18 janeiro 2009

Escolhas e convicções




Não lembro exatamente quando mas certa vez ouvi uma frase como essa: ``Você nunca poder ver além de sua escolha``. E ela me fez pensar sobre a idéia de escolher um caminho. Algo como viver no escuro no qual não há nada claro e nem lados totalmente definidos para sua visão se orientar. E falo isso graças à motivação por trás das minhas palavras neste texto. Trata-se de um momento especifico de uma história em quadrinhos do Homem-Aranha em que o mesmo dialoga com o Capitão América que, por sua vez, faz um discurso sobre patriotismo. Dessa vez, não abordarei o amor à pátria, mas a importância de defender o que se acredita.

Basicamente, essa conversa fala sobre defender o que se acredita, não importando as conseqüências. Há um trecho importante sobre respeito a suas convicções em que o Capitão diz: ``Quando a multidão e a imprensa falarem pra você sair do lugar, seu dever é firmar-se como uma árvore ao lado do rio da verdade e dizer pro mundo inteiro....Não, saiam vocês``. Isso me faz pensar em tanta coisa como em situações em que tudo conspirava a favor de uma desistência e mesmo assim eu continuei lutando. Tudo isso também me faz lembrar do quanto admiro pessoas determinadas e certas daquilo que querem.

A certeza é como um solo firme cimentado pela verdade. É tão real a ponto de você poder tocar e sentir sua veracidade. Mas quantos erros são necessários para descobrir a coisa certa? Afirmar o quanto isso é simples e fácil parece uma atitude automática para ter a sensação de segurança. No entanto, uma mudança de atitude é fundamental para virar o jogo nem que isso signifique olhar-se no espelho e ``cair na real``.  

Muitas vezes não respeitamos nossa natureza pessoal e isso causa muita dor, essa sentida com mais intensidade com o passar do tempo. Por esse motivo, temos que ser sábios para com os rumos tomados nessa vida e aprender com os erros tirando sempre uma lição desses. Isso sem nunca esquecer de ser fiel as suas próprias convicções.

13 comentários:

  1. É um texto para se refletir bastante quanto ao seu conteúdo. Mas eu arriscaria um palpite:muitas vezes, convicção demais quando todos dizem ao contrário, é teimosia.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo o Capitão América, como exemplo para ninguém, mas nesse caso ele está certo e parabéns pelo texto, bem legal..

    ResponderExcluir
  3. Nunca usaria o Capitão América como exemplo, de todo modo o texto é coerente.Convicção no que acreditamos é necessário para atingirmos nossos verdadeiros objetivos, mas devemos tomar cuidado, nem sempre estamos corretos naquilo em que temos convicção, devemos estar sempre atentos para não acreditarmos em coisas errôneas e seguirmos caminhos que não devíamos.

    ResponderExcluir
  4. Muita gente tem vonatde de nudar de vida, seja de emprego ou de faculdade. Mas o medo da mudança é maior. Conheço muita gente que tem aversão ao novo, que treme na base perante o desconhecido. O Wanderlei Luxemburgo, costuma dizer que "O medo de perder, tira a vontade de ganhar".

    ResponderExcluir
  5. opa.. parabens pelo texto.. eh um belo texto para se refletir..

    vlw abraços..
    http://goldeplacaec.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Comentar o que.............se você mesmo já obteve a resposta. O obscuro sempre nos amedronta. Seguir firmo num propósito é uma atitude, sonhar, nunca é demais, ter objetivo e pé no chão é essencial. beijos Gilva

    ResponderExcluir
  7. nossa adorei o texto!!
    nau concordo com algumas coisinhas mas gostei muito daqui..
    voltari mas vezes!
    beijinhO

    ResponderExcluir
  8. oiii poxa gostei do q tu escreveu! mas sobre a discordancia..axo q no fundo (bem no fundo!)eu sou uma romantica sabe..mas calejada da vida.que dramatico neh..kkk
    bem mas vou te linkar pq tu escreve absolutamente bem..vou ficar vindo aqui agora!
    vlw,um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. foi mal ¬¬! http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=8480817216157623784
    beijinhO

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Obrigada pelos muitos comentários no meu blog, com certeza vou sempre dar uma passada aqui também sim, teus posts também são ótimos.

    Adorei a pergunta: "Mas quantos erros são necessários para descobrir a coisa certa?"
    Realmente, a pessoa que não erra é aquela que não vive, consequentemente não aprende e de nada tem certeza por ficar fechada em seu mundo sem tentar novos caminhos; novos caminhos que são necessários para sermos fiéis as nossas próprias convicções.

    Respondendo algumas questões que colocastes em alguns posts, sim, já vi "O homem que copiava", achei ótimo. Também gosto de Nickelback, assim como Creed, ambos podem ser encaixados no Rock grunge... é meu estilo preferido, e sim, aquela tese é de Bosi hehe

    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Acho importante defender o que se acredita, mas para isso, muitas vezes é preciso uma certa flexibilidade. Nem tudo é como desejamos...

    ResponderExcluir
  12. Estou convicta do que escolhi:Você!!!
    Quero vc a vida toda!!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!