19 maio 2011

#DESAFIOLITERARIO

Fui indicado para um desafio literário pela amiga blogueira Camila Araújo ( http://www.papel40kg.com/ )

Antes da minha participação, aviso que no final tem o convite para os próximos desafiados. Para participar, é só responder as perguntas em negrito. Lá vai a minha participação:


1 - Existe um livro que você leria e releria várias vezes?


Percy Jackson e o ladrão de raios, de Rick Riordan. Sei que é uma história recente, mas foi algo que me marcou muito por vários motivos. Rendeu até dois posts no meu blog. Até hoje não sei se foi a identificação, o interesse crescente por mitologia, a aventura ou até mesmo um conjunto de tudo que me levou a gostar tanto desse personagem tão querido. Pesa também o fato de que amo história em quadrinhos e o estilo de Rick Riordan casa bem com esse outro universo que sou tão familiarizado. É emocionante também porque mostra um herói de fácil identificação que se vê num mundo fantástico que só conhecia dos livros e aulas de histórias, assim como nós.

2 - Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?

Crepúsculo? rsrsrs. Pois é, tenho dois livros da série aqui em casa e ainda não consegui engatar a leitura. Fico até sem-graça, pois foi um presente de aniversário. Fazer o quê, né? Quando as palavras não te tocam muito, fica difícil.

3 - Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?

Fênix: renascendo das cinzas, de Daniel C. Luz. É um livro muito interessante que conta histórias de pessoas que superaram problemas pessoais, venceram obstáculos e renasceram para a vida apesar de tudo. Soma-se a isso o fato de que sempre me interessei pela história da ave que renasce das próprias cinzas. Essa idéia sempre foi como uma inspiração pra mim e, por isso, e pelas histórias que faria questão de ler esse livro a vida toda.

4 - Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?

Pode parecer estranho, mas seriam mais livros na área de teoria e história do que necessariamente ficção. Entre eles destaco Os meios de comunicação como extensões do homem, de Marshall McLuhan, e O Poder do Mito, de Joseph Campbell. Acho que nunca me senti preparado o suficiente para autores como esses. Devia ter lido essas obras há muito tempo atrás.

5 - Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?

Primo Basílio, de Eça de Queiroz. Na verdade, não foi bem uma cena final em si mas sim um comentário que choca pela espontaneidade com que o Basílio se refere de forma machista a sua prima e ex-amante já falecida.

6 - Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?

História em quadrinhos. Esse sempre foi o meu tipo de leitura favorito. Como todo bom brasileiro (rs) comecei com os gibis da Turma da Mônica, mas o tempo foi passando e acabei me interessando por outros personagens e universos. E tudo teve inicio com o meu herói favorito: o Homem-Aranha. Leio suas aventuras até hoje, assim como a de outros personagens no estilo super-herói. O meu amor por esse meio de comunicação foi sempre muito grande e verdadeiro. Por uma feliz coincidência do destino, tive algumas oportunidades na época da faculdade de unir essa paixão a outro meio de comunicação: cinema. Graças a isso, nasceu meu blog e posteriormente uma pesquisa de iniciação cientifica (que mais tarde também se tornaria meu TCC) falando da relação entre os dois meios.

7 - Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?

Infelizmente, não me lembro de nenhum. Talvez porque não consiga ler até o final algo que não me toque de alguma forma.


8 - Indique alguns dos seus livros favoritos

As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain
1984 - George orwell
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
Percy Jackson e o ladrão de raios - Rick Riordan
Nunca desista dos seus sonhos - Augusto Cury
Desvendando os quadrinhos - Scott Mccloud
O herói e a feiticeira - Lia Neiva

9 - Qual livro você está lendo no momento?

A Herdeira do Silêncio. É o mais novo livro da minha amiga e blogueira Jenny Rugeroni. Com um estilo envolvente, ela conta a história de vida de uma mulher passando por diversas fases da sua vida tendo como pano de fundo o Brasil atual.

10 - Indique cinco blogueiros para o desafio literário


Agora é com vocês, aguardo curiosamente....

11 comentários:

  1. Bem legal esse desafio literário, fui indicado hoje para um e achei o máximo, ainda vou redigir minhas respostas. Gostei dos seus gostos literários, muito bom, parabéns.

    Abração pra ti. Atualizei.

    ResponderExcluir
  2. Crepúsculo hauhauahuahuah ... Os livros que você indicou parecem ser bons...

    ResponderExcluir
  3. Tem entrevista lá no site, agora é com o designer gráfico e blogueiro de São Paulo Douglas Pimentel, ta demais, acessa lá e comenta, ok?

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela indicação
    Vou fazer assim q possivel
    Abç Marcus

    ResponderExcluir
  5. Genial Esse Desafio Em?! Acho que não teria como Responder por Infelismente não ter Costume de ler, Mas mesmo assim algumas indicações de Livros Suas São ótima Cara. Gostei Bastante Dos Seus Comentários Cara, Altamente construtivos. Ciência e Ficção Dão ótimas Conversas para a tarde Toda e Se formos Discutir tudo(que é o que Queremos) Vamos Passar Toda Nossa Vida Discutindo Sobre isso, o que é uma coisa Muito Boa :D

    Muito Obrigado Mesmo Meu Amigo, Pelos Elogios e Pelo Seu Comentário Altamente Construtivo, creio que Em Breve Pessoas Irão Iniciar Discussões A respeito do Episódio e Sobre as Suas Ideias.

    E Parabéns Pelo Seu Blog, Muito Culto e bacana, Continue Assim Que você Vai Longe Amigo :D

    Att. www.docshd.net

    ResponderExcluir
  6. Olá, fiquei muito feliz em saber
    que você gosta dos meus posts. E pode postar sim, rsrs.

    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  7. Marcuuuus, tem selo pra vpcê no meu blog.

    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei com as suas leituras. Também tentei ler inumeras vezes Crepusculo, mas é aquilo que vc disse sobre quando as palavras não te tocam. Tb tenho vontade de ler alguns de seus livros preferidos como 1984, numa palestra da faculdade o coronel Ibis da PMRJ indicou esse livro, dizendo que esse é um dos retratos perfeitos do que se tornou a nossa sociedade.
    Tem tbm um filme, vc já viu?

    Quanto ao email, eu vi que vc me enviou mas não li ainda, mil desculpas, mas ando tão enrolada com provas, trabalhos e matérias nesse finalzinho de período, ainda mais sendo caloura.
    Vou responder o mais rápido possivel, meu amigo (:

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  9. Belo Blog
    Sucesso
    Retribuindo a Visita
    www.baixarelando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcus, em resposta ao seu comentário em meu blog eu coloquei:

    "Obrigado Marcus Alencar! A minha visão é simples: política aqui seria assunto desconfortável e batido. O que procuro colocar no blog é o que você verá quando for a Seul por exemplo, o que os coreanos possivelmente vão comentar com você!
    - “Hey, Marcus, veja, ali é o NC Soft!”
    - “O que é NC Soft?”
    - “Uma das melhores empresas de games que temos!”
    - “Nossa a internet aqui é rápida!”
    - “Sim, temos a mais barata e veloz internet do mundo!”

    Entende?!! Muito obrigado pela visita Marcus! =)"

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/2011/05/21/seul/

    ResponderExcluir
  11. Não li Fênix ainda...
    Mas, acho que vou ter que ler!

    Muito legal este desafio!

    ;D

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!