12 abril 2009

Saudades da ``aborrescência``



 

Esses dias mais folgados devido ao feriado de páscoa fizeram-me ter a vontade de relembrar certas músicas que ouvia na fase conhecida como adolescência. Sendo assim, permiti-me fazer uma salada mista de estilos procurando desde um rock oitentista, alguma cantora pop nacional e internacional e até trilhas de filmes. É com certeza um exercício muito interessante e divertido. Uma mistura bem louca de recordações. 

A sensação de ``voltar`` ao passado por meio de sons é até parecida com a re-leitura de um livro com a diferença, é claro, de não ter a presença da imagem. Essa é representada pela imaginação, ilimitada e livre. Fico até pensando qual seria a trilha sonora desse meu clipe de lembranças montadas aleatoriamente na minha cabeça. O que tocaria? Talvez um Aerosmith seguindo de uma Legião Urbana.

Falar sobre o rock, quando se aborda a adolescência, é mais do que pertinente. Afinal, esse é muitas vezes associado à rebeldia. Melhor dizendo, variações do rock já que o estilo é tão rico em referências e misturas, além de sua capacidade de se reinventar com o tempo. Algo parecido ocorre na adolescência, essa fase normalmente compreendida por muitos como algo que começa aos 13 e termina (ou não) aos 20 anos. Há no adolescente uma espécie de instinto natural de se aventurar pelo mundo afora sem se prender a regras. Lembro até de um texto que li nessa fase em que o autor falava sobre o adolescente utilizando como referências características de personagens da mitologia grega. Curioso, não? Como se esses jovens seres fossem dotados de velocidades, forças e habilidades descomunais.

Lembro com gosto disso tudo porque ser adolescente é muito divertido, além de um marco na vida sem igual. É quando temos, em muitos casos, primeiras experiências com praticamente tudo, essas positivas ou não. Também é uma fase de descobertas que definem e moldam a identidade como um todo fazendo desse ou dessa jovem o que será por muitos e muitos anos. Por exemplo, a escolha de uma profissão é antes de qualquer coisa a decisão mais séria e, para muitos, algo que causa medo ao mesmo tempo, pois se trata de um momento muito importante e com caráter definitivo.

Enfim, tenho muitas saudades de ser adolescente e de uma época em que a vida era menos séria e mais imprevisível. Talvez seja por isso que o termo ``aborrecente``, pejorativo em partes, é tão utilizado para se referir ao adolescente em si, afinal, é um ser dotado de energias a mil e pronto para curtir a vida que se torna irritante, mas não em sua maioria, quando a realidade vira algo comum e chato.   

17 comentários:

  1. o rock de hoje não e como aintigamemte...mas fazer oke ne....temos que ouviroke ta midia hoje...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcus!!

    Realmente ser adolescente é algo maravilhoso, estamos buscando e experimentando as coisas que se apresentam à frente. Sem responsabilidades ( claro, há alguns com responsabilidades, jovens que são o provedor da casa, conheço alguns)sem a necessidade de pensar bastante antes de alguma atitude ( hormônios à mil comandam nesse caso)e a vontade de achar uma "tribo" p/ se encaixar. Ah, várias outras coisinhas que somente anos mais tarde, nos faz pensar: Ah, tempos bons...".
    Mas engraçado, que conforme vão passando os anos ( as fases, temos várias, né?)percebemos que os anos idos eram melhores.Fazer o quê? Sentir saudades e continuar.E se a isso somarmos uma trilha sonora, danou-se, em todas uma música ou mais marcaram cada fase, que delícia isso.
    Adorei o post, texto bem escrito e com palavras de fácil entendimento, bom de ler, parece que vc está conversando ( ou desabafando?) com o leitor.
    Parabéns amigo e obrigado pela visita em nosso blog e pelo comentário , que deixou bem claro p/ nós que vc realmente viu o curta, valeu, hein? Felizes aqui.

