06 maio 2011

Caminhos da memória

Imagem muito interessante postada neste site


A nossa memória é como um computador. Você pode lembrar de um fato marcante através de um comentário ou de uma situação relacionada com o mesmo. É como se automaticamente sua mente fizesse as conexões, assim como os links inseridos nas palavras de um texto publicado na web. Bom, essa é a forma como enxergo esse ``admirável mundo`` ainda não explorado totalmente pela ciência humana.

Particularmente, prefiro abordar sobre a importância das lembranças. Acho incrível como esquecer um simples detalhe pode fazer uma grande diferença no seu dia. Por exemplo, aquele dia que você sai de casa com pressa e esquece de levar o guarda-chuva. Resultado: nuvens carregadas com previsão de fortes pancadas e relâmpagos. Também é curioso quando estabelecemos uma conexão entre uma coisa e outra assim do nada. Lembrar um trecho de uma música durante o desabafo de uma pessoa ou citar aquela frase tão famosa de um pensador para poder aconselhar um amigo.

É fato que certas coisas dificilmente sairão da nossa memória, o que é positivo. Aliás, são elas que tornam a nossa história importante de um modo ou de outro. Quem é que não se lembra de sua primeira vez em qualquer situação, seja ela positiva ou negativa. Afinal, tudo deixa sua marca na gente. Nossa vida é como um livro diário que escrevemos a cada dia e as únicas páginas em branco são aquelas reservadas para o futuro. Podemos imaginá-lo e até moldar sua forma com base no passado, esse já registrado e, portanto, imutável.
Cena do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança

Certa vez aprendi uma lição muito importante sobre os erros. Eles são inevitáveis, mas não podem te impedir de construir seu caminho. Ficar preso a eles é como viver no tempo em que foram cometidos e assim ficar estacionado no aqui e agora. Esquecer não é uma alternativa a disposição e, por isso, nos resta fazer o mais sensato: tentar aprender. Nunca é fácil e a possibilidade de continuar repetindo os mesmos erros é muito grande. No entanto, isso serve como base para o aprendizado. A cada tombo, você percebe alguma coisa diferente e com isso vai amadurecendo.

Se por um lado lembrar é importante para a nossa própria história, o que dizer então a respeito do esquecimento? Alguns diriam que é uma espécie de benção, pois enxergam isso como um recomeço ou um renascer das ``próprias cinzas``. Outros ficariam perdidos em busca de respostas para preencher os espaços em branco do livro de suas vidas. Talvez tentassem abraçar a idéia de reiniciar a partir de um ponto, mas dificilmente ficariam a vontade sentindo que tem algo errado.

Enfim, este é um tema vasto e o meu texto-divagação nada mais é do que uma sugestão de reflexão sobre os caminhos da memória.

11 comentários:

  1. já imaginou se não tivessemos memória recente?! oskpakspoaks muito estralho! mas existe muitos casos assim! Enfim, nossas memórias são nossa fonte de amadurecimento. O filme é muito legal, a primeira vez que eu vi não entendi nada! tbm tinha 12 anos rsrsrs, um tempo desse fui ver denovo daí saquei a idéia do filme! Ótimo post!!

    verdadesquemeconvem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou com sérios distúrbios na memória! Às vezes que vou fazer uma coisa e quando chego na hora ou no lugar esqueço o que fui fazer... daí vou direto na geladeira, abro a porta e fico olhando pra dentro até lembrar... Acho que isso é grave, será que vou ficar loouca?

    ResponderExcluir
  3. Um excelente texto, bem científico, sugiro um livro de Augusto Cury chamado "Inteligência Multifocal", onde nessa teoria dele, no qual levou 17 anos para fazer este livro, ele traz uma teoria original e bem abrangente sobre o fenômeno da construção dos pensamentos e do funcionamento da mente, é um livro essencial, já li umas 4 vezes.

    Parabéns pelo post, e abração pra ti, vazia tempo que não aparecia por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Entendo... ficar preso no erro é ruim, mas ficar preso no acerto é bom...

    ResponderExcluir
  5. legal seeu post adoreii parabêns

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE!

    Eu particularmente vejo o esquecimento como um meio de fuga muitas das vezes... Parece que nossa memória retém o que lhe convém, e isso faz bem pra nós.

    ResponderExcluir
  7. A minah é um lixo... só n lembro o que é um lixo????

    Medo ahuahauaha


    Post do dia das mães.

    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. estudo e o desenvolvimento da memoria é um dos meus assuntos favoritos

    otimo texto

    se possível, visite meu blog

    www.semente-terra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A nossa mente é um grande universo dentro de nós. É uma coleção de informações que nos segue durante toda a nossa existencia. A capacidade de aprender, absorver o apredizado, enfim, tudo ta na mente. Um super e grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
  10. Penos da seguinte forma.Depende muito do lado que se vê esta situação.É uma questão de perspectiva.A memória muitas vezes nos ajuda,quando é para que esqueçamos algo ruim que aconteceu.Uma lembrança trágica,um dia ruim...Mas também por outro lado a frequência dela em esquecimentos corriqueiros e diários,nos torna "sem chão",perdidos.
    Em um mundo onde tudo é senha,haja memória!
    Temos que comer bastante peixe!É muito bom para memória!
    Brincadeiras à parte é bom que façamos exercícios diários com nossa mente.É bom que façamos palavras cruzadas,que tentemos usar mais o lado esquerdo para os destros e mais o lado direito os canhotos,tentar usar o relógio do lado contrário é um bom exemplo.
    Bem essas são algumas dicas.

    ResponderExcluir
  11. E o tempo varre como que para a lembrança de uma história contada, toda a dor. E tudo se mostra mais leve e mais possível com o passar do tempo...



    http://farofadeglitter.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!