29 janeiro 2009

Segunda chance




Ultimamente tenho pensando em muitas questões relacionadas à esperança e a necessidade de acreditar em dias melhores, mesmo quando esses parecem estar mais distantes. Foi assim que, numa tentativa de me animar um pouco, cavei em minhas coisas até achar um pedaço do meu passado. Meu e de outras pessoas, afinal trata-se de um desenho animado chamado Yu Yu Hakusho. Exibido no Brasil pela hoje extinta TV Manchete em meados dos anos 1990 e poucos, esse animê (nome dado a desenhos japoneses) conta à história de um garoto, Yusuke Urameshi, briguento e de poucos amigos que logo no primeiro episódio morre ao salvar a vida de uma criança impedindo que essa fosse atropelada por um carro.
É nesse ponto que as coisas começam a ficar interessantes. Antes de qualquer coisa, tenho outro detalhe da história para contar. Sua morte foi tão inesperada que surpreendeu até mesmo o outro mundo espiritual. No entanto, o destino sorri para ele e lhe dá uma chance de voltar à vida, não sem antes passar por alguns testes. Logo de cara, Yusuke não acredita que vale a pena voltar e que ninguém sentirá a sua falta. Mas ele muda de idéia ao assistir seu velório e ver sua mãe, a amiga de infância, um desafeto que sempre brigava com ele (e sempre perdia) e o diretor da escola. Todos sofrem com o ocorrido e reagem ao seu modo com a aparente fatalidade. Só para encurtar um pouco, eu nem preciso dizer que no final tudo acaba e ele volta à vida e se torna uma espécie de herói-detetive espiritual.
Assisti aos primeiros episódios desse desenho na noite de ontem. Tirando o momento nostalgia de lado, o mais importante desse exemplo que me tocou foi à oportunidade de receber uma segunda chance. Na vida, todos esperamos ansiosamente por isso, principalmente para provar para nós mesmos e para o mundo que é possível aprender com os erros. Fazer a coisa certa também depende de saber o que é errado em cada situação. Esse parágrafo até me lembra um pouco um trecho de uma música da Legião Urbana que diz: ``Provar para mim mesmo que eu não tinha que provar nada pra ninguém``.
Nem sempre a vida dá uma segunda chance pra gente. Não vivemos em um mundo de ficção. Infelizmente, não há uma máquina do tempo equipada dentro de um carro que nos leve ao passado e permite reconstruir tudo. Por isso, se perguntar o que você faria se tivesse como não cometer os mesmos erros é interessante. Mas nem sempre há tempo ou espaço para isso e o mundo lá fora não espera que você se recomponha e volte a lutar.
Errar é inevitável, infelizmente, e pode ser doloroso enfrentar as conseqüências de um erro. Mas viver sofrendo sob a sombra das cicatrizes do passado é pior ainda. É preciso ter a humildade em admitir falhas, perdoar a si mesmo e o outro reconhecendo a humanidade nesses atos. Esperar por uma segunda chance pode demorar muito. Sendo assim, ter a iniciativa de procurar por uma segunda chance é também uma forma de não entregar os pontos antes do final de uma luta. É esperança viva pulsando dentro do coração.

Agradecimentos à blogueira e amiga querida Daia do blog
por me incentivar a escrever este post.

16 comentários:

  1. Adorei o post - como sempre, e como já havia dito, acho muito legal relacionar a realidade com a ficção; ficção essa que vem carregada de significados que podemos levar para a vida, fazendo uma bela analogia como fizestes.

    Que isso, não precisa agradecer nada, nunca deixe de escrever!
    Obrigada pela lembrança!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei um pouco, não totalmente pois não curto desenhos.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. legal, achei super interessante o desenho
    porem acho que nunca assisti

    ResponderExcluir
  4. existe algo que pulsa dentro da gente como se fossemos células fundamentais e pequenas da onipresença do universo... parece q o PRIMEIRO movimento do Nosso Universo pulsa dentro de nós.. alguns chamam de fé.. outros chamam de ser.. ñ importa o nome..

    me visite depois em ambos os blogs.

    abraços continue escrevendo muito.

    ResponderExcluir
  5. O desenho foi apenas um detalhe do seu post... Sempre digo que devemos tirar o melhor proveito possível de tudo na vida. E por que não de um desenho também?

    Não importa o caminho - de um jeito ou de outro, devemos sempre manter viva a chama da esperança e do bem viver.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. porra cara, demais.
    pode até parecer bobo, mas me fez pensar, saca? eu não sou muito de dar uma segunda chance, não tenho acreditado que com uma segunda chance as pessoas possam mudar.
    assim como vc pensou através do desenho eu pensei atraves de uma coisa boba, um jogo. no jogo vc pode morrer, tem lá o game over, mas depois tem o continuar sim ou não, e é estranho ver isso e parar pra pensar que é como vc falou, na vida nem sempre tem uma segunda chance. eu vejo q nós temos q aproveitar a primeria chance como se fosse a unica, parar de gastar oq não temos certeza se temos.

    são 6 da manhã e eu ainda não fui dormir. desculpe. auhauhauh

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. lindo o post!
    miga desejo pra vc um otimo fds!!
    bjuu

    ResponderExcluir
  9. Nossa é de arrepiar o post . Como a vida imita a arte.....É nesses pequenos detalhes que devemos imitar a grandeza do viver. A ficção não deixa de ter um fundo de verdade, pois todos nós temos não só uma segunda chance, mas várias, como diz o velho ditado: é errando que se aprende.Estou contigo e não abro meu caro amigo. beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Anjinho !
    Você não imagina o quanto o seu post me fez um bem grande amei cada palavras ...parece que foi DEUS que me mandou aqui hoje ...Obrigado por você existir !!!
    Um lindo final de semana...Bjus

    ResponderExcluir
  11. era viciado em yu yu hakusho!
    AEUHauehAUEHuheAEHUehuHEUAuhE
    muito bom! isso e em shurato!
    AEUHauehuAEHUaheuahEUaheuhAUEHuah lei gun!

    --
    www.moolegal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da postagem. Acho que a segunda chance deveria ser dada para todos. Até mesmo para os bandidos e assassinos que nos rondam por ai. E sim, o ser humano é capaz de aprender com os erros!

    www.centralldamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. É isso aí, valorizar a vida que sempre nos traz missões. E principalmente, valorizar a segunda chance, pois é como na música "A primeira vez... sempre a última chance"... Gostei muito do blog. Mais um pros meus favoritos. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Bom, eu admito que sou um pessimista de primeira, com minhas recaídas de esperança às vezes.

    Seu texto em determinado ponto me fez lembrar um filme:"Peggy Sue". Aquele em que a mulher ganha uma chance de refazer sua vida e assim mudar seu presente ( ou futuro, como seja).

    Isso é ficção, mas é verdade: uma decisão tomada lá atrás pode não ter volta. É aguentar as consequências ( boas ou ruins). Ou torcer pro destino dar uma segunda chance. Acontece.

    abs!

    ResponderExcluir
  15. olá.. to fazendo esse comentário pra te indicar um selo :)

    http://gothicpoesia.blogspot.com/2009/01/mais-um-selo.html

    párabens pelo blog

    ResponderExcluir
  16. Todos disseram muitas verdades sobre músicas; eu acrescento...faz tanto parte de minha vida como um bálsamo que me alimenta e o oxigênio que respiro. A música penetra em meu poros
    formando gotículas em forma de notas musicais, em fim as considero tão sublimes que me eleva aos céus. Seu texto está muito bem elaborado, confirmando assim o que venho lendo em seus posts anteriores. beijos da admiradora(mãe) coruja

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!