15 maio 2009

A cultura nerd


 

Nossa, pela primeira vez em que começo a escrever um texto me dou conta do quanto o assunto que vou abordar é legal, além, é claro, da identificação com o mesmo. Outro motivo para expressar surpresa é pesquisar sobre a cultura e ramificações de um grupo (ou seria tribo urbana?) conhecido pela alcunha de nerds. Segundo informações disponibilizadas neste link do site da Wikipédia , este termo muitas vezes descreve, de forma estereotipada, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais mas que possui pouca ou nenhuma integração social. Como disse antes, os nerds possuem suas ramificações, ou seja, sub-grupos que existem de acordo com alguma característica acentuada, como alguma predileção por um tipo de entretenimento ou atividade.

Antes de começar a falar de alguns desses tipos de nerds (alguns, afinal são tantos) faço questão de apresentar o motivo inicial para abordar esse tipo tão diferente de pessoa. Fui assistir no dia da estréia ao filme ``Star Trek`` que, para quem não sabe ainda, é uma forma de renovar uma das maiores séries de sucesso já conhecida tanto no cinema como na televisão. E é também responsável por ter uma legião de fãs por vários cantos do mundo. Mesmo sendo novo nesse universo, e não considerando um trekker obviamente, pude entender o porque do sucesso da série que foi ``onde nenhum homem jamais esteve``.

Introdução, ou melhor, introduções à parte, vou falar sobre as formas como se dividem os nerds, algo que vai desde o já mencionada interesse pela atividade intelectual até o gosto por certos tipos de entretenimento como a leitura de histórias em quadrinhos, por exemplo. Claro que nem todos os leitores são nerds por tabela e, sim, aqueles mais aficionados e até fervorosos que conhecem de tudo sobre seu personagem favorito. Acho que me encaixo nesse grupo, afinal, me considero um fã do cabeça-de-teia, o qual julgo ser o maior e melhor herói já criado. Tá ok, eu sei, há controvérsias, mas fã é fã. E o Homem-aranha certamente têm muitos. Aliás, um detalhe curioso é o fato do de Peter Parker, o homem por trás da máscara do aracnídeo, é também um nerd, o que certamente atraiu muitos desses a gostar do herói e ter uma identificação com o mesmo.

Nerdices à parte, vamos aos próximos...e um outro que não pode faltar são aqueles que curtem jogos seja de videogames, computadores, RPG, entre muitos outros tipos. E sobre esses tipos nerds, rotulados como ``Gamers`` ou ``RPGistas``, por exemplo, tem algo muito em comum com outras de suas divisões. Trata-se do interesse por coisas que mexem com a imaginação e a façam voar sem limites de tempo e espaço.

Atualmente, a idéia do que é ser nerd parece estar mudando, ou pelo menos se expandindo. Prova disso é o fato de muitas diversões, consideradas apenas para nerds, ganharam e ganham cada vez mais espaço numa cultura mais popular. Filmes que adaptam histórias em quadrinho são um exemplo disso, assim como o sucesso de bilheteria de obras muito conhecidas e admiradas por nerds, como, apenas para citar alguns, ``Senhor dos Anéis`` e ``Harry Potter``. Provavelmente ainda exista, afinal, tem tanta gente por ai de mente pequena que não sabe aceitar o diferente de forma natural. No entanto, não é tão grande como antes a ponto de tornar os nerds pessoas solitárias, aumentando ainda mais a dificuldades desses em se adaptar socialmente.

Enfim, não pretendia me estender tanto em um tema nesse blog, mas como vocês podem perceber, há certamente um prazer latente no autor desse texto ao abordar essa cultura nerd que admiro tanto. Falando nisso, nada impede que futuramente escreva mais a respeito disso em outros textos abordando mais especificamente os sub-grupos citados. Vida longa e próspera a todos os nerds. 

24 comentários:

  1. Não considero nerd hehe mas estou ai como vc disse RPGista hehe... Tecnologia, estudos...

    Bom o blog e seus posts...

    parabéns...

    Convidar vc a participar da promoção que vai sortear domínios .com .net no blog da www.infoxcomp.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcus!
    O tema do seu texto foi muito interessante. Eu mesma, não conhecia nada sobre o assunto. Parabéns pela boa idéia em nos ensinar um pouco mais...

    E vou ficar aguardando por mais abordagens sobre o assunto, como vc "prometeu" ao final do texto.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. O melhor é que os nerds são um grupo que já dura 40 anos e não tem hora pra acabar.

    Texto bacana e bem escrito.

    T.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, mesmo.

    Nerds sempre foram pessoas muito amadas ou muito odiadas (e invejadas)!

    Hoje em dia, ser nerd virou mais uma questão de moda do que inteligência...

