18 dezembro 2010

Influências: Qual é a sua? - parte 1



Já havia comentado em um texto intitulado A química das relações sobre como reagimos com determinados tipos de pessoas em ambientes e/ou situações diferentes. Hoje, lembrando da idéia que me levou escrever aquilo e indo mais além resolvi estender o assunto para um detalhe que julgo ser muito importante para a vida em sociedade: as influências. Você pode até achar estranho uma afirmação como essa, caso pense que está imune a qualquer tipo de influência do dia-a-dia, mas o interessante é que a partir do momento que cada um de nós saímos de nossas casas para viver a vida lá fora, seja para trabalhar, sair com os amigos ou qualquer outra situação que envolva comunicação com o outro, estamos sujeito a um sem-número de possibilidades de interação direta e indireta. Não é só a forma como a minha, a sua, a nossa cabeça é feita por causa das mais variadas vozes como também o que podemos filtrar disso tudo.

Acredito que um dos melhores tipos de relacionamento que existe é aquele em que as pessoas são bem diferentes uma da outra, praticamente opostas, como se fosse impossível para que convivessem em harmonia ou então até ter algum tipo de troca de experiências. No entanto, a vida é engraçada e, em sua ironia, acabamos descobrindo que é com essas pessoas com quem mais aprendemos e crescemos como um todo. Já dizia uma prima: ``Imagine como seria chato se todos fossem exatamente iguais``. Eu concordo, afinal, a diversidade traz consigo um presente maravilhoso chamado oportunidade. É só aproveitar e viver.

Se há algo que aprendi de muito valioso nesses últimos anos é que estamos sempre abertos ao que está acontecendo no mundo ao nosso redor, seja apenas observando as pessoas, andando por ai e ouvindo, sem querer, conversas alheias ou até mesmo lendo superficialmente as manchetes nas capas dos jornais. Você pode até tentar se alienar e procurar uma escapatória. No entanto, a realidade continua ali. Isso é fato. Também é factual que existem as influências positivas e negativas, mesmo quando se há dificuldade em identificá-las.

Apesar de tudo, não é nenhum bicho de sete cabeças fazer um filtro de todo tipo de mensagem que é recebida pelos diferentes meios. Isso é importante até porque no meio de toda essa história existe a sua personalidade, quem é você de verdade. No final, é a sua voz que decide o que fica e o que sai.



Obs: Como vocês puderam perceber logo de cara, essa é apenas a primeira parte de alguns posts (ainda não defini quantos) sobre esse tema influências. Espero que tenham gostado e voltem para acompanhar a continuação que pretendo postar em breve.

13 comentários:

  1. As nossas vidas realmente sofrem algumas influencias, pois nos temos de ter a cabeça no lugar!

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo que podemos influenciar alguém também estamos sujeitos a sermos influenciados, como vc mesmo descreveu, ñ somos todos iguais possuímos diferenças, experiências próprias o que nos torna conhecedor de algo e isso num constante troca.

    Esperando pelo próximo post, abraço

    ResponderExcluir
  3. Nós somos uma mistura de influências, nós somos o meio em que vivemos, as pessoas que conhecemos, as músicas que ouvimos, o que fazemos, lugares que frequentamos, nós somos uma grande mistura... E isso é indescritivel pra quem curte e sabe aproveitar.

    ResponderExcluir
  4. Normalmente nos opomos às opiniões diferentes, por uma questão de defesa.
    Com o tempo vamos melhorando com o seres humanos e aprendendo a lidar melhor com isso!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você.
    Nós somos influenciados pelo meio em que vivemos, por tudo ao nosso redor, e cada pessoa tem seus próprios hábitos, o que nos torna completamente diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante. E que influencias vc tem na escrita?

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, só não concordo com a tese de que os opostos se atraem e coisa e tal. O cotidiano mostra que diferentes estilos de vida costumam ter grande dificuldade de relacionamento. É lógico que isso não é uma regra, mas algo muito comum.

    Se quiser visite o meu blog:

    http://midiacidada.blogspot.com/2010/12/o-encanto-da-simplicidade.html

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o seu texto, eu mesmo vivo algo assim, no momento, esta meio conturbado, mas desde o inicio, eu e minha amada ja sabiamos que somos extremamente diferentes, por mais que algumas coisas tenham acontecido, mas nos gostamos e amamos.

    da uma passada la no meu blog, estarei te seguindo pois me identifiquei com o esse seu post:
    http://onlylittlewords.wordpress.com/

    abs

    ResponderExcluir
  9. Não que sejamos influenciáveis ao pé da letra, mas sofremos influência todo dia de alguma coisa. Por isso concordo com você.
    Seja na rua, no trabalho, na letra da música, na admiração por um ídolo... sofremos influência de uma forma ou de outra. Sem isso não seria possível formar uma personalidade não é mesmo?
    E devemos sim saber filtrar tudo que vem até nós, pegar o que for útil e descartar o que não for.

    Adorei o tema :D

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante sua proposta de posts. Esse tema é algo bem polemico. Por mais que digamos que cada um é um, que eu não estou de modo nenhum ligado a você, realmente sempre há em mim algo que veio de você, essa coisa se mostrando positivamente ou não. É o mundo que nos torna assim, do jeito que somos, que nos faz diferente. São os outros, o que a gente enxerga, o que a gente vê, o que a gente escuta... tudo isso de fato forma uma personalidade unica, já que nada que vem de fora entra de forma igual em todo mundo. Não há como não sermos influenciados, a não ser que a gente tivesse nascido isolado sem possibilidade de saber que existe outro ser humano, porque apartir da descoberta desse, mesmo que vc tentasse se trancar pra nao ser influenciado, ele ja estaria diretamente influenciando na sua decisão de ser "só você".

    Esperarei os outros posts sobre Influencia. =D
    adorei
    ^_^

    ResponderExcluir
  11. Esse é o mundo, sempre foi assim. A diferença é que hoje, com a globalização, etc, o processo está mais direto e acelerado, e o que hoje parece interessantíssimo ou viável daqui a seis meses será tão antiquado quanto as anáguas da nossa avó.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!