23 janeiro 2009

Os sentimentos não pensam




Posso apostar os fios do meu cabelo que quando você leu o título desse texto pensou se tratar de uma afirmação muito óbvia. E é mesmo. Tudo que nasce dentro do coração não pensa ou tem qualquer ligação com a razão, essa com suas raízes no cérebro. Raiva, dor, amor, paixão, tristeza, piedade, medo, entre tantos outros sentimentos constituem esse fio de sensibilidade humana que, ao meu ver, existe dentro de uma vibração de energia. 
Tá, eu sei, este papo parece meio místico ou estranho para quem não pensa muito sobre o assunto, no entanto, é importante saber como estar em contato com sua própria energia e, se possível, compreendê-la em sua complexidade. Mas a complexidade pede paciência e conhecimento para sua compreensão. E isso leva tempo, talvez até demais. Nessas horas, é preciso se perguntar o quanto está disposto para encontrar suas próprias respostas.
Como seres humanos, todos temos algo que eu gosto de chamar de natureza pessoal. Já toquei nesse assunto antes e pretendo abordá-lo em outros textos. A natureza pessoal é nosso jeito de ser, nossa visão, sonhos e atitudes na vida. É dentro desse item que se encaixa a nossa jornada em busca de autoconhecimento e, portanto, de conhecimento a respeito dos sentimentos que pulsam dentro do coração, essa imã de energias boas e ruins.
O mais curioso dessa história toda é não ter uma explicação para o que se sente. Quem nunca se perguntou porque ama ou odeia tal pessoa e se deparou com respostas nada satisfatórias ou sinceras? Por favor, levante a mão. Às vezes um acontecimento chato e triste durante o dia pode te derrubar por alguns segundos, em outros te fazer sentir triste e com raiva (vai entender) e assim por diante. Afinal, os sentimentos têm suas variações e estágios: raiva e fúria; medo e pavor; tristeza e depressão.
É importante tirar uma boa lição de cada adversidade e assim descobrir a própria força. E isso me traz a conclusão de que, de certo modo, achar um equilíbrio entre razão e emoção é talvez a melhor alternativa para crescer pessoalmente. Também começo a enxergar uma relação entre o pensar e sentir. Bons pensamentos, como lembranças de momentos inesquecíveis e maravilhosos, fazem o coração sorrir e pulsar alegria. Tudo isso vibra numa energia te permitindo atrair mais e mais positividade. Se tudo isso te lembra uma certa lei da atração, tenha certeza que toda semelhança não é mera coincidência. Isso me inspirou a escrever esse texto, pelo menos uma boa parte dele. Minhas energias, fora à experiência pessoal, também me deram o empurrão necessário para compartilhar essas reflexões. Como aconteceu isso? Simples, eu senti, essa é a explicação.

Agradeço de coração a Lu do blog Ser Irreverente   pela ajuda com a imagem que ilustrou o post de hoje. 

15 comentários:

  1. SENTIMENTOS
    QUANDO TINHA 14 ANOS ODIEI UM GAROTO PQ GOSTAVA DELE,E ODIEI MAIS AINDA ELE PQ ELE NAO GOSTAVA D MIM,MAS EU GOSTAVA DELE
    RRSRSRS
    COM 16 ANOS ODIEI MEU NAMORADO POR EU ESTAR ME APAIXONANDO POR ELE,MASEKE GOSTA D MIM E A DIFERENÇA
    EU ODEIO PQ QUEM EU ME APAIXONO
    ACHO Q POR TER MEDO
    E NAO ADMITO A PAIXÃO E NEM O MEDO

    ResponderExcluir
  2. opa !!! parabéns pelo blog..sinceramente eu acho até que pensa sim, as vezes mais do que agente...nos que não compreendemos..

    ResponderExcluir
  3. esse foi com toda certeza teu melhor texto..'equilíbrio entre razão e emoção é talvez a melhor alternativa para crescer pessoalmente' apoiadissimo! equilibrio é a melhor alternativa pra tudo na vida..e as vezes como seria bom q entendessemos pq gostamos de determinada pessoa..ia ser ótimo mandar um pouquinho só no coração!
    bem..beijO

    ResponderExcluir
  4. Muito frias são as pessoas que sentem com o cérebro, mas elas existem, moço.
    se eu pidesse controlar alguma coisa, gostaria de controlar os sentimentos. taí o motivo pra eu não ter esse poder: que graça teria a vida se tivessemos o controle de tudo? acho que a graça da vida está em sentir e na espontaneidade com que os sentimentos surgem. tudo bem que às vezes sofremos (e obviamente não gostamos de sofrer), mas mesmo o sofrimento é necessário para podermos compreender outras coisas, adquirir maturidade. como vc disse, o importante é aprender com certas situações.
    mas ainda espero um dia controlar meus sentimentos, pelo menos os ruins.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. belo texto e belo blog. q bom se todos externassem os seus sentimentos.

    http://www.informativo.com.br/blogs/redacao/

    ResponderExcluir
  6. Isso que escrevestes prova que não somos donos de nossos sentimentos. Eles vem e vão tão espontâneo tal como um relâmpago. Se conseguíssemos administrá-los não seria nada emocionante viver. Como bem disse, é com os erros que se aprende e lapidada .

    ResponderExcluir
  7. os sentimentos nao pensam mesmo...qtas vezes nao sentimos algo, e tal sentimento assusta a nós mesmos!

    mistérios do coração...

    ResponderExcluir
  8. vixe... que gostoso texto . ando pensando no assunto e bem breve vou expor um pouco dele na minha vitrine.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog!!
    adorei o post!!

    http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Opa, adorei! Muito bem escrito.
    Seu blog é muito bom mesmo.
    Bem profunda estas reflexões sobre sentimentos...
    Abraços,
    Raela.

    ResponderExcluir
  11. Indiquei seu blog para um selo...

    Da uma olhada la...

    xD

    Bj

    http://fortalezadevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O assunto que abordastes neste post é muito interessante.
    A lei da atração certamente é uma das melhores que já vi; já tive provas dela na minha própria vida.

    Quanto manter um equilíbrio entre razão e emoção, acho que essa é chave sim pra chegarmos em algum lugar sem sofrer tanto, mas certamente não é tão fácil quanto parece; dentro de nós [do nosso inconsciente] existe um mundo de sentimentos, e cabe a nossa consciência [a razão] decidir o que deve se tornar ação ou não, já que são as ações que vão nos fazer andar pra frente ou pra trás.

    Infelizmente tem momentos na vida em que o equilíbrio não acontece, e acabamos por escolher a razão ou a emoção pra determiandas situações, e isso pode ser inevitável.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Os sentimentos não pensam, mas os pensamentos sem duvida sentem, já que surgem muitas vezes a partir do que sentimos

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!