12 fevereiro 2012

O Jogo da Sociedade

Algo provavelmente tão antigo quanto o próprio tempo: a sociedade. Mas isso não se trata apenas de uma simples abordagem e sim uma análise desse jogo social que vivemos todos os dias. Essa competição do qual temos que aceitar certas regras e assim tentar sobreviver em meio a elas. Por esses e tantos outros motivos é que eu e o blogueiro Angelus Paulino aceitamos o desafio de expor nossas visões a respeito deste tema.





O jogo da sociedade - na visão de Angelus Paulino

Este é um jogo coletivo, onde as pessoas devem cumprir metas e buscar recompensas ao final de cada missão. Devemos fazer alianças, combinações e estratégias para vencer os adversários. Este jogo, enfim, jogamos todos os dias, estejamos cientes disso ou não. Chama-se “Viver em Sociedade”. Mas afinal, em que momento da vida passamos a fazer parte dessa competição?
“Viver em Sociedade” é dividido em níveis de dificuldade de acordo com a faixa etária dos participantes. Como várias outras coisas, começa na infância, no momento em que somos postos para interagir com outras crianças. Essa fase dura até uns doze ou treze anos. É só um aquecimento, um preparativo para o jogo real. Na verdade, essa é a parte mais divertida.
Na próxima etapa, nós – os jogadores – já nos consideramos profissionais. Afinal de contas, somos quase adultos, não é mesmo? As alianças feitas na primeira fase tornam-se mais fortes ou se quebram definitivamente. É o momento de formar os times! De um lado o time azul, do outro o vermelho... Tudo é mais emocionante! Cada jogada pode definir nossa vida inteira (ou, no mínimo, o resto da semana). E assim a disputa segue seu rumo por mais alguns anos.
Até que, finalmente, chega o nível 3. Este é O Nível! Hora de lutar contra o Chefão! Tudo que aprendemos e arrecadamos ao longo das últimas duas fases vamos usar agora. Principalmente nesse momento, acontece de a maioria das alianças serem desfeitas. É cada um por si e Deus por todos, daqui para frente. Contraditoriamente, os grupos permanecem.
Tanto nesta etapa como nas anteriores, os grupos sempre existiram e nós temos de nos encaixar em um deles. Do contrário, seremos massacrados. Esse período é o mais delicado. Os jogadores mais “hábeis” são capazes de deslizar de um grupo para outro. Mas sempre tendo em mente um objetivo: mais moedinhas para subir de status.
O que começou como uma brincadeira de criança, agora se transformou numa disputa vital. O Super-jogador, aquele viciado que joga 24 horas por dia, chegou ao ponto mais alto. E, quando olhou para cima... descobriu que tinha de subir mais para ser superior aos outros participantes...
Enfim, este é o jogo que jogamos a todo o momento. O torneio que nenhum Coliseu jamais conseguiria reproduzir; com um número de participantes que nem 100 Copas do Mundo mobilizariam.
Jogamos ou somos jogados. As regras, fazemos cada um as nossas. Os critérios sobre o que considerar uma vitória, nós estabelecemos. A quantidade de vidas, infelizmente é uma só, então não da para desperdiçar.
Sem mais delongas, que vença o melhor...

Angelus Paulino é blogueiro e autor do blog Versos, Prosas e Colóquios. Seu blog é um interessante espaço na blogosfera com textos variados em estilos e únicos em sua concepção. É o caso de poesias criativas e belas que, mesmo com um toque de simplicidade, conseguem emocionar e transmitir reflexões sem dificuldade. Outros exemplos que seguem nesse mesmo sentido são seus contos e ficções-narrativas, todos de ótima qualidade. Recomendo pelo menos dois posts em particular: ``Se seu Coração Falasse`` e ``O Poeta Que Desaprendeu Escrever``.

Leia mais sobre o tema na visão de Marcus Alencar.