    Muito legal!

    bjãooo

    ResponderExcluir
  5. Se antes uma condição que gerava isolamento, hoje em várias ocasiões uma espécie de marketing pessoal, os pseudo-intelectuais de leituras de orelhas de livro e meia dúzia de frases filosofais estão a salvo.

    ResponderExcluir
  6. Meu namorado gosta de quadrinhos e vídeo-game, eu o chamo de nerd brincando, mas na verdade acho esses estereótipos uma bobagem...
    bjos =)

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que estou longe de me considerar um Nerd.

    ResponderExcluir
  8. A definição de nerd é tão subjetiva, né? Eu adoro homens super inteligentes e cultos. Amo ouvir Bossa Nova. Algumas amigas me acham 'nerds' por causa disso...

    ResponderExcluir
  9. Marcos, vim lhe agradecer pelo seu comentário em meu blog, não é sempre que vc se depara com alguém que realmente lê o post e comenta de uma maneira edificante. Sobre meu post, não procurei muito aludir a respeito do deus cristão, e sim a relação entre um deus mitológico e Nietzsche, seu principal divulgador. Também fiz uma crítica aos "acadêmicos" e valorizando novas formas de mídia (que é o que nós fazemos)sempre embasado na ética como vc msm lembrou.

    Gostaria de seguir uma carreira jornalística também, onde seja possível utilizar de sua própria técnica de escrita, se precisar de algum colaborador pode contar comigo ok?

    A respeito do post, não sou geek mas me identifico muito com os personagens do "The Big Bang Theory". seriado qual baixo os episódios semanalmente. É muito bom!

    Parabéns pelo blog!

    Abraços!

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    BRUNO

    ResponderExcluir
  10. ahhhh... nerd mas é legal!

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. • Parabééns pelô Blogger ;)
    Os nerds está ao nossô redor . façô cursiinho e pense Qntô nerd teen . As vezês me perguntô o Q eles estaõ fazendo alii se saben tdô . Hehê.

    Obrigado por comentar no meu Blogger. E te recomendo ler o livro você naõ vaii se arrepender . Un apredizado para vida inteiirâ. E comente senprê no meu blogger éé senprê been vindô ;)

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana esse post!
    Olha, eu conheço tanto nerd....
    rsrsrsrsrs
    Sucesso!


    http://king-of-notebook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. OLá eu nao me considero nerd! Apenas com inteligencia superior aos 99% da populaçao mundial!

    ResponderExcluir
  14. não precisamos ser nerd pra estudar e saber das coisas, afinal aprender sempre e bom...

    ResponderExcluir
  15. Se vc assistir o reality show "as gostosas e os geeks", vai ter muuuuuuuuuuuuuuito assunto pra escrever sobre essa "tribo" rsrsrsrs

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá, marcus. Meu mestrado é em literatura, sobre nosso colega jornalista e escritor do início do século XX, João do Rio. Analiso o discurso jornalistico no texto literario dele. Em suma, abordo o jornalismo literário. Mas ler sobre ele e sua paixão pela rua só me dão mais vontade de "jornalistar" e reportar...rsrsrsrs
    grande beijo p vc!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, Marcus!

    Tou nesse meio. RPGista com certeza, rock progressivo. Star Wars é assinar a confissão, não é?

    Mas eu amo estar nessa tribo. Quer delícia maior do que seguir aquilo que gosta?

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Muito bom e atual seu post. No caso acabo de identificar um nerd aqui do meu lado!!!!!!!!!!!!!!Meu filho.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelo comentario no conto um conto ^^

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não acho que sejam obras p/ nerds...
    Gosto de todos citados no texto!
    Bom texto o seu,apesar de discordar de alguns pontos.
    Se quiser retribuir a visita, fique à vontade...
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog
    www.cgfilmpictures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, to passando pra conhecer seu blog e desejar bom fds
    bjss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  22. Poxa, muito bacana este post. Meu namorado acho que é um tipo nerd RPGista hehe... Ele é viciado em jogar WOW - World of Warcraft. E assim como ele, pessoas do mundo inteiro jogam, e as que moram próximas frequentemente organizam eventos para reunir os jogadores. Nos EUA tem um evento grande todos os anos e aqui no Brasil eles combinam churrascos para conhecer o grupo, normalmente em SP.

    "Trata-se do interesse por coisas que mexem com a imaginação e a façam voar sem limites de tempo e espaço."

    Bem isto mesmo. Meu namorado joga para relaxar, pra se divertir; isso faz muito bem pra ele.

    "Vida longa e próspera a todos os nerds." hehe, idem! =)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. primeiro que tambem nao me considero um nerd e mt menos um trekker, mas leio mangás, assisto desenhos animados e jogo video game...

    mas admiro mt esse lance de grupos especificos para um tema... e star trek é sensacional, principalmente pela mao sempre segura do bam-bam-bam de hollywood J. J. Abrams...

    vale uma boa ida ao cinema...

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!