13 agosto 2011

Um olhar sobre os vlogs


 

Muitos de vocês conhecem os videoblogs pela abreviação vlog e também pela enorme quantidade de canais no Youtube, um dos principais sites onde você pode encontra-los. Em relação ao conteúdo, eles têm algumas similaridades com os blogs por tratar de assuntos diversos sendo que seu grande atrativo é a forma como isso é feito. Geralmente, é uma pessoa que monta uma espécie de estúdio pessoal de gravação e assim produz seu conteúdo de forma independente. Recursos como webcams e câmeras digitais, por exemplo, são comuns nas produções desses vídeos. No entanto, o que mais se destaca dentre tantos aspectos desse fenômeno comunicacional é a capacidade que uma mensagem tem de chegar as pessoas. Sou blogueiro há muitos anos e nunca vi algo assim tão interessante.

Na verdade, acredito que os vlogs representam uma evolução na internet. Já passou a época em que o usuário produzir conteúdo próprio era uma grande novidade. Lembro quando os blogs ganharam uma força tão grande a ponto de formadores de opinião criarem sua própria página para publicar noticias de uma forma mais livre. Alguns analistas de comunicação diziam até que esse fenômeno podia representar uma nova forma de liberdade de expressão. De qualquer modo, é fato que uma oportunidade como essa não deixou de ser aproveitada e continua até hoje tendo inclusive milhares de blogueiros postando conteúdo de qualidade, sejam eles profissionais de outras mídias ou não. Aliás, é muito mais comum usuários que não trabalhem necessariamente em meios de comunicação postando conteúdo. Em outras palavras, são pessoas como eu e você. No caso dos vlogs, não tinha como ser diferente até porque um canal como o Youtube, por exemplo, possui uma exposição praticamente sem tamanho.



Mas, quem são essas pessoas? E eu te respondo dizendo que trata-se de usuários de internet que tem algo importante pra dizer e de forma descontraída. Obviamente, o uso de áudio e imagem oferece diversas oportunidades na forma de comunicação. É o caso de opiniões sendo expressas naturalmente e com um certo humor que, por sua vez, cria um estilo que atrai o público. Esqueça o estilo paletó e gravata do jornalismo, sempre tão formal e cercado por regras de apresentação, pois nos vlogs o que vale mesmo é uma linguagem informal. E isso é muito positivo, pois você recebe a mensagem de uma forma muito mais fácil, o que também propicia uma boa reflexão.

Por isso, vou citar alguns vlogs dos quais valem a pena acessar bastante. Um exemplo é o Não Faz Sentido, produzido pelo ator Felipe Neto. O canal apresenta suas criticas sobre diversos assuntos que vão desde coisas do cotidiano como ir ao shopping ou celebridades instantâneas do mundo pop. Seus vídeos têm sempre milhares de acessos e fãs que admiram o canal dele. É claro que também há muita gente que o odeia e/ou simplesmente critica por não concordar com suas opiniões, principalmente quando ele fala sobre Crepúsculo, bandas coloridas e Justin Bieber, por exemplo.




Um outro exemplo bem interessante é o canal Desabafo da Vida. Produzido e apresentado por Bárbara Miyaji, ele pode ser descrito por falar sobre situações da vida. Além da sinceridade natural dela, os temas são sempre tratados de uma forma muito criativa. Mesmo se tratando de um desabafo, os vídeos trazem criticas pertinentes sobre temas como Ódio, Homem x Mulher, Bipolaridade, Bullying, entre outros.




Enfim, existem vários exemplos que posso citar aqui neste post como o canal Maspoxavida, do Pc Siqueira, e Desce a Letra do Cauê Moura. São poucos canais que acompanho atualmente e, por isso, resolvi citar apenas alguns dentre tantos para vocês. De qualquer modo, recomendo conhecer mais o trabalho de cada um e até pesquisar outros canais de vídeos na web. O importante é ver tanta gente aproveitando esse espaço de forma inteligente que, além servir para dizer o que pensa, também possibilita não só uma reflexão como até mesmo uma conscientização acerca de tantos assuntos. 