12 comentários:

  1. Angelus, de fato o mundo está cada vez mais competitivo, e isso acaba gerando estresse além do necessário. Penso que a competição saudável é tentar ser o melhor que pudermos, contribuindo com a sociedade da forma que pudermos, oferecendo o que somos capazes de oferecer. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Este é um jogo coletivo"... e digo mais: um jogo onde as estrategias vão muito mais alem da nossa compreensão, pois a vida ainda é uma incógnita cheia de nuanças...

    Interessantíssimo! Vou segui-lo e já estou colocando seu banner no mural de parceiros, espero que retorne ao "Blog do Jajá" novamente"

    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A sociedade para uns e bom e para outros é ruim...!

    ResponderExcluir
  4. O jogo da vida começa quando nascemos, na relação que estabelecemos com nossa mãe. Daí em diante, são provas de resistência, anjos, demônios, paredões, milhões.

    Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito. Adorei seu texto, e é bem isso mesmo, o jogo se inicia quando vimos ao mundo.
    Parabéns pelo blog, adorei.

    bj

    Crônicas e assuntos femininos..., OU NÃO!

    http://cronicaseasssuntosfeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcus!

    Bem, esta é a visão do Angelus então meu comentário pra ele é que eu discordo deste ponto de vista, pois eu não encaro a sociedade como um jogo cujas etapas são infiltrar-se em grupos, ou temos que derrotar adversários conforme descrito no texto.

    É engraçado que eu postei em meu blog sobre a sociedade há um tempo atrás, e a mesma conclusão que cheguei lá é a que vou fazer aqui, ou seja, penso que somos obrigados a viver em sociedade uma vez que ela já instaurou-se e por princípio não devíamos ter adversários, quem toma a iniciativa de duelar contra uma pessoa está equivocado, afinal somos iguais no que diz respeito ao nosso objetivo, que é o se ser feliz, porém a sociedade é cada vez mais complexa ao passo que aumenta, visto que uma pessoa já é o suficientemente complexa, logo quanto mais pessoas viverem em sociedade mais difícil será a sua solução.

    Anselmo

    brevescronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Este é o jogo da vida
    e como é dificil jogá-lo né
    Abrsss
    Fernando dos Santos
    FERNU OPINA

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Angelus, tudo bem?
    Realmente o mundo e a vida competitiva em sociedade querem engolir a gente, e as vezes nos esquecemos que somos animais sociáveis e acabamos individualistas demais. Gostei da sua visão e da visão do Marcos lá no seu blog. Parabens aos dois.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Competição sempre houve , mas cada vez mais esta pior , o que acaba revelando o caráter e personalidade das pessoas ...
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que belo texto Angelus!
    Achei interessante o modo de como você descreveu as fases da sociedade,como em um jogo.
    Gostei também quando mostrou nossa insatisfação quanto sociedade,sempre querer atingir o quimérico,o inalcançável.
    Acredito que devemos nos conscientizar quanto pessoas capazes de promover mudanças e agirmos como tais...
    Parabéns pelo texto!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Achei que o texto trouxe uma visão demasiadamente simplista da sociedade, e a respeito das regras, cada um faz as suas em partes, porque todos vivem debaixo de regras que foram criadas para se viver em grupo e nem sempre justas ou claras...bom teria muito mais coisa a dizer, mas fico por aqui!

    ResponderExcluir
  12. A questão do jogo, talvez seria mais interessante se colocada do ponto de vista da luta de classes, vivemos em uma sociedade pautada na divisão entre classes sociais, não é apenas um jogo competitivo em si, envolvem as relações socio-econômicas, o individualismo e uma série de problemas sociais que permeiam essa questão. A disputa de classe se dá no meio urbano, recentemente temos o caso Pinheirinho, Cracolândia, Favela Savoy, casos que tem um certo vínculo se pensarmos na especulação imobiliária, a divisão da cidade em cidade fashion e cidade dos invisíveis, dos pobres; no campo temos o crescente processo de mecanização, o conflito também por terras, uma país onde a reforma agrária ainda não foi feita; o espetáculo da bestialização, onde o BBB é um exemplo célebre disso, enfim, é dessa sociedade que estamos falando, bem como do desemprego, do crescimento econômico em detrimento do desenvolvimento social, etc.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!