    Beijinhos de Rozangela Melo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog.
    Esse ultomo post, muito bem escrito.
    Ótimos tempos de adolescencia...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quer a opinião de um adolescente quase-adulto? Que tá saindo da referida aborrescência e chegando à também referida chatice do mundo adulto?

    Vai lá.

    Essa instabilidade toda é muito angustiante. O tema mais recorrente, como lembraste bem, é mesmo a escolha da profissão. Mas não descarto a formação pessoal, também: crenças, metas, impressões.

    Muitos - os que já passaram por isso - dizem que depois essa posição acaba mudando, e você tenta recuperar o que foi na adolescência. Até que não chegue a minha vez, ainda continuo achando isso tudo instável demais.

    ResponderExcluir
  6. Tempos atrás ser adolescente já foi muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos!
    Obrigada pela visita. Fico feliz em saber que vc lembra do meu blog em alguns momentos, hehe.

    Olha, eu não tenho mta saudade da minha adolescencia...mas qdo a gte pensa nas musicas q ouvia, nas coisas que faziamos e nao fazemos mais...aí bate a saudade...

    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. eu adoro relembrar as músicas que ouvia na minha adolescência, e eram tão boas que estão sendo regravadas. Hj em dia infelizmente já não existe mais musicas como antigamente, tanto que a maioria das bandas fazem mais sucessos com regravações do que com músicas inéditas.
    Bons tempos que não voltam mais!

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa que me faz lembrar uma época ou momento é perfume.
    Um cheiro, um aroma trazem muitas recordações.

    ResponderExcluir
  10. Ainda sou ADOLESCENTE ! Vivendo cada dia intensamente ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu também sinto muita falta, da época onde a preocupação maior era com a nota bimestral de biologia...
    É interessante como os jovens querem manter-se jovens, e até engraçado o esforço dos velhos para parecerem jovens, mesmo que seja através de roupas ou atitudes pouco convencionais...

    Tempos áureos que não mais hão de voltar. Com exceção do rock, claro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ser adolescente é maravilho cara, que saudades dos meus 15 anos, sem responsabilidade, tranquilão no sofá sem pensar merda nenhuma. Ouvir Legião Urbana e Barão Vermelho no auge e Mamonas Assassinas invadiam a minha alma. Parabéns pelo teu txto e pelo Blog.

    Blog: Leitura Dinâmica - www.habisarquis.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcus!

    Tempão que eu não passava por aqui, andava meio sem tempo. É, adolescência... acho que todos somos eternos adolescentes... e aborrecência... não concordo com esse termo, na verdade odeio ele. Quem criou esse nome provavelmente perdeu todo espírito jovem que tinha em si e por não se conformar com o final de sua adolescência considerou tudo um grande aborrecimento; bobagem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olá, amigo!
    Eu sinceramente não sentia saudades da minha adolescência até ler esse post. Que coisa!!! Agora bateu uma grande saudade e vontade de relembrar tantas coisas...

    Tenho tantos casos legais de quando era adolescente, que tenho certeza de que nunca os esquecerei. Um deles, até relatei no meu blog em certa ocasião, na categoria "Alguns posts do meu primeiro blog". O texto chama-se "confissões de adolescente". Depois você olha lá... vai dar umas boas risadas!

    Você me inspirou; acho que vou retomar essa idéia e bolar alguns textos daquela época da minha vida e publicar de vez em quando, pra variar um pouco...

    Impossível esquecer também os estilos musicais, as bandas... Nossa, quanta saudade!

    Até breve...
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Pois é né!!!!!tudo passa, mas o passado não passa. Nesta vida todas as fases são importantes, e cada uma nos oferece um pouquinho de apredizado. A Adolescencia e o período do questionamento. Sabendo aproveitar e não queimando etapas, posso lhe garantir que é uma das melhores fases. Quem não tem saudades, já morreu. beijos...você é demais, escreve como poucos. mãe Gilva

    ResponderExcluir
  17. Parceria ai kra ?? www.shopgratis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!