trilogia De volta para o futuro, apenas para citar alguns exemplos conhecidos. E mesmo que a série Early Edition não explorasse nenhum desses aspectos, pelo que me lembro, ela certamente ``mexia`´ com alguns deles ao seu modo. Afinal de contas, a partir do momento em que alguma pessoa era salva pelo ingênuo e atrapalhado Gary sua vida ganhava um novo contorno por assim dizer. Em alguns episódios, o personagem que era salvo por ele criava algum vinculo pessoal, seja de amizade ou interesse romântico como muitas vezes acontecia. Em outros casos, ele era alvo de investigações por parte de policiais e jornalistas.


Bom, encerro aqui a minha homenagem e reflexão a respeito desse seriado que certamente deixa saudades não só pra mim como para muitos pessoas que, como eu, acompanhavam as aventuras de personagens tão cativantes como Gary Hobson, Chuck Fisman, Marissa Clark e, por, último, mas não menos importante, o gato do Sr. Snow. E você, caro leitor, o que faria se recebesse hoje o jornal de amanhã?

16 comentários:

  1. Olá amigooo! Se eu tivesse o jornal do futuro escreveria tudo em meu blog! ...hahaha... Jogaria na loteria pra ficar muito rico e comeria muito sorvete todo verão! X) ...hihihi...

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse seriado era muito bom, me lembro de assistir infinitas vezes na Record, principalmente após de Friends.Agora bateu a saudade

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler seu comentário lá no meu blog e infelizmente pessoas copiam nossas ideias sem dar crédito, quando vc descobrir como evitar oo Control C me avista, estou enteressado em saber.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Ai se tivesse a "Edição de Amanhã..." faria td diferente, não apenas na minha vida, como tentaria fazer nas de tds...rs

    Meu "Super-Poder" favorito!!!

    PS: Adorava essa série...rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse seriado era MUITO BOM!!! Lembro de assistir todos os dias...pena que não passa mais. Sobraram poucos seriados que valem a pena ver. Curti muito o post!! Me fez reviver essa época!

    www.feriasdopresidente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei se pensaria em meus desejos pessoais ou em questões socioculturais, quando temos uma oportunidade somos tão egoístas, egocentrícos, que eu verdadeiramente não sei o que faria. Mas, poderia começar com um chá de canela, com a família reunida, entre muitos aspectos. A vida não para não é? A história é tão presente quanto o próprio hoje.

    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essas viagens no tempo sempre foram motivos de devaneios na civilização.Quem sabe não inventam uma máquina tipo aquela que o Marty McFly usou em "De volta para o futuro"?Parabens pelo blog e se der espia ROMEU E OS POMBOS,um pequeno conto que vai surpreender.
    http://oficinamissoes.blogspot.com/2010/12/romeu-e-os-pombos.html

    ResponderExcluir
  8. seria ótimo para jogar na loteria, apostar em bolões... hehehehehe

    ResponderExcluir
  9. quelegal essa idéia... Eu nunca ví esse seriado, devia ser bom mesmo hein?
    Puxa vou ver se tem na net pra download, se vc souber algum link manda pra mim...

    ResponderExcluir
  10. Não faria nada, não sei ler =[...brinks, acho que faria mesmo basico, ganhar na loto, não me FU em acidentes, talvez me tornar um jornalista e aproveitar a informação privilegiada =D quem sab

    ResponderExcluir
  11. Eu adorava o gatinho. E era muito legal como o personagem principal se preocupava em ajudar todos. O mundo precisa de mais altruísmo.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sua participação no NeoWellBlog está no You Tube!

    Feliz Natal!

    http://neowellblog.blogspot.com/2010/12/neowellblog-novas-postagens-dez-2010.html

    ResponderExcluir
  13. Eu cheguei a ver um pouco por causa de meu pai.
    Bateu até uma sensasão de nostalgia
    E como diria amarante: "se não sou eu que mais vai decideir o que é bom pra min ? Dispenso a previsão..."

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao comentário no blog: Sim concordo que os blogs podem sim exercer grande influência nos seu leitores, pena que toda essa variedade estimule a leitura apresada, rasa, superficial...
    Poderiamos ser bem mais incisivos se quem nos lê o fizesse com mais calma e concentração

    ResponderExcluir
  15. Tenho alguns novos selos para vc lá no meu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Engraçado! não sei se é por causa da madrugada( estou morendo de sono ) mas pensei no seguinte:
    Ele recebe o jornal do dia seguinte,ele altera os acontecimentos , evitando que eles surjam, não existindo esse acontecimento, o "jornal" não teria matéria para divulgar, não tendo matéria para divulgar , ele não receberia o jornal , e não recebendo o jornal ele não iria fazer nada...kkk
    acho melhor dormir!

    Mas gostei da postagem!
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!