Acesse esses e outros canais de vlogueiros:

26 comentários:

  1. Eu acho vlogs uma alternativa inteligente para se dizer o que pensa.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo Marcus! Li seu post lembrando de nossos papos sobre vlogs. O problema é que nem todos tem uma câmera HD que não tem ruídos na gravação. ...hihihi... Se não eu estaria na lista! XD
    Gostei de seu post e assisti ao segundo vídeo que apesar de eu não curtir muito a forma de falar dela eu gostei da mensagem! XD
    Mas, e ai? O Olhar Receptor poderia ter um canal no You Tube afinal até o nome de seu blog é sugestivo para um Canal! Hum Hum!?!?! Eu assistiria! =D Aliás, tem canal do seu blog no You Tube?!

    Abraços! =)

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho meio estranho esses videos uma doideira q só massss internet! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, o vlog do Felipe Neto e do Pc Siqueira não vejo graça nenhuma. Os outros blogs que você citou são ate melhores. Um vlog novo legal é o do away, sem papas na língua, haha.
    Mas é uma opção muito legal essa de vlogueiro, não é todo mundo que tem capacidade pra produzir um vlog bem feito.
    http://notasdamusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo q os vlogs são muito bons e proporcionam uma grande aproximação com o internauta
    Hj eu vejo q as opiniões do jornalismo formal servem mais aos interesses corporativos do q ao público e os vlogs, como parte da via inteligente na internet, são uma boa opção.
    Grande abraço Marcus

    ResponderExcluir
  6. Acho realmente uma revolução dentro da net, e muito talento em alguns vlogers, como é o caso do PC, que até ganhou um programa na MTV, bem o cara só fala groselha, mas conseguiu se destacar e amealhar seguidores.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  7. nunca assisti a algum desses videos...acho interessante essa nova alternativa

    ResponderExcluir
  8. Cara, muito bom o texto!! Gostei bastante!! Você escreve super bem!! =)
    E obrigada por escolher meu vlog dentre muitos outros para linkar!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Ah.. Eu fiz também um textinho sobre vlog no meu blog.. http://bit.ly/b6vgST =)

    ResponderExcluir
  10. muito interessante! :} nem tinha relacionado vlog a vídeos :/ http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
    Curta Apaixonadas por Cosméticos no Facebook
    @Ap_Cosmeticos

    ResponderExcluir
  11. ACOMPANHO ALGUNS VLOGS. MAS COMO ALUNO DE LETRAS, EXISTE EM MIM UMA NECESSIDADE MUITO GRANDE DE SE EXPRESSAR ATRAVÉS DA ESCRITA, E UM DESEJO DE REVOLUCIONAR A LITERATURA. ACHO QUE OS VLOGS FAZEM AS PESSOAS NÃO QUEREREM MAIS LER, E EU VOU SER UM ESCRITOR POBRE E FUDIDO POR FALTA DE LEITORES. EITA VIDA SOFRIDA :'-(

    TEM TEXTO NOVO NO BLOG. OLHA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/08/respostas.html

    ResponderExcluir
  12. eu acho vlogs , algo criativo ! Mas existem muitos tipos de pessoas atrás deles , desde pessoas procurando desabafar e aquelas que querem aparecer na mídia ! Mas quase todos buscam a diversão !
    beijão ;* adorei o blog e estou seguindo
    http://carolinelebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Não acompanho nenhum regularmente, mas curto o PC Siqueira, mais do que o Felipe Neto.
    Tbn acredito que seja uma evolução da internet, e que logo logo será substituído por outra febre.
    Afinal, o mundo não Para!


