07 fevereiro 2009

Amizades virtuais



Uma vez escrevi sobre laços de amizade pensando no quanto essa relação também pode ser vista como um sentimento de amor que não se rompe facilmente. Logicamente, isso também inclui as amizades virtuais, nascidas no ambiente conhecido como internet tão comum para tantas pessoas hoje em dia. Digo isso para deixar bem clara a concepção do termo que estou utilizando nesse texto: virtual. Existem outras concepções acerca dele, mas essa é a mais conhecida. Isso me faz lembrar de um detalhe curioso a respeito do que acontece com o sentido das palavras. Muitas vezes, o sentido mais conhecido delas acaba se confundindo com seu significado e isso, por sua vez, faz com que muitas pessoas acreditam que uma palavra tenha significado único.
Coincidência ou não, algo parecido ocorre com os laços de amizade criados na internet. O simples fato de não poder tocar, sentir, abraçar alguém não impede a amizade de acontecer e, por esse motivo, o significado de amizade não muda. Esse se adapta. Claro, não podemos ser ingênuos, ainda mais nesse mundo em que o cuidado tem que ser cada vez maior. Também não podemos generalizar. Seja em um site de relacionamento ou numa sala de bate-papo, você pode encontrar e se deixar cativar por pessoas muitas vezes distantes fisicamente. Já disse antes e repito: Nada substitui o real. No entanto, quando se há apenas o virtual o jeito é outro. Acredito que nesse caso em que não há o olho-no-olho, têm-se que comunicar e sentir a energia do outro através do coração. Essa parte da gente nunca mente quando está cativada por alguém, suas palavras, seu jeito de te ``ouvir`` e tudo o mais.
Entendo que, assim como na vida real, também podemos nos enganar. Isso é fato e, para ser sincero, uma certeza também. Talvez seja inevitável. As pessoas erram e acertam e é disso que é feito a vida, real ou virtual. Ao buscar um dicionário e encontrar o termo virtual, descubro que uma de suas concepções é a de simulação, algo até próximo do conceito de fictício.  Não sei se é assim que funciona porque às vezes encontramos na internet amizades tão reais quanto virtuais. O sentimento não distingue quando o carinho é sincero.
Conversar com um amigo ou uma amiga virtual é ótimo. Parece até que o desabafo surge com mais fluidez, principalmente quando se confia bastante na pessoa que está do outro lado do micro. Já tive amizades que duraram um certo tempo quando achei que seriam eternas, mesmo que eternamente virtuais caso nunca conseguisse vê-las pessoalmente. E tenho amizades muito verdadeiras e especiais, muitas construídas tijolinho por tijolinho aqui na internet. Obviamente, a vontade cada vez maior de conhecer essas pessoas tão queridas pessoalmente é maior, tanto quanto na primeira vez.
Por isso, meus caros leitores, dêem todos vocês um grande abraço em seus amigos virtuais. Não importa como esse gesto, que não pode ser realizado da forma tradicional, seja enviado. A energia positiva e sincera do carinho entre amigos ultrapassa as fronteiras do virtual.
  

16 comentários:

  1. nao conhecia teu trabalho/é bom/amizades virtuais/ hoje em dia a amizade é um negocio...infelizmente...abraços andreleite

    ResponderExcluir
  2. Li vários dos seus textos e adorei todos! Você escreve muito bem. Obrigada pelo comentário no meu blog, apareça sempre! Beeijo

    ResponderExcluir
  3. vini! que legal esse texto.. to emocionada...

    ResponderExcluir
  4. eh isso aí... mto legal seu blog, seu jeito de esrever eh bem fluído e mantem o interesse do leitor... acho que vc deveria fazer curso de jornalismo, seriamente... adorei o blog!

    ResponderExcluir
  5. Sinta-se abraçado, meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Postando de novo

    Gostei do teu texto, parabens
    da uma passada no meu blog tmb quando tiver tempo ^^

    http://condomniobabilnia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu que o diga, viu?

    Mas entre mim e as minhas amizades virtuais não há muitas barreiras não. É só imaginar um pouco e pronto: estamos tomando suco de maracujá, um ao lado do outro, debatendo as recentes atitudes dos digníssimos políticos ou a genialidade de algum escritor.

    Amizade virtual tem lá suas desvantagens, mas há vantagens também. Uma intimidade contida, que não machuca e deixa-se acontecer. E ajuda a vencer a timidez que - confesso - me acomente.

    Muitas dessas amizades, por fim, começam aqui mesmo - na Blogosfera.

    ResponderExcluir
  9. belo trabaçho cara

    mtaas precisam disso

    q vc faz

    ResponderExcluir
  10. Tem um selo pra vc em meu blog!
    Abração

    ResponderExcluir
  11. Puxa, é de arrepiar tudo que você disse,me identifiquei, pois pois numa dessas amizades virtuais que conheci uma pessoa a 7 meses e não ficamos sem nos ver e conversar um só dia. Nasceu aí uma amizade que se solidificou de uma tal maneiro que não troco por muitas outras não virtuais de longo anos. Cara você [é demais. beijos..Gilva

    ResponderExcluir
  12. Minhas amizades de outras cidade, ou seja as amizades virtuais eu considero melhores do que as locais.

    Amigos assim, não é fácil achar aqui!

    Flws, abraço!

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post, como sempre... suhahusuha sempre digo isso; mas fazer o que... sempre gosto do que escreves.

    Bom, na minha concepção amizade é amizade, não importa de que forma ela exista. Trago no coração tanto quem vejo ou não, pois são pessoas que de alguma forma fazem diferença na minha vida e posso chamá-las de AMIGOS.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do post, não devemos ser "inocente", as isso se aplica a vida real e não só virtual, como bem dito por vc. Mas a amizade virtual é mais intensa , explico, normalmente entramos na net quase que diariamente, então conversamos com amigos aqui, mais que na real, encontrar na rua é mais raro, p/ sair com um amigo, não é todo dia e a amizade no trabalho é mais profissional e qd é mais íntima, o trabalho ocupa um espaço de tempo maior, daí falamos pouco com esse amigo ou amiga. A mesma coisa é qd gosta de alguém, o contato se torna diário e isso faz com que os sentimentos e os laços se estreitem ( essa palavra está certa? )mais rápido que na real.
    AH e obrigado por me passar o link da cantora!!
    Beijinhos!!
    http://sagadosmartins2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. ADOREI O TEXTO PRINCIPALMETE
    PQ NÓS TEMOS UMA AMIZAD ASSIM
    ESPERO UM DIA T CONHECER
    BJOS

    ResponderExcluir
  16. Texto muito bem elaborado. Seu blog é muito interessante, conteúdo inteligente!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!