30 junho 2013

Em busca da liberdade





Fonte da imagem: Nat em foco

``Senti como se o peso do mundo estivesse sobre meus ombros
Pressão para quebrar ou recuar em cada vez
Enfrentando o medo da verdade, eu descobri
Sem dizer porquê, tudo isso vai dar certo
Mas eu cheguei muito longe pra voltar agora``






  
A gente se conheceu durante uma cena do filme Django livre. Você se apresentou como uma melodia e isso foi sensacional. Cada detalhe do seu som casava perfeitamente com a emoção transmitida naquelas imagens. Seu nome em português é Liberdade e sua letra é tão bonita quanto o tema em si. Bom, caros leitores, toda essa singela descrição é apenas para falar dar música Freedom, de Anthony Hamilton e Elayna Boynton.

De acordo com a tradução da letra, ela fala sobre ser livre, lutar, sair da prisão e quebrar as correntes que nos impedem de voar pelo mundo. Não é a toa que faz parte da trilha sonora de um filme que fala sobre um escravo negro récem-liberto. No entanto, acho muito restritivo limitar a força da letra dessa música para apenas um tema. E digo isso tendo em vista o poder das palavras para traduzir o sentimento de pessoas que se sentem aprisionadas de diversas formas. Afinal de contas, uma prisão para ser considerada como tal não precisa de grades de ferro. Existem muitas outras formas de se sentir preso dentro de si mesmo. Por exemplo, quantas pessoas por ai não se sentem presas a uma rotina estressante, fazendo algo que realmente vai contra sua própria vontade e natureza pessoal, vivendo tristes e com medo? 


``Eu sei muito bem que isso não vêm fácil
As correntes do mundo parecem estar se apertando
Eu tento andar, mas estou tropeçando de um jeito familiar
Tentando me levantar, mas a dúvida é tão forte
Tem que haver asas em meus ossos ``

Acredito que para uma música ser considerada boa é necessário que ela toque o coração. Claro que todos os outros detalhes também são importantes, mas a letra se tornaria apenas um enfeite se não dialogasse com o sentimento. Por isso, graças a sua capacidade de emocionar as pessoas, ela pode até ficar marcada por se relacionar com um momento especifico e se tornar uma espécie de hino simbólico. Na minha opinião, nesse caso especifico trata-se de uma manifestação de esperança ou então de um grito de liberdade muito especial.





Um comentário:

  1. Tem músicas que realmente tocam nosso coração.
    Cada momento de nossa vida merece um tema diferente.
    Gostei dessa também,com este tema da liberdade nos inspira!
    Beijos
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!