26 janeiro 2013

Uma flor em meio ao caos



Fonte:  Blog do Catena


Uma boa idéia sempre nasce por causa de um momento de inspiração. E essa inspiração pode surgir de diversas formas. Uma coisa leva a outra e esse processo nem sempre segue alguma lógica que possamos explicar detalhadamente. Também não há como prever seu surgimento, pois elas surgem de forma inusitada e, aparentemente, sem explicação. O que não muda é o fato de que tudo é uma questão de oportunidade. Sendo assim, não devemos perder tempo tentando encontrar uma resposta e sim aproveitar o momento e criar algo a partir disso. Particularmente, prefiro pensar que tudo tem seu momento exato para acontecer. É o caso de idéias que surgem em momentos não muito bons da vida pessoal de um escritor, por exemplo.

É curioso como algo bom pode surgir durante ou após o caos. É como se toda uma variedade de coisas ruins como dor e tristezas servisse como inspiração para criar algo. Talvez isso aconteça como resposta a essa condição ou na tentativa de nos fazer seguir em frente. Muitos estudiosos da mente e comportamento humano dizem que escrever sobre o que você sente é uma forma de terapia. É um desabafo. Você está colocando pra fora toda uma energia que, obviamente, não te faz bem e ao mesmo tempo se liberando dela. Indo mais além, acho que isso é uma forma de você se fortalecer e seguir em frente.

É fato que grandes obras surgiram nos momentos mais críticos da vida de muitos artistas. Provavelmente nem existiram caso não houvesse uma fase ruim na vida dessas pessoas. É claro que nem toda dor dura pra sempre e como diz uma bela frase cuja autoria desconheço: ``O dia é um pouco mais escuro antes do amanhecer.``

Pensando dessa forma, talvez todos possamos ser um pouco mais otimistas em relação ao futuro. Nem sempre enxergamos a possibilidade de extrair algo bom de uma fase ruim, o que não significa que não devemos ficar atentos a ela, pois até mesmo uma flor pode nascer onde menos se espera. E ela será como um sopro de esperança para um novo recomeço.

3 comentários:

  1. Belo texto!
    Me lembrou do trecho da música Aquarela do Toquinho:
    E o futuro é uma astronave
    Que tentamos pilotar
    Não tem tempo, nem piedade
    Nem tem hora de chegar
    Sem pedir licença
    Muda a nossa vida
    E depois convida
    A rir ou chorar...
    Mas seja qual for o destino,devemos pensar sempre positivamente.Pois no final dá tudo certo!!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Penso que as ideias podem surgir tanto da busca por respostas assim como pela busca por novas perguntas. Estas últimas nascem a cada nova condição que nos é imposta no dia-a-dia. E as respostas que elaboramos se revelam verdadeiras inspirações.
    É como você disse, seja um desabafo, ou uma tentativa de solução, boas coisas surgem de uma fase ruim. É uma reação natural nossa. No caso dos escritores, comumente mais sensíveis a esses detalhes, essa inspiração se torna arte.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!