19 junho 2011

Se os corações fossem pessoas



O que aconteceria se os nossos corações se tornassem pessoas? Acho interessante imaginar como seria a nossa vida e o mundo se esse órgão tão importante do corpo se transformasse num ser vivo ao invés de apenas ser uma parte dele. É óbvio que um acontecimento fantástico desse porte certamente mexeria com tudo aquilo que conhecêssemos como normal e comum. Talvez solucionaria muitos problemas e/ou criaria outros.

Em primeiro lugar, os corações teriam cores diferentes. Afinal, o vermelho não seria o tom padrão para cada pessoa-coração desse mundo novo. Existiriam diferenças variando nos tons e também haveria corações mestiços. E todos teriam em comum algo tão forte e poderoso quanto à cor que os representa: o amor. Algo que os diferenciaria mais ainda seria o modo de expressar esse sentimento.


Sim, o amor, esse sentimento responsável por unir famílias, formar casais apaixonados e ser o elemento inicial para a criação da vida. Anteriormente, tinha falado de tamanhos. Bom, nitidamente, as mães seriam aquelas cujo coração seria maior e ilimitado na arte de distribuir seu amor. Assim como na nossa realidade considerada, os seus braços seriam o porto seguro para os pequenos corações ainda em formação. Elas bombeariam em ritmo mais lento na hora de dormir para que seus filhos dormissem com tranqüilidade e paz.

Acredito que outros sentimentos estariam fadados ao fim assim como certas atitudes. Fingir seria praticamente impossível e raro de se ver. Afinal, você não poderia mais esconder uma paixão, pois isso ficaria explicito na hora em que estivesse ao lado do coração amado. Seus sentimentos estariam escancarados para todo mundo e assim a verdade seria como o ar que a gente respira: natural. Desse modo, os tímidos teriam uma vantagem visto que a vergonha de se expressar não existiria.

Seriamos mais capazes do que o normal para cuidar e proteger, pois a solidariedade seria um ato comum que não precisaria de qualquer ajuda para existir. A maldade não teria espaço, afinal, seria necessária muita coragem para fazer mal a alguém tendo em vista que todos estariam expostos literalmente. Portanto, o risco seria enorme.

Viver em um mundo assim, mesmo que na fantasia, seria muito especial. Claro que nem tudo seria perfeito, pois o sentimento sem razão correria o risco de ficar perdido e confuso. Um não pode ficar sem outro. A luz do pensamento é o guia da emoção, um orientador tanto nos dias mais claros e mais escuros. Pela união entre eles, já nasceram muitas obras que até hoje presenteiam a humanidade. Também é por causa deles que nos tornamos mais fortes e sábios, pois a reflexão amadurece corações e mentes.

Post livremente inspirado por um poema muito criativo e lindo que li no blog Versos, Prosas e Colóquios

Dedico este post ao meu grande amor que mora no meu coração: Adilean Coelho

16 comentários:

  1. Coração nada, tá tudo no cérebro, o resto é sintoma. Se qqer um deles fosse uma pessoa, não ia caber dentro da gente, e mesmo se coubesse, ia foder tudo lá dentro por causa de suas obsessões e manias.

    ResponderExcluir
  2. Muito diferente esse post , nunca havia imaginado algo assim .


    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela imaginação; é um texto bem original!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post.
    Acho que só o coração não seria bom.
    O coração move-se por emoção e a razão é muito importante.
    Os dois precisam andar juntos.

    Visite quando der: http://aborboletra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom o coração não passa de um músculo, eu penso que se vc está usando o sentido poético da questão deveria deixar isso mais claro. O que me deixou confuso foi o fato de que as "pessoas-coração" não poderiam fazer mal, uma vez que seria mais arriscado. Vc poderia definir para mim o que é o bem e o que é o mal.

    http://somosprogramas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa amor,quanta imaginação!!!!
    Mas imagina hein...Um mundo onde não houvesse mentiras,tanta maldade.Precisamos de um mundo com mais amor,não importando a cor do coração!!rsrsrsrsr.Mas a intensidade de um sentimento verdadeiro,como o nosso.
    Lindo te amo muito.
    Obrigada pela dedicatória.
    Gracinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Marcus, gostei muito do seu texto. Fico feliz em ter sido referência para algo tão criativo e também inovador. Você aprofundou o tema e o elevou a outro nível de originalidade.
    Para começar, concordo quando você diz que os corações teriam cores diferentes. Faz todos o sentido, visto que nós, humanos, também não somos todos iguais. No nosso caso, todos temos em comum a alma (crença pessoal minha); com as pessoas-coração, o amor é o equivalente a essa alma.
    E a maldade realmente seria uma coisa rara, levando em conta essa característica presente em todas.
    Assim como falamos do coração como um músculo pulsante e também como um portador de emoções, as pessoas-coração também precisam desse lado racional para se guiarem e estabelecerem seus próprios limites.
    Seu post merece ser lido e discutido por muitos, pois tem uma carga filosófica bem forte.
    Meus sinceros parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, gostei muito da forma com que tratou esta comparação, do coração-pessoa, que mesmo utópico, não chega a ser uma metáfora, pela tão verdade que contém.

    Agradeço muito pelas leituras criteriosas e comentários em minhas postagens.

    Um abraço
    gustavolincolnadm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. se o corações fossem pessoas seriam uma bosta, que teriamos que nos preocupar além da nossa vida, teriamos que nos preocupar com a pessoa coração.

    ResponderExcluir
  10. meio estranho o texto, estranho nao, original. Axei que vc nao ia citar a mente, mas o ultimo paragrafo salvou. E eu axo que sinceramente as pessoas nao gostariam de ter seus coracoes expostos por aí sem um cerebro pra comandar. aushasuahsa
    mas enfim, eu entendi a mensagem do texto, é obvio que vc o fez com sentimento e ficou realmente muito, eu até li até o final! coisa que eu raramente faço
    é isso, beijo.

    ResponderExcluir
  11. Interessante pensar assim, mas muito do que atribuimos ao coração, na verdade está nos sentimentos, na alma, que por sua vez está tudo na mente, mas se o coração fosse o centro das emoções, iríamos ter corações chatos, rancorosos, malas, gentis e por ai vai.

    Abração pra tu.

    ResponderExcluir
  12. Acho que somos realmente como deveríamos ser. O amor é de fato o sentimento mais poderoso, no entanto se expressássemos o que sentimos sem nos constranger seria muito previsível, e se era pra ser uma coisa boa, demonstrando o sentimento, se tornaria algo artificial. O desejo falaria mais alto e consequentemente sobrepujaria o amor.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O coração está ligado de maneira simbólica aos sentimentos e assim é sempre retratado, evidentemente que é o cérebro o gerador de tudo isso, o coração nesse caso é apenas usado como simbolismo. Mais digamos que fosse o coração o responsável por tudo que é gerado dentro do ser humano no campo dos sentimentos, seria algo muito curioso vê-lo na condição humana. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Rancou-me suspiros e aplausos.

    Falou de um tema comum, mas com personalidade de um mestre no assunto.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcus! Fiquei tão feliz com os comentários que deixou no blog agora pouco. Tive que conhecer quem conseguiu me deixar tão feliz assim .. E adorei! Acredito que se fossemos corações como você supos no texto acima, seriamos levados por emoções, acho que não saberíamos mentir e o mundo seria mais verdadeiro.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!