    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Bem interessante seu post, um canal de blog que eu gosto muito é o "Já vi pior"
    Se der, procura depois algum video deles :)

    ***
    Café de Fita - http://cafedefita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Concordei com tudo que você disse. Com certeza existem vlogs muito bons, que nos fazem rir e/ou refletir acerca dos diversos assuntos tratados. Eu particularmente não acompanho nenhum, só vejo de vez em quando... Mas muitos já provaram que possuem real talento, inclusive no caso do Felipe Neto, que já está na tv, ganhando fama ainda maior. E é isso aí, é de críticos e humoristas talentosos que precisamos!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal ;D
    Alguns vlogs são realmente bons.

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de vlog, mas pra ser sincero, não costumo olhar. Sem dúvida creio que toda forma de expressão seja válida, à excessão é claro, nos casos em que você citou de pessoas que simplesmente não gostam disso ou daquilo e criticam, chegando por vezes a ultrapssar o limite da liberdade e entrando na discriminação mesmo. Mas como toda forma de expressão, sempre tem coisas boas e ruins. Gostei da abordagem que fez do tema, e vou procurar ver mais vlogs...

    Um abraço

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Alguns Vlogs são interessantes , mas a maioria são de pessoas com total falta de noção e talento .

    ResponderExcluir
  19. O interessantão é democratizar, variar as possibilidades de comunicação, uma vez que os talentos são múltiplos: não seria justo restringir à escrita a transmissão de nosso infinito particular. Não acompanho vlogs, até por causa de limitações internéticas, mas acho tudão de bom. Beijíssimos e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Pra colaborar um pouco com a discussão: Lillo, quem cursa Letras bem sabe que assim como os gêneros escritos, também existem os gêneros orais (seminários, fofocas, diálogos, entrevistas, etc.), que não podem (e nem devem!) ser rebaixados, afinal a escrita não é algo mais prestigioso que a fala. A oralidade jamais desaparecerá e sempre será, ao lado da escrita, o grande meio de expressão e de atividade comunicativa, e o vlog é um exemplo disso.. As pessoas sempre utilizaram o discurso oral, e isso não é motivo para "acabar com a literatura".
    Para mais informações, recomendo a leitura do livro Da fala para a escrita: atividades de retextualização, de Marcuschi! =)

    E para finalizar: para manter um vlog não é necessário possuir uma câmera que grave em Full HD, talento para interpretação (que por sinal muitos vlogueiros que dizem serem atores não o tem!) ou fazer rir.. Basta ter uma câmera na mão e qualquer assunto aleatório; na minha opinião, o importante é interagir com os usuários, trocar figurinhas, ou ainda deixar aquele video de registro para, mais pra frente, acompanhar a sua evolução pessoal!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Amei o post. Desde que criei meu blog morro de vontade de fazer VLOG, mas cadê coragem? Nem criar podcast dos meus posts eu consegui ainda. rs Parabéns, eu já havia visitado seu blog antes, vc cada dia se supera, muito bom.
    Sayuri(orkut)
    http://coisasdesayuri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Amei as dicas.
    Não sabia desses vlogs.
    Vamos criar um???rsrsrs
    Parabéns pelo texto lindo.

    ResponderExcluir
  23. Eu conheço pouco sobre os vlogs, mas aqueles que conseguem obter algum destaque já chamaram também a minha atenção. Como por exemplo o Pc Siqueira que agora tem um programa próprio na Mtv.
    Ficou muito claro esse diferencial quando você mencionou que "não é um paletó e gravata". A identificação das pessoas se dá justamente por essa aproximação e essa informalidade.

    Até a próxima! Abraço!

    ResponderExcluir
  24. ñ gosto de vlogs. simplesmente por serem compostos por vídeos. ñ suporto a ideia de assistir um video longoq ñ seja um filme. esses vlogayros só falam 'merda ensacada' e pagam de cult. sou da turma do blog, doa kem doer

    ResponderExcluir
  25. vlogs, sao blogs de frescos, que querem inventar moda besta, é blog e pronto , vlogs nao ecxiste como diria Padre Quevedo .

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!