18 novembro 2020

Um Awesome Mix para chamar de meu - Vol.1

 

 


Pense rápido, qual é a sua playlist dos sonhos? Sua resposta não precisa ter as suas músicas preferidas de todos os tempos. Na verdade, pode até ser uma lista com o que você tem ouvido com mais frequência no momento. Melhor do isso, imagine que você está na mesma situação que o jovem Peter Quill no começo do primeiro Guardiões da Galáxia. Quando foi raptado por um grupo de alienígenas mercenários, o garoto levou consigo um toca-fitas contendo uma coletânea chamada de Awesome Mix. Vol.1. Com base nesse contexto resolvi compartilhar com vocês o conteúdo musical que seria encontrado comigo caso fosse vítima de algo parecido.

Para começo de conversa acredito devo dizer que a grande maioria das músicas fazem parte da trilha sonora de algum filme. Esse é o caso de "Nowhere Fast" e "Tonight is What It Means to be Young" , dois hits maravilhosos de Ruas de Fogo (1984). Dirigido por Walter Hill, esse clássico cult dos anos 80 é mais um dentre vários exemplos cinematográficos de produções em que a música exerce papel fundamental na trama como se fosse um personagem a parte. Sobre as músicas, vale dizer que ambas ganharam vida na voz da cantora Laurie Sargent e na interpretação de Ellen Aim, a vocalista da banda Fire Inc. interpretada por Diane Lane.

 


"A Real Hero", do Electric Youth & College, é a música mais conhecida da trilha de Drive (2011). Com direção de Nicolas Winding Refn, esse filme é muito interessante em diversos aspectos. Um deles é como uma música tão tranquila de tom romântico como essa casa bem com a jornada do protagonista vivido por Ryan Gosling. Inclusive, o refrão da letra que em dado momento fala sobre "um verdadeiro herói, um verdadeiro ser humano" encontra no fim da história um poético ponto final. 


Continuando na vibe cinematográfica, um dos meus filmes preferidos, Mesmo Se Nada Der Certo (2013) e a principal música de sua trilha sonora não podem de forma alguma ficar de fora. Sinceramente, me faltam palavras para descrever o amor que sinto por esse filme e um dos principais motivos disso está na emoção provocada pela letra de "Lost Stars". No filme, ela ganha duas interpretações. Uma é da sua compositora, a britânica Greta (Keira Knightley), e a outra é feita pelo seu ex-namorado cafajeste Dave (Adam Levine) que dá um toque totalmente especial ao que está sendo cantado.


Ainda sobre "Mesmo Se Nada Der Certo", faço questão de compartilhar aqui duas rimas que escrevi em homenagem ao filme que me marcou e emociona toda vez que assisto.




As próximas músicas da lista são marcantes para mim por motivos diferentes. A primeira tem uma letra linda e inspiradora e mora no meu coração desde a primeira vez que ouvi, mesmo nunca tendo assistido ao filme do qual ela faz parte. A outra é muito divertida e gostosa de ouvir e cantar. Gruda na cabeça com mais facilidade que um chiclete na cadeira e pertence à trilha de um clássico Sessão da Tarde que só recordo de ter visto uma vez: Uma Linda Mulher. Estou falando de "Little Wonders", do Rob Thomas, e "King of Wishful Thinking" do Go West.


Apesar do clipe oficial ser muito bom não podia perder a oportunidade de colocar essa paródia do Paul Rudd que, assim como este que vos fala, deve ser fã desse hit inesquecível.


Bom, nesse ponto da minha lista eu até que gostaria muito de dar um tempo das músicas cinematográficas. No entanto, os clipes de "Shot At The Night" e "Just Another Girl" do The Killers são tão bons em contar uma história que fica difícil deixá-los de fora. Isso ocorre por que as músicas têm uma vibe ótima e até hoje não consegui enjoar delas.




Você disse música e clipe marcante? Ah, então nesse caso seria um pecado não colocar na lista o vídeo de Take On Me do A-Ha. De tão maravilhoso, esse hit dos anos 80 conseguiu ficar eternizado nas memórias de muitas pessoas independente se viveram ou não aquele período único do tempo. Só o início dela já é motivo para querer pular e requebrar o esqueleto da forma mais "destrambelhada" possível. 


 Por último, para fechar com chave de ouro, meu Awesome Mix não ficaria completo sem algo do Rei do Pop Michael Jackson. "Man In The Mirror" é muito mais do que uma música com letra e melodia maravilhosa. É uma mensagem para o mundo que precisa de cada vez mais amor, paz, empatia e sensibilidade.  Sinceramente, acredito que essas palavras já dizem o bastante sobre a importância desse clássico pop.


Enfim, essa longa lista foi apenas um primeiro volume que gostaria de levar comigo e ouvir pelo espaço caso tivesse o mesmo destino de Peter Quill em Guardiões da Galáxia Vol. 1. Ainda faltam muitas outras músicas que poderiam ser citadas, principalmente nacionais. Isso, é claro, vai ficar para uma próxima oportunidade. Agora no momento deixo aqui apenas uma indicação para vocês que é o perfil do Parei No Tempo. Com várias postagens interessantes e diferenciadas, esse perfil do Instagram é um prato cheio para pessoas que amam a cultura musical dos anos 70 e 80.

Conteúdo relacionado:

Crítica de Guardiões da Galáxia Vol. 1

Crítica de Ruas de Fogo

Perfil Parei No Tempo Oficial

Um olhar sobre os 20 anos do Acústico MTV - Capital Inicial

A Voz da emoção

Músicas Grudentas

A Energia musical

Espantando os males

Em busca da liberdade

Pó mágico

Uma competição sadia seriautópica?

O Impacto do incentivo

A Voz

Michael na terra do nunca

Quando seu dia chegar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!